Comentário Bíblico
Adventista
Se pequei - (cba)
Jó 7:20
O original diz apenas: "Pequei", mas Jó provavelmente não disse isso como uma confissão, mas no sentido de "embora eu tenha pecado", ou "admito que pequei".
Espreitador - (cba)
Jó 7:20
Ou, "vigia", em sentido negativo. A ideia parece ser a seguinte: "E se pequei? Que diferença isso faz para Ti, ó Vigia dos homens?"
Alvo - (cba)
Jó 7:20
Do heb. mifga', algo contra o qual se bate. Alguns veem na palavra a ideia de uma pedra de "tropeço" (TB) ou "obstáculo".
Para Ti - (cba)
Jó 7:20
Isto é, Jó se considerava um objeto contra o qual Deus estava batendo.
A mim mesmo me seja pesado - (cba)
Jó 7:20
Em vez de "a mim mesmo", a LXX diz "para Ti". A NVI traduz a frase da seguinte forma: "Acaso tornei-me um fardo para Ti?" A tradição judaica afirma que este era o significado original, mas que foi corrigido pelos escribas porque parecia ímpio.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 7:17-21
Jó argumenta com Deus no tocante aos seus tratos para com o homem. Porém, em meio a este discurso, ele demonstra elevar seus pensamentos a Deus com fé e esperança.
Observe a preocupação em que ele se encontra por causa de seus pecados. os melhores homens devem lamentar-se por seus erros; e quanto melhores forem, mais se lamentarão. Deus é quem preserva a nossa vida, e é o Salvador da alma de todos os que crêem. Provavelmente Jó quis dizer algo sobre o observador da alma de todos os seres humanos, cujos olhos estão sobre os caminhos e corações de todos os homens. Nada podemos ocultar dEle; portanto, declaremo-nos culpados diante do trono de sua graça, para não ser condenados no trono de seu juízo.
Jó sustentou perante os seus amigos que ele não era hipócrita nem mal; porém, reconhece diante de seu Deus que pecara. o melhor dos homens deve, da mesma maneira, reconhecer o seu pecado diante do Senhor. Jó inquire como poderia estar em paz com Deus, e sinceramente roga-lhe o perdão de seus pecados. Refere-se a algo maior do que a solução de seu problema externo, e está anelante de receber de volta o favor de Deus.
Onde quer que o Senhor elimine a culpa do pecado, Ele quebranta também o poder do pecado. Para fortalecer a sua oração e pedir perdão, Jó alega a perspectiva que tinha de morrer prontamente. se meus pecados não forem perdoados enquanto estou vivo, encontro-me perdido e excluído para sempre. Que desgraçado é o homem pecador sem o conhecimento do Salvador!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Eu serei condenado; por que, pois, trabalharei em vão? 30 Se eu me lavar com água de neve, e limpar as minhas mãos com sabão, 31 mesmo assim me submergirás no fosso, e as minhas próprias vestes me abominarão. Jó 9:29-31 26 Pois escreves contra mim coisas amargas, e me fazes herdar os erros da minha mocidade; Jó 13:26 16 Então contarias os meus passos; não estarias a vigiar sobre o meu pecado; Jó 14:16 5 Não é grande a tua malícia, e sem termo as tuas iniqüidades? Jó 22:5 33 se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando a minha iniqüidade no meu seio, Jó 31:33 9 Limpo estou, sem transgressão; puro sou, e não há em mim iniqüidade. 27 Cantará diante dos homens, e dirá: Pequei, e perverti o direito, o que de nada me aproveitou. Jó 33:9,27 4 Ó Senhor Deus dos exércitos, até quando te indignarás contra a oração do teu povo? Salmos 80:4 6 Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles já, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora. Neemias 9:6 6 A tua justiça é como os montes de Deus, os teus juízos são como o abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais. Salmos 36:6 12 Sou eu o mar, ou um monstro marinho, para que me ponhas uma guarda? Jó 7:12 4 Porque as flechas do Todo-Poderoso se cravaram em mim, e o meu espírito suga o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim. Jó 6:4 12 Descansado estava eu, e ele me quebrantou; e pegou-me pelo pescoço, e me despedaçou; colocou-me por seu alvo; 13 cercam-me os seus flecheiros. Atravessa-me os rins, e não me poupa; derrama o meu fel pela terra. 14 Quebranta-me com golpe sobre golpe; arremete contra mim como um guerreiro. Jó 16:12-14 12 Porque tu os porás em fuga; contra os seus rostos assestarás o teu arco. Salmos 21:12 12 Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha. Lamentações 3:12 11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma. Jó 7:11 24 Pois em lugar de meu pão vem o meu suspiro, e os meus gemidos se derramam como água. Jó 3:24 3 Porque dizes: Que me aproveita? Que proveito tenho mais do que se eu tivera pecado? 6 Se pecares, que efetuarás contra ele? Se as tuas transgressões se multiplicarem, que lhe farás com isso? Jó 35:3,6