Comentário Bíblico
Adventista
Tendo dado graças - (cba)
João 6:11
Os outros três evangelhos declaram que Jesus abençoou o pão; João acrescenta que Jesus deu graças ao Pai pelo milagre que Ele sabia que iria ocorrer. A declaração de João é significativa no que diz respeito à fonte do poder pelo qual Jesus realizava milagres (ver DTN, 143). Ele havia velado Seu próprio poder como a segunda pessoa da Divindade quando assumiu “a forma de servo” (Filipenses 2:7). “O Filho nada pode fazer de Si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai” (João 5:19; ver João 5:30). Como tal, Ele confiava completamente no poder do Pai (ver DTN, 335, 336, 535, 536), e demonstrou essa confiança ao fazer uma oração de agradecimento mesmo antes que o milagre ocorresse. “Durante Seu período de vida, no qual assumiu a humanidade, o Salvador confiou implicitamente em Deus; Ele sabia que o poder de Seu pai era suficiente para todas as coisas. [...] Cristo pediu a bênção de Seu Pai sobre o alimento, e ela veio” (Ellen White, RH, 29/03/1898; sobre o meio pelo qual os milagres de Jesus foram realizados, ver DTN, 143).
- 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; Filipenses 2:7 19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 5:30
Discípulos (ARC) - (cba)
João 6:11
Podem ser citadas importantes evidências textuais para a omissão das palavras “pelos discípulos, e os discípulos”. O fato de estas palavras estarem ou não no texto original de João não afeta o relato histórico, uma vez que os outros evangelhos dizem que Jesus deu o alimento aos discípulos, que o distribuíram ao povo.
Queriam - (cba)
João 6:11
Pode-se entender que a forma do verbo grego usada aqui implica que o povo pediu comida aos discípulos repetidamente até que todos estivessem satisfeitos. Os sinóticos relatam que “todos comeram e se fartaram” (Mateus 14:20; Marcos 6:42; Lucas 9:17). O povo não só recebeu alimento, mas cada um recebeu o quanto desejava.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:1-14
João narra o milagre de alimentar a multidão, para referirse ao sermão que vem a seguir. Observe o efeito deste milagre sobre o povo. Até os judeus comuns esperavam que o Messias viesse ao mundo e fosse um grande profeta. Os fariseus os desprezavam por não conhecerem a lei; porém, eles conheciam mais aquEle que é o final da lei. Isso mostra que os homens podem admitir que Cristo é este Profeta, e ainda fazerem-se de surdos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 23 (contudo, outros barquinhos haviam chegado a Tiberíades para perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças); João 6:23 13 Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que ele suba ao alto para comer; pois o povo não comerá até que ele venha, porque ele é o que abençoa a sacrifício, e depois os convidados comem. Subi agora, porque a esta hora o achareis. 1 Samuel 9:13 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Lucas 24:30 35 E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer. Atos 27:35 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Romanos 14:6 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31 18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18 4 pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças; 5 porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas. 1 Timóteo 4:4,5 36 tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado graças, partiu-os, e os entregava aos discípulos, e os discípulos á multidão. Mateus 15:36 9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? João 6:9 9 Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão. 10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes. 13 Chegou Jesus, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe. João 21:9,10,13