Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Comer e beber representam a proximidade de Cristo
João 6:53-57
Cristo explicou o significado de Suas palavras tão claramente que ninguém precisava tropeçar nelas. Sua declaração a respeito de comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus, deve ser tomada em um sentido espiritual. Comemos a carne de Cristo e bebemos Seu sangue quando, pela fé, nos apegamos a Ele como nosso Salvador.
Cristo usou a figura de comer e beber para representar aquela proximidade dEle que devem ter todos os que são finalmente participantes com Ele em Sua glória. O alimento temporal que comemos é assimilado, dando força e solidez ao corpo. De maneira semelhante, à medida que acreditamos e recebemos as palavras do Senhor Jesus, elas se tornam parte de nossa vida espiritual, trazendo luz e paz, esperança e alegria e fortalecendo a alma como o alimento físico fortalece o corpo ( Manuscrito 33, 1911 )
Uma aplicação prática
João 6:53-57
Ver Apocalipse 22:2. Não é suficiente conhecer e respeitar as palavras das Escrituras. Devemos entrar no entendimento deles, estudando-os seriamente, comendo a carne e bebendo o sangue do Filho de Deus. Os cristãos revelarão o grau em que fazem isso pela salubridade de seu caráter espiritual. Devemos conhecer a aplicação prática da Palavra para a construção de nosso caráter individual. Devemos ser templos sagrados, nos quais Deus pode viver, andar e trabalhar. Nunca devemos nos esforçar para nos elevar acima dos servos que Deus escolheu para fazer Sua obra e honrar Seu santo nome. "Todos vocês são irmãos." Vamos aplicar esta Palavra a nós mesmos, comparando escritura com escritura.
Em nossa vida diária, perante nossos irmãos e perante o mundo, devemos ser intérpretes vivos das Escrituras, honrando a Cristo ao revelar Sua mansidão e humildade de coração. Os ensinamentos de Cristo devem ser para nós como as folhas da árvore da vida. Ao comermos e digerirmos o pão da vida, revelaremos um caráter simétrico. Por nossa unidade, por considerar os outros melhores do que a nós mesmos, devemos dar ao mundo um testemunho vivo do poder da verdade. ...
Quando os homens se submetem inteiramente a Deus, comendo o pão da vida e bebendo a água da salvação, eles crescerão em Cristo. Seu caráter é composto daquilo que a mente come e bebe. Por meio da Palavra de vida, que eles recebem e obedecem, eles se tornam participantes da natureza divina. Então, todo o seu serviço é segundo a semelhança divina, e Cristo, não o homem, é exaltado ( Carta 64, 1900 ).
Comer da Árvore da Vida
João 6:53,54,55,56,57,63
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue”, diz Cristo, “tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeiramente comida, e meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai; assim, quem me come, por mim viverá. ... É o Espírito que vivifica; a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos disse são espírito e são vida. ” Isso é comer o fruto da árvore da vida ( Manuscrito 112, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:52-59
A carne e o sangue do Filho do homem denotam o Redentor em sua natureza humana; Cristo, crucificado, e a redenção realizada por Ele, com todos os benefícios preciosos da redenção: o perdão dos pecados, a aceitação por parte de Deus, o caminho ao trono da graça, as promessas do pacto, e a vida eterna. chama-se de carne e sangue de Cristo, porque foram comprados mediante o sacrifício de seu corpo e o derramamento de seu sangue. Além disto, porque são comida e bebida para a nossa alma. Comer esta carne e beber este sangue significa crer em Cristo. Participamos de Cristo e de seus benefícios por meio da fé. A alma que conhece corretamente o seu estado e a sua necessidade, encontra no Redentor, no Deus que foi manifestado em carne, todas as coisas que são capazes de acalmar a consciência e fomentar a verdadeira santidade. Meditar na cruz de Cristo dá vida ao nosso arrependimento, amor e gratidão. Vivemos por Ele, assim como os nossos corpos vivem por meio dos alimentos. Vivemos por Ele, assim como os membros de nosso corpo dependem da cabeça, e os galhos das árvores dependem da raiz; porque Ele vive, nós também viveremos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. João 6:32 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. 47 Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! João 1:9,47 31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:31,36 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. João 15:1 7 Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho. Salmos 4:7 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20