Comentário Bíblico
Adventista
Tal como a nuvem - (cba)
Jó 7:9
Jó compara a morte ao desaparecimento de uma nuvem no céu à medida que sua umidade se dissipa no ar que a cerca.
Sepultura - (cba)
Jó 7:9
Do heb. she'ol. O domínio figurativo dos mortos, onde são retratados dormindo ou descansando (ver Jó 3:13-19).
Jamais tornará a subir - (cba)
Jó 7:9
Esta declaração não nega a ressurreição. Seu significado está restrito pela observação feita no verso seguinte. Os mortos não se levantam para voltar a seus antigos lares. Mesmo tomadas independentemente, as palavras hebraicas traduzidas como "jamais tornará a subir" não expressam um ato conclusivo, mas, simplesmente, uma ação incompleta. A NVI traduz a frase da seguinte forma: "Quem desce à sepultura não volta."
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 7:7-16
Verdades simples, como a brevidade, quão vã é a vida do homem e a certeza da morte, fazem-nos bem quando pensamos e falamos delas e as aplicamos a nós mesmos. Morre-se somente uma vez; portanto, é necessário morrer em Cristo, pois neste caso, um erro não pode ser remediado. outras nuvens surgem, mas as mesmas nunca regressam; assim se levanta uma nova geração de homens, enquanto a geração anterior se desvanece. os santos glorificados jamais retornarão aos afãs e pesares de seus lugares; nem os pecadores condenados retornarão às alegrias e prazeres de suas casas. cabe a nós assegurarmos um lugar melhor para quando morrermos. Destas razões Jó poderia ter extraído uma conclusão melhor que esta: Queixar-me-ei.
Quando nos restam apenas uns poucos suspiros de vida, devemos gastá-los em respiros santos e bondosos de fé e oração; não nos suspiros objetáveis e danosos do pecado e da corrupção. Temos diversas razões para orar, a fim de que o guarda de Israel, que não tosqueneja nem dorme, nos guarde quando nos deitamos e dormimos. Jó anela descansar em sua sepultura. Sem dúvida, esta era a sua enfermidade, pois mesmo que um homem bom escolha a morte, e não o pecado, de qualquer maneira deve estar contente em viver enquanto Deus lhe der existência, porque a vida é a nossa oportunidade de glorificá-lo e nos prepararmos para o céu.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Também de umidade carrega as grossas nuvens; as nuvens espalham relâmpagos. Jó 37:11 21 antes que me vá para o lugar de que não voltarei, para a terra da escuridão e das densas trevas, Jó 10:21 10 O homem, porém, morre e se desfaz; sim, rende o homem o espírito, e então onde está? 11 Como as águas se retiram de um lago, e um rio se esgota e seca, 12 assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono. 13 Oxalá me escondesses no Seol, e me ocultasses até que a tua ira tenha passado; que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim! 14 Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança. Jó 14:10-14 22 Pois quando houver decorrido poucos anos, eu seguirei o caminho por onde não tornarei. Jó 16:22 23 Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim. 2 Samuel 12:23 14 Porque certamente morreremos, e serereos como águas derramadas na terra, que não se podem ajuntar mais; Deus, todavia, não tira a vida, mas cogita meios para que não fique banido dele o seu desterrado. 2 Samuel 14:14 13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais. Salmos 39:13 11 Eu disse: Já não verei mais ao Senhor na terra dos viventes; jamais verei o homem com os moradores do mundo. Isaías 38:11 15 Sobrevieram-me pavores; é perseguida a minha honra como pelo vento; e como nuvem passou a minha felicidade. Jó 30:15 8 Como as alturas do céu é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o Seol; que poderás tu saber? Jó 11:8 13 Oxalá me escondesses no Seol, e me ocultasses até que a tua ira tenha passado; que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim! Jó 14:13 13 Se eu olhar o Seol como a minha casa, se nas trevas estender a minha cama, 16 Acaso descerá comigo até os ferrolhos do Seol? Descansaremos juntos no pó? Jó 17:13,16