Comentário Bíblico
Adventista
Pequei - (cba)
Josué 7:20
A revelação pública da culpa assegurou a cooperação de Acã, que prontamente confessou o crime. Sua culpa ficou confirmada sem dar espaço para dúvidas, não abrindo precedentes para que aqueles que simpatizavam com ele fizessem a acusação de que ele fora injustamente conde nudo. Dessa forma, o problema podia ser resolvido de uma vez por todas, em vez de ficar remoendo por anos no coração dos que estivessem predispostos à crítica.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O pecado deve ser pesquisado e reprovado
Josué 7:16-26
A história de Acã ensina a lição solene de que pelo pecado de um homem o desprazer de Deus repousará sobre um povo ou uma nação até que a transgressão seja investigada e punida. O pecado é corruptor em sua natureza. Um homem infectado com sua lepra mortal pode transmitir a contaminação a milhares. Aqueles que ocupam posições de responsabilidade como guardiães do povo são falsos quanto à sua confiança, se não buscarem fielmente e reprovarem o pecado. Muitos não ousam condenar a iniqüidade, para que não sacrifiquem posição ou popularidade. E por alguns é considerado falta de caridade repreender o pecado. O servo de Deus nunca deve permitir que seu próprio espírito seja misturado com a reprovação que ele deve dar; mas ele tem a mais solene obrigação de apresentar a Palavra de Deus, sem medo ou favor. Ele deve chamar o pecado pelo seu nome correto.
O amor de Deus nunca levará a menosprezar o pecado; nunca encobrirá ou desculpará um erro não confessado. Acã aprendeu tarde demais que a lei de Deus, como seu Autor, é imutável. Tem a ver comtodos os nossos atos, pensamentos e sentimentos. Ele nos segue e atinge cada fonte secreta de ação. Pela condescendência com o pecado, os homens são levados a considerar levianamente a lei de Deus. Muitos escondem suas transgressões de seus semelhantes, e se gabam de que Deus não será estrito para assinalar a iniqüidade. Mas Sua lei é o grande padrão do direito, e com ela todo ato da vida deve ser comparado naquele dia em que Deus trará a julgamento toda obra, com toda coisa secreta, seja boa ou má. Pureza de coração levará à pureza de vida. Todas as desculpas para o pecado são vãs. Quem pode suplicar pelo pecador quando Deus testifica contra ele? ( The Signs of the Times, 21 de abril de 1881 ).
A confissão sem arrependimento não tem valor
Josué 7:20-21
Existem muitos professos cristãos cujas confissões de pecado são semelhantes à de Acã. Eles irão, de uma maneira geral, reconhecer sua indignidade, mas se recusam a confessar os pecados cuja culpa repousa sobre sua consciência e que trouxeram o desagrado de Deus sobre Seu povo. Assim, muitos ocultam pecados de egoísmo, exagero, desonestidade para com Deus e seu próximo, pecados na família e muitos outros que é apropriado confessar em público.
O arrependimento genuíno surge de um senso do caráter ofensivo do pecado. Essas confissões gerais não são fruto de uma verdadeira humilhação da alma diante de Deus. Eles deixam o pecador com um espírito autocomplacente para continuar como antes, até que sua consciência se endureça, e as advertências que uma vez o despertaram dificilmente produzem um sentimento de perigo e depois de algum tempo sua conduta pecaminosa parece correta. Tarde demais, seus pecados o descobrirão, naquele dia em que não serão purificados com sacrifício nem oferta para sempre. Há uma grande diferença entre admitir os fatos depois de provados e confessar pecados que só nós conhecemos e Deus ( The Signs of the Times, 5 de maio de 1881 ).
Acã não se sentiu remorso
Josué 7:20-21
Aquilo que Acã estimava como uma coisa muito pequena foi causa de grande angústia e tristeza para os homens responsáveis de Israel, e isso sempre acontece quando é manifesto que o Senhor está irado com Seu povo. São os homens sobre os quais repousa o fardo da obra, os que mais agudamente sentem o peso dos pecados do povo e que oram em agonia de alma por causa da repreensão do Senhor. Achan, o culpado, não sentiu o fardo. Ele aceitou com muita frieza. Não encontramos nada no relato que indique que ele se sentiu angustiado. Não há nenhuma evidência de que ele sentiu remorso, ou raciocinou da causa para o efeito, dizendo. "É meu pecado que trouxe o desagrado do Senhor sobre o povo." Ele não perguntou, “Será que foi porque eu roubei aquela cunha de ouro e aquela vestimenta babilônica que fomos derrotados na batalha?” Ele não tinha ideia de consertar seu erro pela confissão de pecado e humilhação de alma (Carta 13, 1893 ).
Método de Deus Vindicado
Josué 7:20-21
A confissão de Acã, embora tarde demais para estar disponível em trazer a ele qualquer virtude salvadora, ainda vindicou o caráter de Deus em Sua maneira de lidar com ele e fechou a porta para a tentação que tão continuamente afligia os filhos de Israel, para cobrar dos servos de Deus a obra que o próprio Deus ordenou que se fizesse ( Carta 13, 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 7:16-26
Observe quão néscios são os que prometem guardar segredo ao pecar. Deus tem muitas maneiras de trazer à luz as obras ocultas das trevas. observe também até que ponto é nosso dever buscar a causa de nossa tribulação, quando Deus contende contra nós. Devemos orar como Jó: "Senhor faz-me entender porque contendes comigo". O pecado de Acã começou pelos olhos, viu todas aquelas coisas formosas, como Eva observou o fruto proibido. Observe no que resulta tolerar que o coração ande conforme a concupiscência dos olhos, e a necessidade que temos de fazer pacto com nossos olhos, que chorarão se vaguearem. os que querem evitar as ações pecaminosas devem mortificar e controlar dentro de si os desejos pecaminosos, particularmente, a cobiça das riquezas mundanas. Se Acã tivesse olhado essas coisas com os olhos da fé, as teria visto como anátema e as desprezaria com temor; porém, ao olhá-las unicamente com os olhos dos sentidos, as enxergou como coisas valiosas e as cobiçou. E quando cometeu o pecado, procurou ocultá-lo. Assim que conseguiu o despojo desejado, este se transformou em um peso, e não se atreveu a utilizar o tesouro que foi conseguido ilicitamente. Quão diferentemente se vêem à distância os objetos da tentação, de quando são alcançados, observe aqui o engano do pecado: o que é agradável ao cometer, é amargo em sua consequência, observe como se enganam os que roubam a Deus, o pecado é algo mui perturbador, não só para o próprio pecador, mas também para todos os que o rodeiam. Deus certamente recompensará com tribulação os que transtornam o seu povo.
Acã não pereceu sozinho em seu pecado. os que abraçam mais do que lhes pertence perdem os seus. os filhos de Acã morreram com ele. Provavelmente, ajudaram-lhe a esconder os objetos cobiçados. Que consequências fatais seguem ainda neste mundo o pecador e a tudo que pertence a ele. Um pecador destrói muito do que é bom. Então como será a ira vindoura?
Fujamos dela em direção a Cristo, o amigo do pecador. Há circunstâncias na confissão de Acã que marcam o progresso do pecado, desde a sua entrada no coração até que seja posto em prática, o que pode servir como a história de quase todas as ofensas cometidas contra a lei de Deus, e o sacrifício de Jesus Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. Gênesis 42:21 16 Então Faraó mandou apressadamente chamar Moisés e Arão, e lhes disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós. Êxodo 10:16 24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz. 30 Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus. 1 Samuel 15:24,30 20 Se peco, que te faço a ti, ó vigia dos homens? Por que me fizeste alvo dos teus dardos? Por que a mim mesmo me tornei pesado? Jó 7:20 27 Cantará diante dos homens, e dirá: Pequei, e perverti o direito, o que de nada me aproveitou. Jó 33:27 18 Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado. Salmos 38:18 4 Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. Mateus 27:4