Comentário Bíblico
Adventista
Desce - (cba)
João 6:33
A forma do verbo no grego implica um ato contínuo. A expressão fala da vinda de Jesus a este mundo como um ato eterno (em contraste, ver com. de João 6:38,41). Até este momento, os judeus pensavam em Jesus como alguém que dava pão. Então Ele começou a declarar que era o próprio pão, embora neste ponto, no grego, se possa considerar a declaração como aplicável ao pão ou a Cristo. O fato de os judeus compreenderem que Jesus Se referia ao pão como aquilo que “desce” fica claro pela resposta que deram em João 6:34. Ao mesmo tempo, a mentalidade judaica não estava completamente despreparada para um conceito espiritual.
- 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu; João 6:38,41 34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. João 6:34
Vida - (cba)
João 6:33
Do gr. zõê (ver com. de João 1:4; João 8:51; João 10:10). Assim como o pão físico promove a vida física, Cristo, “o pão de Deus [...] que desce do Céu” é a fonte da vida espiritual.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:28-35
O exercício constante da fé em Cristo é a parte mais importante e mais difícil da obediência que nos é exigida, como pecadores que buscam a salvação. Quando somos capacitados por sua graça para levarmos uma vida de fé no Filho de Deus, seguem os temperamentos santos e podem ser oferecidos cultos e adorações aceitáveis.
Deus, o seu próprio Pai, que deu este alimento do céu aos antepassados dos judeus para sustentar a vida natural deles, agora deulhes o verdadeiro Pão para a salvação da alma de cada um deles.
Ir a Jesus e crer nEle significa o mesmo. Cristo mostra que Ele é o verdadeiro Pão; Ele é para a alma aquilo que o pão é para o corpo, pois nutre e sustenta a vida espiritual. É o Pão de Deus, dado pelo Pai, que alimenta a nossa alma. O pão comum é capaz de alimentar somente através do trabalho do organismo vivo; porém, o próprio Cristo, que é o Pão vivo, alimenta-nos por seu próprio poder. A doutrina de Cristo crucificado é agora tão fortalecedora e consoladora para os crentes como sempre tem sido.
Ele é o Pão que veio do céu. Indica a divindade da pessoa de Cristo e a sua autoridade; além do mais, a origem divina de todo o bem que nos vem por meio dEle. Digamos com inteligência e fervor: "Senhor, dá-nos sempre deste Pão".
- Veja também

Exaltai-O, Pág. 114

Nos Lugares Celestiais, Pág. 138

Para Conhece-lo, Pág. 341
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 48 Eu sou o pão da vida. João 6:38,48 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. João 3:13 42 Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. João 8:42 3 Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, João 13:3 28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. João 16:28 8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. João 17:8 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 1 Timóteo 1:15 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 1 João 1:1,2 41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu; 50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. João 6:41,50