Comentário Bíblico
Adventista
De um revoltado - (cba)
Jó 23:2
Isto é o que diz literalmente o hebraico. "Com amargura" ou "em amargura" (ACF, ARC, NVI) é o que se encontra na versão Siríaca, na Vulgata e nos Targuns. Jó não se desculpa por suas queixas. Ele reconhece que, apesar de tudo o que seus oponentes disseram sobre seu direito de se queixar, mesmo assim ele se queixa amargamente.
Mão - (cba)
Jó 23:2
A frase diz, literalmente: "A minha mão pesa sobre meu gemido" (ACF), significando que Jó tenta reprimir seu gemido, que não é de forma alguma proporcional às calamidades. A LXX traduz a frase como: "Sua mão pesou sobre meu gemido."
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 23:1-7
Jó apela ao justo juízo de Deus no tocante aos seus amigos. Ele quer que sua causa seja julgada rapidamente. Cristo reconcilia consigo o mundo, e em um trono de graça mostra a sua bondade. O pecador pode buscar socorro nEle, e o crente pode ordenar sua causa diante dEle com argumentos tomados de suas promessas, de seu pacto e de sua glória. A espera paciente pela morte e o juízo é a nossa sabedoria e dever, e não pode ser sem. santo temor e tremor. Desejar ardentemente a morte e o juízo é atitude de néscio e pecado, não uma atitude digna de servos de Deus, como no caso de Jó.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Oxalá de fato se pesasse a minhá magoa, e juntamente na balança se pusesse a minha calamidade! Jó 6:2 1 Tendo tédio à minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma: Jó 10:1 19 Lembra-te da minha aflição e amargura, do absinto e do fel. 20 Minha alma ainda os conserva na memória, e se abate dentro de mim. Lamentações 3:19,20 2 No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada. 3 Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece. 4 Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considero os dias da antigüidade, os anos dos tempos passados. 6 De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito. 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações 9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias? Salmos 77:2-9 6 e te fizesse saber os segredos da sabedoria, pois é multiforme o seu entendimento; sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade. Jó 11:6 11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma. Jó 7:11 2 Oxalá de fato se pesasse a minhá magoa, e juntamente na balança se pusesse a minha calamidade! 3 Pois, na verdade, seria mais pesada do que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras têm sido temerárias. Jó 6:2,3 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Salmos 32:4