Comentário Bíblico
Adventista
Começava a empolar-se - (cba)
João 6:18
Literalmente, “foi despertado”, “agitou-se”. Tempestades repentinas e violentas são frequentes no lago da Galileia. São causadas pelo ar frio procedente das regiões montanhosas vizinhas, que desce impetuosamente por desfiladeiros profundos e chega até a superfície do lago. Essas tempestades passam tão repentinamente como surgem. Mas, por causa de sua severidade, mesmo atualmente se diz que barcos pequenos geralmcnte se conservam próximos à praia, a menos que a água esteja calma. Do ponto de partida a leste de Betsaida, os discípulos normalmente não estariam longe da praia ao se dirigirem para Cafarnaum. Contudo, Mateus fala deles, nessa ocasião, como estando “no meio do mar” (Mateus 14:24, ARC). Evidências textuais apoiam para a variante "longe, a muitos estádios da terra” (como na ARA). Quer esta última variante seja a original ou não, o fato é que, aparentemente por causa da tempestade, eles se desviaram do destino e aportaram mais ao sul, em Genesaré. Portanto, tinham sido levados para “longe [...] da terra” (ver com. de Mateus 8:24; Mateus 14:24).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:15-21
Aqui estavam os discípulos de Cristo no caminho de seu dever, e Cristo ora a favor deles; contudo, estão aflitos. Podem haver perigos e aflições neste tempo presente, mesmo aonde exista o interesse em Cristo. As nuvens e as trevas costumam rodear os filhos da luz e do dia. Vêem Jesus caminhando sobre o mar. Mesmo quando a libertação e o consolo se aproximam, costumam entendê-los tão mal, que convertemse em ocasião para temer.
Nada é mais forte para convencer os pecadores do que a Palavra: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues"; e nada é mais forte para consolar os santos do que isto: "Eu sou Jesus, a quem tu amas". Se recebemos a Cristo Jesus, o Senhor, ainda que a noite seja escura e o vento seja forte, mesmo assim, poderemos ter o consolo de que em breve estaremos na outra margem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Pois ele manda, e faz levantar o vento tempestuoso, que eleva as ondas do mar. Salmos 107:25 7 Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros. Salmos 135:7 24 Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Mateus 14:24