Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A convicção de culpa de Davi levou à sua salvação
2 Samuel 12:1-14
A parábola da ovelha do profeta Natã, dada ao rei Davi, pode ser estudada por todos. A luz brilhou fortemente sobre o rei, enquanto ele estava em completa escuridão quanto ao que se pensava de suas ações em relação a Urias. Enquanto ele estava seguindo seu curso de comodismo e transgressão de mandamentos, a parábola de um homem rico que tirou de um homem pobre sua única ovelhinha foi apresentada diante dele. Mas o rei estava tão completamente envolto em suas vestes de pecado, que ele não viu que ele era o pecador. Ele caiu na armadilha e, com grande indignação, proferiu sua sentença sobre outro homem, como supunha, condenando-o à morte. Quando o pedido foi feito, e os fatos trazidos para ele, quando Nathan disse: Tu és o homem; sem saber, você se condenou, Davi ficou impressionado.
Essa experiência foi muito dolorosa para Davi, mas foi muito benéfica. Se não fosse pelo espelho que Nathan ergueu diante dele, no qual ele tão claramente reconhecia sua própria semelhança, ele teria continuado sem ser convencido de seu pecado hediondo e teria sido arruinado. A convicção de sua culpa foi a salvação de sua alma. Ele se viu sob outra luz, como o Senhor o viu, e enquanto viveu se arrependeu de seu pecado ( Carta 57, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 12:1-14
Deus não tolera que o seu povo se sinta tranquilo na prática do pecado. com esta parábola, Natã fez com que Davi pronunciasse uma sentença contra si mesmo. Existe uma enorme necessidade de prudência, quando se repreende. Natã foi fiel em sua aplicação. Disse com palavras claras: "Tu és este homem". Deus mostra o quanto odeia o pecado, até mesmo em seu próprio povo; e onde quer que o encontre, não o deixará sem castigo. Davi não disse sequer uma palavra como desculpa ou para aliviar o seu pecado; mas confessa-o amplamente.
Quando Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor", Natã deu-se conta de que era um arrependimento verdadeiro e assegurou-lhe que o seu pecado fora perdoado: "Não morrerás". Esta afirmação significa "não morrerás eternamente nem estarás para sempre afastado de Deus, como estarias se não abandonasses o pecado". "Ainda que sejas castigado todos os dias pelo Senhor, não serás condenado com o mundo".
Existe um grande mal nos pecados dos que professam a fé e o relacionamento com Deus, a saber, que dão ocasião aos inimigos de Deus e da religião para recriminarem e blasfemarem.
Do caso de Davi temos como lição que, ainda que se alcance o perdão, o Senhor visitará com vara a transgressão de seu povo, e as iniquidades deles com chagas. Davi sofreu pelo resto de seus dias, e sentiu dores extremas durante muitos anos, por dar momentânea satisfação a uma luxúria vil.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto. 2 Samuel 12:8 2 Nasceram filhos a Davi em Hebrom. Seu primogênito foi Amnom, de Ainoã, a jizreelita; 3 o segundo Quileabe, de Abigail, que fôra mulher de Nabal, o carmelita; o terceiro Absalão, filho de Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur; 4 o quarto Adonias, filho de Hagite, o quinto Sefatias, filho de Abital; 5 e o sexto Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom. 2 Samuel 3:2-5 13 Davi tomou ainda para si concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas. 14 São estes os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 15 Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, 16 Elisama, e Eliadá e Elifelete. 2 Samuel 5:13-16 16 Assim saiu o rei, com todos os de sua casa, deixando, porém, dez concubinas para guardarem a casa. 2 Samuel 15:16 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Jó 1:3 42 De sangue embriagarei as minhas setas, e a minha espada devorará carne; do sangue dos mortes e dos cativos, das cabeças cabeludas dos inimigos Deuteronômio 32:42 6 A espada do Senhor está cheia de sangue, está cheia de gordura, de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o Senhor tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom. Isaías 34:6 4 E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto. 1 Samuel 18:4