Comentário Bíblico
Adventista
Por que jejuaria eu? - (cba)
2 Samuel 12:23
Estas palavras retratam a resignação de Davi à vontade de Deus e sua compreensão do estado dos mortos. Depois de a criança ter morrido, não havia mais nada que ele pudesse fazer sobre o assunto, então aceitou humildemente o inevitável.
Eu irei a ela - (cba)
2 Samuel 12:23
Os hebreus falavam figurativamente dos mortos como se estivessem dormindo juntos num reino chamado she'ol. Esta palavra é traduzida como “sepultura” e “inferno”. A tradução “inferno” é imprópria, pois she'ol não tem nada a ver com tortura nem com estado consciente. A pessoa que morria era, às vezes, representada como tendo ido dormir com seus pais (2 Samuel 7:12; 1 Reis 1:21; 1 Reis 2:10, ARC e ACF) ou como sendo reunida a seus pais (2 Reis 22:20). Davi queria dizer que se reuniria com seu filho na morte, mas que seu filho não voltaria à terra dos vivos.
- 12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, que sair das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 2 Samuel 7:12 21 Doutro modo sucederá que, quando o rei meu senhor dormir com seus pais, eu e Salomão meu filho seremos tidos por ofensores. 1 Reis 1:21 10 Depois Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. 1 Reis 2:10 20 Pelo que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então voltaram, levando a resposta ao rei. 2 Reis 22:20
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 12:15-25
Davi escreve agora o Salmo 51, no qual ora fervorosamente pelo perdão e lamenta-se muito por seu pecado, apesar de que já lhe fora garantido que o seu pecado estava perdoado. Estava disposto a sofrer a vergonha, tê-lo sempre diante de si, e ser continuamente reprovado por ele. Deus nos permite orar honestamente por bênçãos particulares, confiantes em seu poder e misericórdia geral, ainda que não haja uma promessa específica para apoiar-se.
Davi submeteu-se pacientemente à vontade de Deus no episódio da morte de seu filho, e Deus compensou a perda, para vantagem sua, pelo nascimento de outro filho. A forma para que as consolações continuem ou para que nos sejam restauradas, como criaturas, ou para que perdas nos sejam compensadas de outra maneira, é rendermo-nos a Deus de bom ânimo. Por sua graça, Deus reconheceu e favoreceu em particular a este filho, e ordenou que fosse chamado de jedidias, que significa "amado do Senhor".
As nossas orações por nossos filhos são respondidas pelo Senhor, por sua graça, mesmo quando alguns morrem em sua infância, pois são bem cuidados; e quando outros vivem são "amados do Senhor".
|
- Análise em Cadeia 35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai. Gênesis 37:35 23 Pois eu sei que me levarás à morte, e à casa do ajuntamento destinada a todos os viventes. Jó 30:23 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Lucas 23:43 8 Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, mas não serei mais. 9 Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. 10 Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais. Jó 7:8-10