Comentário Bíblico
Adventista
Todos comeram - (cba)
Marcos 6:42
Entre os judeus, as alegrias do reino messiânico eram, frequentemente, retratadas sob a figura de um banquete (ver com. de Lucas 13:29; Lucas 14:15). Naturalmente, como a multidão foi alimentada milagrosamente, alguns voltaram seus pensamentos para as perspectivas messiânicas. No mesmo dia em que comeram os pães e os peixes, as pessoas concluíram que < Jesus era “o profeta” (ver com. de João 6:14; cf. Deuteronômio 18:15; Mateus 11:3; João 4:25) que havia de vir ao mundo. O milagre as levou à conclusão de que Jesus devia ser aquele predito por todos os profetas (ver Lucas 24:27; João 1:45), o Rei que viria para Israel (ver Isaías 9:6,7; ver com. de Lucas 1:32,33). Assim, tentaram coroá-Lo rei imediatamente (ver João 6:15). Aquele que podia ressuscitar os mortos, curar os doentes e fornecer alimento para as multidões, obviamente, possuía poder para libertar Israel da sujeição a Roma. Sob Sua liderança, os exércitos de Israel seriam invencíveis, e as mais acariciadas expectativas dos que esperavam um messias político seriam concretizadas (ver com. de Mateus 3:2; Mateus 4:17; Mateus 5:2; Lucas 4:19).
- 29 Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e reclinar-se-ão à mesa no reino de Deus. Lucas 13:29 15 Ao ouvir isso um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Lucas 14:15 14 Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara, diziam: este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo. João 6:14 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; Deuteronômio 18:15 3 És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? Mateus 11:3 25 Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. João 4:25 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:27 45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:6,7 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:32,33 15 Percebendo, pois, Jesus que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho. João 6:15 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17 2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: Mateus 5:2 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:19
A alimentação de 5 mil pessoas foi o milagre culminante do ministério pela Galileia, testemunhado por vasta multidão, e que não pôde ser explicado por céticos do tempo de Cristo nem pelos de hoje. Como resultado desse milagre, o ministério pela Galileia chegou repentinamente a um clímax (ver com. de Lucas 2:49). A cura do homem no tanque de Betesda, um ano antes (ver com. de Jo 5), levara o ministério da judeia a uma conclusão prematura.
E se fartaram - (cba)
Marcos 6:42
O pão multiplicado milagrosamente, evidenciando a autenticidade do milagre, foi distribuído a cada pessoa da vasta multidão, não em quantidade pequena, mas o suficiente para satisfazer o apetite. Esta abundância comprovou o poder ilimitado de Jesus. Somente quando as necessidades de todos foram plena mente satisfeitas, o fornecimento foi interrompido. Jesus estava tão atento às necessidades físicas dos que foram a Ele como às necessidades espirituais.
No entanto, a provisão assim feita para as necessidades físicas devia direcionar as pessoas às suas muito mais importantes necessidades espirituais e ao “pão da vida , como o meio para satisfazê-las (ver João 6:26-51).
O tipo de alimento fornecido era a comida simples de pescadores e camponeses e testemunhou contra a ostentação. A maneira em que foi fornecido provou o poder de Deus capaz de suprir todas as necessidades humanas. A abundância testificou a respeito dos recursos infinitos de Deus e de Sua capacidade de prover “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20). A coleta das sobras testemunhou que nenhuma das bênçãos de Deus deve ser desperdiçada. A participação dos discípulos na distribuição dos alimentos comprovou que as bênçãos do Céu são disponibilizadas por meio da atividade dos que estão dispostos a cooperar com o Onipotente. Os discípulos eram, simplesmente, canais de bênçãos, eles deviam receber antes que pudessem dar.
O fato de a alimentação dos 5 mil ser o único milagre registrado pelos quatro evangelistas o caracteriza como de grande importância (para uma comparação deste milagre com o da alimentação dos 4 mil, ver a Nota Adicional a Mateus 15).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 6:30-44
Os ministros não devem fazer e nem ensinar nenhuma outra coisa, senão aquilo que estiverem dispostos a contar ao seu Senhor.
Cristo observa o medo de alguns de seus discípulos, e o trabalho de outros dentre eles; dá repouso àqueles que estão fatigados, e refúgio aos atemorizados. o povo buscou o alimento espiritual na Palavra de Cristo e, então, Ele tomou as providências necessárias para que não tivessem falta de comida para o sustento de seu corpo.
Se o Senhor Jesus Cristo e os seus discípulos suportaram coisas vis, é certo que nós também o podemos. Este milagre demonstra que Cristo veio ao mundo não somente para restaurar, mas para preservar e nutrir a vida espiritual. Nele há o suficiente para todos aqueles que o buscarem. Ninguém é despedido vazio por Cristo, senão aqueles que vão a Ele cheios de si mesmos.
Ainda que Cristo tivesse o pão suficiente ao dar a ordem, ensinanos a não desperdiçarmos nada que tenhamos recebido pela generosidade de Deus, lembrando-nos de quantos sofrem necessidades. Pode ser que venhamos a precisar dos pedaços que agora jogamos fora.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Comeram, pois, e se fartaram; e dos pedaços que sobejavam levantaram sete alcofas. 9 Ora, eram cerca de quatro mil homens. E Jesus os despediu. Marcos 8:8,9 3 Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem. Deuteronômio 8:3 42 Um homem veio de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes no seu alforje. Eliseu disse: Dá ao povo, para que coma. 43 Disse, porém, seu servo: Como hei de pôr isto diante de cem homens? Ao que tornou Eliseu: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão e sobejará. 44 Então lhos pôs diante; e comeram, e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. 2 Reis 4:42-44 15 Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo; 16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes. Salmos 145:15,16 20 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. 21 Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças. Mateus 14:20,21 37 Assim todos comeram, e se fartaram; e do que sobejou dos pedaços levantaram sete alcofas cheias. 38 Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens além de mulheres e crianças. Mateus 15:37,38 17 Todos, pois, comeram e se fartaram; e foram levantados, do que lhes sobejou, doze cestos de pedaços. Lucas 9:17 12 E quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. João 6:12
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
