Comentário Bíblico
Adventista
Mulher - (cba)
1 Coríntios 11:5
Este versículo mostra o contraste que deve ser mantido entre os sexos, à luz dos costumes correntes, ao participarem de atividades na igreja.
Profetiza - (cba)
1 Coríntios 11:5
Há vários exemplos no AT de mulheres que tinham o dom de profecia (Êxodo 15:20; Juízes 4:4; 2 Reis 22:14; Neemias 6:14). Também na época do NT havia mulheres que profetizavam (Lucas 2:36,37; Atos 21:9). É possível que as mulheres de Corinto argumentassem que, ao desempenhar suas funções espirituais como oração e profecia, deveríam estar com a cabeça descoberta, como os homens (1 Coríntios 11:4). Algumas também podem ter racionalizado que a liberdade do evangelho (ver Gálatas 3:28) eliminava a obrigação de se observar os sinais de distinção entre os sexos. Paulo expôs os problemas dessa postura.
- 20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. Êxodo 15:20 4 Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Juízes 4:4 14 Então o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, filho de Harás, o guarda das vestiduras (ela habitava então em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram. 2 Reis 22:14 14 Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me. Neemias 6:14 36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; 37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. Lucas 2:36,37 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. Atos 21:9 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. 1 Coríntios 11:4 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28
Sem véu - (cba)
1 Coríntios 11:5
Do gr. akatakaluptos, literalmente, “sem véu pendendo [da cabeça]”.
Era costume das mulheres cobrir a cabeça com véu, como evidência de que eram casadas, e também como modéstia.
Desonra - (cba)
1 Coríntios 11:5
Visto que as mulheres daquela época não se apresentavam em público com a cabeça descoberta, seria considerado uma desgraça para uma mulher e seu marido se ela aparecesse em público sem o véu, especialmente ao presidir um culto. Uma mulher em Corinto que participasse dos serviços da igreja com a cabeça descoberta daria a impressão de agir de forma vergonhosa e imodesta (ver 1 Timóteo 2:9). Paulo parece ter argumentado que, ao descartar o véu, emblema reconhecido de seu sexo e posição, ela mostra desrespeito pelo marido, pai, pelo sexo feminino em geral e por Cristo.
Rapada - (cba)
1 Coríntios 11:5
O cabelo curto algumas vezes era a marca de uma mulher de má reputação. Portanto, uma mulher de Corinto que participasse das atividades da igreja com a cabeça descoberta seria considerada no nível de uma mulher vil e sem pudor.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 11:2-16
Aqui começam os detalhes acerca das assembléias públicas, (capítulo 14). Alguns abusos haviam se introduzido na abundância de dons espirituais concedidos aos coríntios; porém, como Cristo fez a vontade de Deus, cuja honra procurou, assim o cristão deve confessar sua submissão a Cristo, fazendo a sua vontade e procurando a sua glória. Devemos, até em nossas vestes e hábitos, evitar tudo o que possa desonrar a Cristo.
A mulher foi submetida ao homem porque foi criada para sua ajuda e consolo. Ela não deve fazer nada nas assembléias cristãs que pareça uma pretensão de ser igual ao homem. Ela deve ter um sinal de potestade sobre a sua cabeça, isto é, um véu, por causa dos anjos. A presença deles deve guardar os cristãos de tudo o que é mau enquanto adoram a Deus. Contudo, o homem e a mulher foram feitos um para o outro. seriam consolação e bênção mútua; ela não seria uma escrava e ele um tirano. Deus tem estabelecido todas as coisas, no reino da providência e da graça, de modo que a autoridade e a sujeição de cada parte sejam para ajuda e benefício mútuo. Era costume nas igrejas que as mulheres se apresentassem usando um véu nas assembléias públicas, e assim ingressassem na adoração em público; e era bom que fizessem assim. A religião cristã sanciona os costumes nacionais onde quer que estes não sejam contrários aos grandes princípios da verdade e da santidade; as peculiaridades afetadas não recebem nenhum consentimento bíblico.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; Lucas 2:36 17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; Atos 2:17 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. Atos 21:9 12 então a trarás para a tua casa; e ela, tendo rapado a cabeça, cortado as unhas, Deuteronômio 21:12 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34