Comentário Bíblico
Adventista
Que é o homem [...]? - (cba)
Jó 7:17
O salmista usa palavras semelhantes num contexto que exalta o amor e o cuidado de Deus (Salmos 8:3-8). Jó, em seu sofrimento, vê o incessante cuidado de Deus de maneira distorcida, interpretando-o como uma intromissão inoportuna. Na verdade, Jó está dizendo a Deus: "Por que incomodas o homem com Tuas provas e aflições? Olha para outro lado. Dá-me tempo para 'engolir a minha saliva"' (Jó 7:19). São palavras impróprias, mas Deus não destrói a Jó por causa de sua audaciosa declaração.
- 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8 as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. Salmos 8:3-8 19 Até quando não apartarás de mim a tua vista, nem me largarás, até que eu possa engolir a minha saliva? Jó 7:19
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 7:17-21
Jó argumenta com Deus no tocante aos seus tratos para com o homem. Porém, em meio a este discurso, ele demonstra elevar seus pensamentos a Deus com fé e esperança.
Observe a preocupação em que ele se encontra por causa de seus pecados. os melhores homens devem lamentar-se por seus erros; e quanto melhores forem, mais se lamentarão. Deus é quem preserva a nossa vida, e é o Salvador da alma de todos os que crêem. Provavelmente Jó quis dizer algo sobre o observador da alma de todos os seres humanos, cujos olhos estão sobre os caminhos e corações de todos os homens. Nada podemos ocultar dEle; portanto, declaremo-nos culpados diante do trono de sua graça, para não ser condenados no trono de seu juízo.
Jó sustentou perante os seus amigos que ele não era hipócrita nem mal; porém, reconhece diante de seu Deus que pecara. o melhor dos homens deve, da mesma maneira, reconhecer o seu pecado diante do Senhor. Jó inquire como poderia estar em paz com Deus, e sinceramente roga-lhe o perdão de seus pecados. Refere-se a algo maior do que a solução de seu problema externo, e está anelante de receber de volta o favor de Deus.
Onde quer que o Senhor elimine a culpa do pecado, Ele quebranta também o poder do pecado. Para fortalecer a sua oração e pedir perdão, Jó alega a perspectiva que tinha de morrer prontamente. se meus pecados não forem perdoados enquanto estou vivo, encontro-me perdido e excluído para sempre. Que desgraçado é o homem pecador sem o conhecimento do Salvador!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4 3 Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres? Salmos 144:3 6 Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Hebreus 2:6 12 Sou eu o mar, ou um monstro marinho, para que me ponhas uma guarda? Jó 7:12 14 Após quem saiu o rei de Israel? a quem persegues tu? A um cão morto, a uma pulga! 1 Samuel 24:14 14 Se ele retirasse para si o seu espírito, e recolhesse para si o seu fôlego, 15 toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Jó 34:14,15 2 Pode o homem ser de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo é que o prudenté será proveitoso. Jó 22:2