Comentário Bíblico
Adventista
Para o experimentar - (cba)
João 6:6
Jesus tinha uma razão mais complexa para dirigir a pergunta a Filipe do que simplesmente o fato de ele ser natural daquela região (ver com. de João 6:5) e, portanto, poder sugerir uma fonte de comida. A pergunta tinha o objetivo de testar a fé de Filipe. A resposta pessimista do discípulo quanto à impossibilidade de alimentar os milhares de pessoas presentes só tornou mais impressionante a solução de Jesus para o problema. Ao fazer com que ele, primeiramente, desse sua estimativa da situação, Jesus pôde, pelo milagre que operou, causar um impacto ainda maior na mente de Filipe do que teria sido possível de outra forma.
Sabia o que estava para fazer - (cba)
João 6:6
Estas palavras refletem o equilíbrio com que Jesus enfrentava o que parecia ser um problema insolúvel. A confiança emanava da fé plena no poder do Pai para suprir as necessidades daqueles em favor de quem Ele fizesse uma solicitação. Essa fé, por sua vez, era resultado da comunhão completa entre o Pai e o Filho (ver com. de Marcos 3:13). Nenhum pecado ou atitude egoísta se interpunha para obstruir o fluxo pleno do poder do Pai por meio de Seu Filho encarnado. Só assim Jesus podia trabalhar entre os seres humanos seguro de que era capaz de enfrentar qualquer situação que surgisse, e ele suprir qualquer necessidade que Lhe fosse apresentada.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:1-14
João narra o milagre de alimentar a multidão, para referirse ao sermão que vem a seguir. Observe o efeito deste milagre sobre o povo. Até os judeus comuns esperavam que o Messias viesse ao mundo e fosse um grande profeta. Os fariseus os desprezavam por não conhecerem a lei; porém, eles conheciam mais aquEle que é o final da lei. Isso mostra que os homens podem admitir que Cristo é este Profeta, e ainda fazerem-se de surdos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Gênesis 22:1 2 E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 16 que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem; Deuteronômio 8:2,16 3 não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Deuteronômio 13:3 8 De Levi disse: Sejam teu Tumim e teu Urim para o teu homem santo, que provaste em Massá, com quem contendeste junto às águas de Meribá; Deuteronômio 33:8 31 Contudo, no negócio dos embaixadores dos príncipes de Babilônia, que lhe foram enviados a perguntarem acerca do prodígio que fora feito na sua terra, Deus o desamparou para experimentá-lo, e para saber tudo o que havia no seu coração. 2 Crônicas 32:31 5 Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; Apocalipse 2:2