Comentário Bíblico
Adventista
Vinha - (cba)
João 6:5
Literalmente, "estava vindo”. A forma do verbo grego indica que Jesus dirigiu a pergunta a Filipe enquanto a multidão estava se ajuntando. Por outro lado, os relatos sinóticos deste milagre retratam o fato de os discípulos terem trazido o problema a Jesus no fim do dia. Parece razoável concluir que o próprio Jesus levantou a questão da comida quando a multidão apareceu, e várias horas depois, não encontrando solução, Filipe e os outros discípulos voltaram ao Mestre com o problema, sugerindo que Jesus despedisse as pessoas sem comida.
Filipe - (cba)
João 6:5
João é o único que menciona Filipe especificamente em associação com este milagre. Uma vez que ele era de Betsaida (ver João 1:44), era natural que Jesus se voltasse para ele para perguntar como e onde se poderia obter comida (porém, ver com. de João 6:6,8).
- 44 Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. João 1:44 6 Mas dizia isto para o experimentar; pois ele bem sabia o que ia fazer. 8 Ao que lhe disse um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro: João 6:6,8
Onde [...]? - (cba)
João 6:5
Do gr. pothen, “de onde?” ou, se a palavra for entendida mais do ponto de vista da lógica do que da geografia, “como?” A resposta de Filipe, que diz respeito aos meios de obter comida e não ao lugar onde esta podia ser obtida, torna provável que ele tenha entendido que Jesus estivesse perguntando como lhes seria possível alimentar tal multidão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:1-14
João narra o milagre de alimentar a multidão, para referirse ao sermão que vem a seguir. Observe o efeito deste milagre sobre o povo. Até os judeus comuns esperavam que o Messias viesse ao mundo e fosse um grande profeta. Os fariseus os desprezavam por não conhecerem a lei; porém, eles conheciam mais aquEle que é o final da lei. Isso mostra que os homens podem admitir que Cristo é este Profeta, e ainda fazerem-se de surdos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 35 Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. João 4:35 14 E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos. 15 Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer. Mateus 14:14,15 34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada; Marcos 6:34,35 12 Ora, quando o dia começava a declinar, aproximando-se os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e aos sítios em redor, se hospedem, e achem o que comer; porque aqui estamos em lugar deserto. Lucas 9:12 33 Disseram-lhe os discípulos: Donde nos viriam num deserto tantos pães, para fartar tamanha multidão? Mateus 15:33 2 Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer. 3 Se eu os mandar em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe. 4 E seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? Marcos 8:2-4 13 Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. Responderam eles: Não temos senão cinco pães e dois peixes; salvo se nós formos comprar comida para todo este povo. Lucas 9:13 43 No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. João 1:43