Comentário Bíblico
Adventista
De bom grado - (cba)
João 6:21
Do gr. thelõ, “querer”, “desejar”. A forma do verbo usada aqui pode ser traduzida como “eles começaram a desejar”. O verbo enfatiza a mudança de atitude que sobreveio aos discípulos ao ouvirem as palavras de Jesus. Antes, estavam com medo; então, não somente estavam dispostos a recebê-Lo, mas desejavam Sua presença. “Então eles O receberam com prazer no barco” (NTLH).
Logo [...J ao seu destino - (cba)
João 6:21
A versão BV diz: “E imediatamente estavam onde queriam chegar!” Isto pode ser interpretado como um milagre adicional, indicando que, logo que Jesus entrou no barco, ele foi sobrenaturalmente transportado para a praia. Por outro lado, as palavras de João podem ser entendidas no sentido de que, quando Jesus apareceu, a tempestade já havia levado o barco para perto da praia ocidental do mar. Isso parece ser apoiado pelo fato de Mateus e Marcos não darem qualquer indicativo de que a viagem não tenha sido normal depois que Jesus entrou no barco. A declaração de Mateus de que os discípulos estavam “no meio do mar’ (Mateus 14:24, ARC) quando viram Jesus seria, então, entendida, não no sentido de que eles estivessem no centro geográfico do lago, mas de que estavam cercados por águas por todos os lados (ver com. de João 6:17).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:15-21
Aqui estavam os discípulos de Cristo no caminho de seu dever, e Cristo ora a favor deles; contudo, estão aflitos. Podem haver perigos e aflições neste tempo presente, mesmo aonde exista o interesse em Cristo. As nuvens e as trevas costumam rodear os filhos da luz e do dia. Vêem Jesus caminhando sobre o mar. Mesmo quando a libertação e o consolo se aproximam, costumam entendê-los tão mal, que convertemse em ocasião para temer.
Nada é mais forte para convencer os pecadores do que a Palavra: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues"; e nada é mais forte para consolar os santos do que isto: "Eu sou Jesus, a quem tu amas". Se recebemos a Cristo Jesus, o Senhor, ainda que a noite seja escura e o vento seja forte, mesmo assim, poderemos ter o consolo de que em breve estaremos na outra margem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8 Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. 9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória. Salmos 24:7-10 4 Apenas me tinha apartado deles, quando achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o, e não o deixei ir embora, até que o introduzi na casa de minha mãe, na câmara daquela que me concebeu: Cantares 3:4 32 E logo que subiram para o barco, o vento cessou. 33 Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus. Mateus 14:32,33 51 E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados; Marcos 6:51 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20