Comentário Bíblico
Adventista
Antes de tudo - (cba)
1 Coríntios 11:18
Paulo já tinha lidado com discórdias e facções na igreja de Corinto resultantes de diferenças de crenças e práticas (ver 1 Coríntios 1:10-12). Neste caso, ele pode ter se referido ao hábito de congregar em vários grupos separados para celebrar a Ceia do Senhor. Essa separação em grupos era a primeira coisa a ser reprovada. Nos cap. 12 e 14 ele trata da segunda questão que precisava ser corrigida, isto é, um mal-entendido da natureza e do propósito dos diferentes dons espirituais.
Estou informado - (cba)
1 Coríntios 11:18
Literalmente, “estou ouvindo” ou “continuo ouvindo”. Sem dúvida, Paulo recebia relatórios contínuos e se preocupava muito com as igrejas que tinha ajudado a estabelecer. Tudo o que perturbasse o funcionamento delas era motivo de angústia para ele (ver Gálatas 3:1; Gálatas 4:19; Filipenses 1:7,8; Colossenses 1:24).
- 1 ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado? Gálatas 3:1 19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Gálatas 4:19 7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. 8 Pois Deus me é testemunha de que tenho saudades de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. Filipenses 1:7,8 24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Colossenses 1:24
Divisões - (cba)
1 Coríntios 11:18
Do gr. schismata (ver com. de 1 Coríntios 1:10). O espírito de união e harmonia que devia prevalecer nas reuniões dos santos estava ausente.
Igreja - (cba)
1 Coríntios 11:18
Do gr. ekklêsia, “reunião”, “assembléia”. Ekklêsia não significa o edifício da igreja, mas seus membros.
Em parte - (cba)
1 Coríntios 11:18
A crítica sobre o comportamento dos coríntios a esse respeito foi suavizada com esta expressão, o que indica que Paulo tinha muita estima por eles para dar crédito a tudo que tinha ouvido sobre a condição deles.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A ceia do Senhor pervertida
1 Coríntios 11:18,19,20,21,22,23,24,35,26,27,28,29,30,31,32,33,34
Ver Mateus 26:26-29. Os coríntios estavam se afastando amplamente da simplicidade da fé e da harmonia da igreja. Eles continuaram a se reunir para a adoração, mas com corações distantes um do outro. Eles haviam pervertido o verdadeiro significado da Ceia do Senhor, seguindo em grande medida as festas idólatras. Eles se reuniram para celebrar os sofrimentos e a morte de Cristo, mas transformaram a ocasião em um período de festa e alegria egoísta.
Era costume, antes de participar da comunhão, reunir-se para uma refeição social. Famílias que professavam a fé traziam sua própria comida ao local de reunião e a comiam sem esperar cortesmente que as outras estivessem prontas. A sagrada instituição da Ceia do Senhor era, para os ricos, transformada em uma festa glutona; enquanto os pobres ficavam envergonhados quando seus parcos alimentos eram trazidos em contraste com os caros alimentos de seus irmãos ricos.
Paulo repreende os coríntios por fazerem da casa de Deus um lugar de festa e folia, como um grupo de idólatras: “O quê? Não tendes casa para comer e beber? ou desprezai a igreja de Deus e envergonha os que não o fazem? ” As festas religiosas públicas dos gregos eram conduzidas dessa maneira, e era por seguir os conselhos de falsos mestres que os cristãos foram levados a imitar seu exemplo. Esses professores começaram assegurando-lhes que não era errado assistir a festas idólatras e, finalmente, introduziram práticas semelhantes na igreja cristã.
Paulo passou a dar a ordem e o objetivo da Ceia do Senhor, e então advertiu seus irmãos contra a perversão desta ordenança sagrada ( Sketches from the Life of Paul, 170, 171 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 11:17-22
O apóstolo repreende as desordens na celebração da ceia do Senhor. As ordenanças de Cristo, se não nos tornarem melhores por causa de nossa desobediência, terão a tendência de piorar a nossa situação, se o uso delas não corrigir, endurecerá. Ao se reunirem, eles caíram em divisões e partidarismos. Os cristãos podem se separar da comunhão uns dos outros, mas ainda serem caridosos uns com os outros; ou podem continuar na mesma comunhão, mas sem serem caridosos. Este último caso é uma divisão maior do que o primeiro.
Participar da ceia do Senhor de forma descuidada e irregular acrescenta a culpa. Parece que muitos coríntios ricos agiram de maneira má na participação da mesa do Senhor, ou nas festas fraternais que aconteciam ao mesmo tempo que a ceia do Senhor. O rico desprezava o pobre, comia e bebia das provisões que trazia e não permitia que o pobre participasse; assim, alguns ficavam sem nada, enquanto outros tinham mais que o suficiente. O que deveria ser um vínculo de amor e afeto mútuo, foi transformado em instrumento de discórdia e desunião. Devemos ser cuidadosos para que nada de nossa conduta à mesa do Senhor pareça desconsiderar esta sagrada instituição. A ceia do Senhor não é, agora, uma ocasião de glutonaria ou de festa, mas às vezes, pode converter-se em um apoio para a soberba da justiça própria ou em um manto para a hipocrisia! Não descansemos nas formas exteriores de adoração, mas examinemos os nossos corações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. 11 Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. 12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. 1 Coríntios 1:10-12 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:3 1 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai. 1 Coríntios 5:1 1 Ousa algum de vós, tendo uma queixa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 1 Coríntios 6:1 10 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:3