Comentário Bíblico
Adventista
Em tudo - (cba)
1 Tessalonicenses 5:18
Isto é, em todas as circunstâncias, de alegria ou pesar (cf. com. de Filipenses 4:6; Colossenses 4:2). Aqui temos convicção de que até aquelas coisas que aparentam ser contra nós cooperam para nosso bem; porque Deus não nos pediria para sermos gratos pelo que nos prejudica (CBV, 255). Daniel deu graças quando soube do decreto feito para tirar sua vida (ver Daniel 6:10). O próprio Paulo deixou um admirável exemplo de gratidão sob as circunstâncias mais adversas (ver Atos 27:20,35). A ação de graças deveria ser a regra do cristão; saúde e alegria são promovidas por ela (CBV, 251).
- 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Filipenses 4:6 2 Perseverai na oração, velando nela com ações de graças, Colossenses 4:2 10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10 20 Não aparecendo por muitos dia nem sol nem estrelas, e sendo nós ainda batidos por grande tempestade, fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos. 35 E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer. Atos 27:20,35
Porque esta - (cba)
1 Tessalonicenses 5:18
Estas palavras incluem a ação de graças, a oração e o regozijo contínuos (1 Tessalonicenses 5:16,17).
A vontade de Deus - (cba)
1 Tessalonicenses 5:18
Deus Se preocupa com toda a vida de Seus filhos, mas especialmente com a saúde espiritual. Ele deseja que os cristãos sejam felizes, inclinados à oração e agradecidos. Falhar em cultivar esses traços signilica falhar em cumprir a vontade divina.
Em Cristo Jesus - (cba)
1 Tessalonicenses 5:18
A vontade de Deus foi demonstrada em Cristo Jesus. Quem quiser verificar a vontade de Deus para sua vida pessoal deve estudar a vida de Jesus e perceber a suprema ilustração do que Deus pretende que o cristão seja. Ninguém encontrará um modelo mais consistente de felicidade, oração constante e gratidão do que a vida de Jesus de Nazaré.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Tessalonicenses 5:16-22
Temos que nos regozijar nas bênçãos que são concedidas à criatura, de modo que demonstremos que estas não são as nossas maiores alegrias, pois a nossa esperança de viver no céu é infinitamente maior do que aquela que temos de viver na terra, e da mesma maneira o gozo no céu é infinitamente maior do que aquele que temos neste mundo. Porém, quando nos regozijamos em Deus, podemos fazê-lo para todo o sempre. Uma vida verdadeiramente religiosa é uma vida de gozo espiritual constante. Podemos nos alegrar ainda mais se orarmos mais. A oração nos ajudará a levarmos adiante todo o assunto lícito e toda a boa obra. Se orarmos sem cessar, não nos faltarão motivos pelos quais daremos graças ao Senhor pelas coisas relacionadas à nossa vida. Haverá razões para agradecermos por perdoarmos e prevenirmos, pela misericórdia que recebemos nas situações comuns e excepcionais, no passado e no presente, as espirituais e as temporais. Não somente por aquilo que é próspero. e agradável, mas também pelas aflições que enfrentamos, pelos castigos e pelas correções, porque Deus designa tudo para o nosso bem, ainda que, no momento, não sejamos capazes de compreender em que estas providências nos ajudarão.
Não apagueis o Espírito. A Bíblia diz que o Senhor Jesus batiza os cristãos com o Espírito Santo e com fogo. Ele trabalhou como o fogo, iluminando, avivando e purificando a alma dos homens. Como o fogo se apaga quando não tem mais o combustível, e é sufocado quando lança-se água sobre este, ou colocando muita terra por cima deste, assim devemos ter o cuidado de não apagar o Espírito Santo consentindo com os afetos e desejos carnais, preocupando-nos somente com as coisas terrenas. Os crentes costumam impedir o seu próprio crescimento na graça, por não se darem aos afetos espirituais que são produzidos em seus corações pelo Espírito Santo.
Por profecia pode também ser entendida aqui a pregação da Palavra, a interpretação e a aplicação das Escrituras. Jamais devemos desprezar alguma pregação mesmo que seja simples, e que não nos diga mais do que aquilo que já sabemos. Devemos esquadrinhar as Escrituras. Se provarmos todas as coisas, deveremos reter aquilo que for bom. Devemos nos abster de pecar, e de tudo aquilo que tenha aparência de pecado, que conduza ao pecado ou que se aproxime dele. Aquele que não se refreia da aparência do pecado, que não elimina as ocasiões de pecar, e que não evita as tentações nem a aproximação do pecado, não se manterá por muito tempo sem pecar.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 263

O Grande Conflito, Pág. 478

A Ciência do Bom Viver, Pág. 255

Nossa Alta Vocação, Pág. 324

E Recebereis Poder, Pág. 83
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 5:20 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Filipenses 4:6 17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17 21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. Jó 1:21 1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Salmos 34:1 15 Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15 3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 1 Tessalonicenses 4:3 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos, 1 Pedro 2:15 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pedro 4:2 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. 1 João 2:17
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 263

O Grande Conflito, Pág. 478

A Ciência do Bom Viver, Pág. 255

Nossa Alta Vocação, Pág. 324

E Recebereis Poder, Pág. 83