Comentário Bíblico
Adventista
Justificados - (cba)
Romanos 5:1
Ou, “tendo sido justificados” (ver com. de Romanos 3:20,28; Romanos 4:8,25).
- 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:20,28 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:8,25
Pois - (cba)
Romanos 5:1
Ou seja, tendo em vista a declaração do versículo anterior e de toda argumentação e evidência dos cap. 1 a 4. Paulo demonstrou que todos, tanto judeus como gentios, são pecadores e necessitados de justiça. Provou que essa necessidade de justiça não pode ser satisfeita de forma legalista pelas obras (Romanos 3:20). Mas, como foi revelado nas boas-novas do evangelho, Deus fez tudo o que é necessário para suprir nossas necessidades. Deus oferece a todos, como dom gratuito de Sua graça, o perdão completo e reconciliação pela fé em Jesus Cristo, que viveu, morreu e ressuscitou para a redenção e restauração do ser humano caído. Tendo estabelecido a doutrina da justificação pela fé como a única maneira pela qual judeus e gentios podem obter justificação, como Abraão, Paulo passa a explicar alguns dos benefícios experimentados pelos que passam por essa experiência salvífica.
Temos paz - (cba)
Romanos 5:1
As evidências textuais se dividem entre esta e a variante “tenhamos paz”. A evidência pelos manuscritos, por si só, favorece a última forma. No entanto, muitos comentaristas e tradutores se opõem a ela porque não se encaixa no contexto. Afirmam que é muito improvável que Paulo exortasse os que haviam sido justificados a procurar ter paz. Acreditam que ele assegurou aos crentes que já tinham paz, como resultado da justificação.
No entanto, existe uma forma de traduzir essa frase, tornando possível aceitar a forma favorecida pelos manuscritos e ainda dar uma interpretação apropriada ao contexto. A forma do verbo traduzido como “tenhamos” permite a tradução “continuemos a ter paz”, que significa “vamos desfrutar a paz que temos”, ou “desfrutemos a paz”. Se Paulo tivesse a intenção de dizer “obtenhamos a paz”, a forma do verbo grego teria sido diferente. Essa forma diferente ocorre em Mateus 21:38 em que foi traduzida como “vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança”. Visto que a justificação, em seu sentido pleno, inclui a reconciliação e a paz, Paulo diz aqui: “Visto que fomos justificados pela fé, mantenhamos [ou, desfrutemos] a paz que já possuímos”.
Se, no entanto, a leitura “temos paz” for a preferida, o significado não é essencialmente diferente. A ênfase está na bênção da paz que vem com a experiência de ser perdoado e estar reconciliado com Deus mediante a fé em Jesus Cristo.
A verdadeira religião é representada na Bíblia como uma experiência de paz (Isaías 32:17; Atos 10:36; Romanos 8:6; Romanos 14:17; Gálatas 5:22). Muitas vezes, Paulo chama a Deus de “Deus da paz” (Romanos 15:33; 1 Tessalonicenses 5:23; Hebreus 13:20; 2 Coríntios 13:11; 2 Tessalonicenses 3:16). Os pecadores são descritos como inimigos de Deus (Romanos 5:10; Romanos 8:7; João 15:18,24; João 17:14; Tiago 4:4). Para eles, não há paz, não há sossego nem segurança (Isaías 57:20). Mas o efeito da provisão de Deus em nos dar justiça pela fé é trazer paz ao antes atribulado e alienado coração do pecador. Antes da experiência da justificação, o pecador se encontra em um estado de inimizade contra Deus, como é mostrado por sua rebelião contra a autoridade de Deus e pela transgressão de Suas leis. Mas, depois que está reconciliado, ele tem paz com Deus. Antes, ainda sob o sentimento de culpa do pecado, ele não tem nada, a não ser medo e inquietação na consciência. Com os seus pecados perdoados, ele tem paz no coração, sabendo que toda a sua eulpa foi retirada.
- 17 E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. Isaías 32:17 36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) - Atos 10:36 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8:6 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém. Romanos 15:33 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23 20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, Hebreus 13:20 11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. 2 Coríntios 13:11 16 Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós. 2 Tessalonicenses 3:16 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 24 Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. João 15:18,24 14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. João 17:14 4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4 20 Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Isaías 57:20
A associação da paz com a justificação pela fé, feita por Paulo, torna ainda mais claro que a justificação não é um mero ajuste de status legal do pecador com Deus (ver com. de Romanos 3:20,28; Romanos 4:25). Por si só, o perdão não necessariamente traz a paz. Aquele que foi perdoado de algum crime pode ter um sentimento de gratidão para com seu benfeitor, mas, ao mesmo tempo, também pode estar repleto de tanta vergonha e embaraço, que procura evitar a companhia até mesmo daquele que o perdoou. Embora perdoado, ele pode se sentir pouco melhor do que um criminoso solto. Sua autoestima desapareceu, e há pouca motivação para uma vida de justiça.
- 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:20,28 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25
Se a justificação não significasse mais do que isso, estaria realmente agindo contra o plano de Deus para nossa restauração. A única maneira de a imagem divina ser restaurada no ser humano é pela comunhão confiante e amorosa com Cristo pela fé. Portanto, Deus não apenas perdoa, mas também nos reconcilia, nos coloca em boas relações com Ele mesmo. Ele nos trata como se nunca tivéssemos pecado, atribuindo a justiça de Seu Eilho para cobrir nosso passado pecaminoso (ver com. de Romanos 4:8). Ele nos convida à comunhão com Jesus, que nos inspirará com coragem para o futuro e nos fornecerá um exemplo, pelo qual possamos modelar a vida.
Essa compreensão da justificação pela fé revela o papel da conversão e do renascimento na experiência do pecador arrependido. Não seria possível ao ser humano caído entrar na nova relação espiritual de paz à qual a justificação o habilita e admite, exceto pela mudança miraculosa realizada pelo novo nascimento espiritual (João 3:3; 1 Coríntios 2:14). Portanto, quando Deus justifica o pecador convertido, Ele também cria um coração puro e renova um espírito inabalável dentro dele (ver Salmos 51:10; sobre a relação entre conversão, novo nascimento e justificação, ver Pj, 163; GC, 470; CC, 52, 53).
- 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Salmos 51:10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Fé é o meio, não o fim
Romanos 5:1
Ver Romanos 3:19-28; Romanos 4:3-5; Gálatas 2:16; Hebreus 11:1; Gálatas 5:6. A fé não é a base da nossa salvação, mas é a grande bênção - o olho que vê, o ouvido que ouve, os pés que correm, a mão que agarra. É o meio, não o fim. Se Cristo deu Sua vida para salvar pecadores, por que não devo receber essa bênção? Minha fé o compreende e, portanto, minha fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas invisíveis. Assim, descansando e crendo, tenho paz com Deus por meio do Senhor Jesus Cristo ( Carta 329a, 1905 ).
- 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:19-28 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:3-5 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11:1 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6
Fé e sentimento distintos
Romanos 5:1
Ver 2 Coríntios 5:7. A fé e o sentimento são tão distintos quanto o oriente do ocidente. A fé não depende de sentimento. Devemos clamar fervorosamente a Deus com fé, com ou sem sentimento, e então viver nossas orações. Nossa garantia e evidência é a palavra de Deus e, depois de pedir, devemos crer sem duvidar. Eu te louvo, ó Deus, eu te louvo. Não me faltaste no cumprimento da Tua palavra. Tu te revelaste a mim e eu sou teu para fazer a tua vontade ( Carta 7, 1892 ).
Simplicidade e poder da fé
Romanos 5:1
A fé é simples em sua operação e poderosa em seus resultados. Muitos professos cristãos, que conhecem a Palavra sagrada e acreditam em sua verdade, falham na confiança infantil que é essencial à religião de Jesus. Eles não estendem a mão com aquele toque peculiar que traz a virtude da cura à alma ( Redenção: Ou os Milagres de Cristo, o Poderoso, 97 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:1-5
Uma bendita transformação acontece na vida do pecador quando passa a ser um crente verdadeiro, não imporia o que tenha sido anteriormente. Sendo justificado pela fé, tem paz com Deus. O Deus santo e justo não pode estar em paz com um pecador enquanto este estiver sob a culpa do pecado. A justificação elimina a culpa, e assim abre caminho para a paz. Esta é concedida por meio de nosso Senhor Jesus; por meio dEle como o grande Pacificador, e Mediador entre Deus e homem. O feliz estado dos santos, é o estado de graça. Somos levados a esta graça.
Isto nos ensina que não nascemos neste estado. Não poderíamos chegar a este estado por nós mesmos, mas somos levados a ele como ofensores perdoados. Ali estamos firmes, postura que denota perseverança; seguros, sustentados pelo poder de Deus, como homens que mantém seu terreno sem ser derrubados pelo poder do inimigo. É aqueles que têm a esperança da glória de Deus no mundo vindouro, têm suficiente razão para se regozijarem no atual.
A tribulação produz paciência, não em si mesma, nem por si, mas a poderosa graça de Deus opera na tribulação e com ela. Os que sofrem com paciência, têm abundantes consolações divinas, quando as aflições abundam. Realiza uma experiência necessária para nós.
Esta esperança não desilude porque está selada com o Espírito Santo como o Espírito de amor. Derramar o amor de Deus nos corações de todos os santos é obra de graça do Espírito Bendito. O correto sentimento do amor de Deus por nós, não nos envergonhará em nossa esperança nem por nossos sofrimentos por Ele.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 106

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 136

Nos Lugares Celestiais, Pág. 158

Refletindo a Cristo, Pág. 290

Olhando para o Alto, Pág. 311

Cuidado de Deus, Pág. 343

Patriarcas e Profetas, Pág. 373

Este Dia com Deus, Pág. 375

Atos dos Apóstolos, Pág. 476

Nossa Alta Vocação, Pág. 47

E Recebereis Poder, Pág. 95
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. Romanos 5:9,18 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. Romanos 3:22,26-28,30 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:5,24,25 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé. Romanos 9:30 10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:10 4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:16-18 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. João 5:24 38 Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. Atos 13:38,39 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito. 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Gálatas 3:11-14,25 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. 5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:4-6 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. 24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. 25 E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:23-26 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 15 E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Romanos 10:15 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17 13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. 33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém. Romanos 15:13,33 21 Pois, que lhe importa a sua casa depois de morto, quando lhe for cortado o número dos seus meses? Jó 21:21 8 Escutarei o que Deus, o Senhor, disser; porque falará de paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à insensatez. 9 Certamente que a sua salvação está perto aqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra. 10 A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmos 85:8-10 6 Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam. Salmos 122:6 5 Ou, então, busquem o meu refúgio, e façai, paz comigo; sim, façam paz comigo. Isaías 27:5 17 E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. Isaías 32:17 13 E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. Isaías 54:13 12 Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas. Isaías 55:12 19 Eu crio o fruto dos lábios; paz, paz, para o que está longe, e para o que está perto diz o Senhor; e eu o sararei. 20 Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo. 21 Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus. Isaías 57:19-21 13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz. Zacarias 6:13 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. Lucas 2:14 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa. 6 E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós. Lucas 10:5,6 38 dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. 42 dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos. Lucas 19:38,42 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) - Atos 10:36 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:18-20 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; Efésios 2:14-17 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Colossenses 1:20 15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23 16 Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós. 2 Tessalonicenses 3:16 20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, Hebreus 13:20 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:31 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:7 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Romanos 5:11
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 106

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 136

Nos Lugares Celestiais, Pág. 158

Refletindo a Cristo, Pág. 290

Olhando para o Alto, Pág. 311

Cuidado de Deus, Pág. 343

Patriarcas e Profetas, Pág. 373

Este Dia com Deus, Pág. 375

Atos dos Apóstolos, Pág. 476

Nossa Alta Vocação, Pág. 47

E Recebereis Poder, Pág. 95