Comentário Bíblico
Adventista
Perante todo o Israel - (cba)
2 Samuel 12:12
Ver 2 Samuel 16:22. A punição devia ser tão aberta quanto o pecado fora secreto.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A convicção de culpa de Davi levou à sua salvação
2 Samuel 12:1-14
A parábola da ovelha do profeta Natã, dada ao rei Davi, pode ser estudada por todos. A luz brilhou fortemente sobre o rei, enquanto ele estava em completa escuridão quanto ao que se pensava de suas ações em relação a Urias. Enquanto ele estava seguindo seu curso de comodismo e transgressão de mandamentos, a parábola de um homem rico que tirou de um homem pobre sua única ovelhinha foi apresentada diante dele. Mas o rei estava tão completamente envolto em suas vestes de pecado, que ele não viu que ele era o pecador. Ele caiu na armadilha e, com grande indignação, proferiu sua sentença sobre outro homem, como supunha, condenando-o à morte. Quando o pedido foi feito, e os fatos trazidos para ele, quando Nathan disse: Tu és o homem; sem saber, você se condenou, Davi ficou impressionado.
Essa experiência foi muito dolorosa para Davi, mas foi muito benéfica. Se não fosse pelo espelho que Nathan ergueu diante dele, no qual ele tão claramente reconhecia sua própria semelhança, ele teria continuado sem ser convencido de seu pecado hediondo e teria sido arruinado. A convicção de sua culpa foi a salvação de sua alma. Ele se viu sob outra luz, como o Senhor o viu, e enquanto viveu se arrependeu de seu pecado ( Carta 57, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 12:1-14
Deus não tolera que o seu povo se sinta tranquilo na prática do pecado. com esta parábola, Natã fez com que Davi pronunciasse uma sentença contra si mesmo. Existe uma enorme necessidade de prudência, quando se repreende. Natã foi fiel em sua aplicação. Disse com palavras claras: "Tu és este homem". Deus mostra o quanto odeia o pecado, até mesmo em seu próprio povo; e onde quer que o encontre, não o deixará sem castigo. Davi não disse sequer uma palavra como desculpa ou para aliviar o seu pecado; mas confessa-o amplamente.
Quando Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor", Natã deu-se conta de que era um arrependimento verdadeiro e assegurou-lhe que o seu pecado fora perdoado: "Não morrerás". Esta afirmação significa "não morrerás eternamente nem estarás para sempre afastado de Deus, como estarias se não abandonasses o pecado". "Ainda que sejas castigado todos os dias pelo Senhor, não serás condenado com o mundo".
Existe um grande mal nos pecados dos que professam a fé e o relacionamento com Deus, a saber, que dão ocasião aos inimigos de Deus e da religião para recriminarem e blasfemarem.
Do caso de Davi temos como lição que, ainda que se alcance o perdão, o Senhor visitará com vara a transgressão de seu povo, e as iniquidades deles com chagas. Davi sofreu pelo resto de seus dias, e sentiu dores extremas durante muitos anos, por dar momentânea satisfação a uma luxúria vil.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 721

Patriarcas e Profetas, Pág. 739
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa. 8 Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei. 13 E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou; e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa. 15 Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra. 2 Samuel 11:4,8,13,15 14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14 1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Jesus a dizer primeiro aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. Lucas 12:1,2 5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 1 Coríntios 4:5 22 Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e entrou Absalão às concubinas de seu pai, à vista de todo o Israel. 2 Samuel 16:22