Comentário Bíblico
Adventista
Não reprimirei - (cba)
Jó 7:11
O sofrimento de Jó é tão intenso que ele se sente justificado em expressar suas queixas livremente (ver Salmos 55:2; Salmos 77:3; Salmos 142:2).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 7:7-16
Verdades simples, como a brevidade, quão vã é a vida do homem e a certeza da morte, fazem-nos bem quando pensamos e falamos delas e as aplicamos a nós mesmos. Morre-se somente uma vez; portanto, é necessário morrer em Cristo, pois neste caso, um erro não pode ser remediado. outras nuvens surgem, mas as mesmas nunca regressam; assim se levanta uma nova geração de homens, enquanto a geração anterior se desvanece. os santos glorificados jamais retornarão aos afãs e pesares de seus lugares; nem os pecadores condenados retornarão às alegrias e prazeres de suas casas. cabe a nós assegurarmos um lugar melhor para quando morrermos. Destas razões Jó poderia ter extraído uma conclusão melhor que esta: Queixar-me-ei.
Quando nos restam apenas uns poucos suspiros de vida, devemos gastá-los em respiros santos e bondosos de fé e oração; não nos suspiros objetáveis e danosos do pecado e da corrupção. Temos diversas razões para orar, a fim de que o guarda de Israel, que não tosqueneja nem dorme, nos guarde quando nos deitamos e dormimos. Jó anela descansar em sua sepultura. Sem dúvida, esta era a sua enfermidade, pois mesmo que um homem bom escolha a morte, e não o pecado, de qualquer maneira deve estar contente em viver enquanto Deus lhe der existência, porque a vida é a nossa oportunidade de glorificá-lo e nos prepararmos para o céu.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 26 Acaso pretendeis reprovar palavras, embora sejam as razões do desesperado como vento? Jó 6:26 1 Tendo tédio à minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma: Jó 10:1 13 Calai-vos perante mim, para que eu fale, e venha sobre mim o que vier. Jó 13:13 6 Ainda que eu fale, a minha dor naõ se mitiga; e embora me cale, qual é o meu alívio? Jó 16:6 3 Sofrei-me, e eu falarei; e, havendo eu falado, zombai. Jó 21:3 3 Escandesceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo; Salmos 39:3 9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios; Salmos 40:9 21 Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. Gênesis 42:21 27 Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou- se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirar, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou. 28 Então disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes? 2 Reis 4:27,28 37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. Mateus 26:37,38 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. Lucas 22:44 4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. 2 Coríntios 2:4 15 Se for ímpio, ai de mim! Se for justo, não poderei levantar a minha cabeça, estando farto de ignomínia, e de contemplar a minha miséria. Jó 10:15 25 Outro, ao contrário, morre em amargura de alma, não havendo provado do bem. Jó 21:25 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, 1 Samuel 1:10 15 Que direi? como mo prometeu, assim ele mesmo o cumpriu; assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. 17 Eis que foi para minha paz que eu estive em grande amargura; tu, porém, amando a minha alma, a livraste da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados. Isaías 38:15,17 4 É porventura do homem que eu me queixo? Mas, ainda que assim fosse, não teria motivo de me impacientar? Jó 21:4 2 Ainda hoje a minha queixa está em amargura; o peso da mão dele é maior do que o meu gemido. Jó 23:2