Comentário Bíblico
Adventista
Acheguemo-nos, portanto - (cba)
Hebreus 4:16
Hebreus 4:16 apresenta a conclusão prática de toda a linha de pensamento de Hebreus 3 e 4. O descanso da graça de Deus permanece disponível ao povo de Deus (Hebreus 4:9): "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça.”
- 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9
Confiadamente - (cba)
Hebreus 4:16
Do gr. parrêsia, traduzido como “confiança” (Hebreus 3:6; Hebreus 10:35). Vamos com ousadia, não porque Deus está em dívida conosco, mas porque Ele oferece Sua graça livremente a todos os que creem.
- 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. Hebreus 3:6 35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Hebreus 10:35
Trono da graça - (cba)
Hebreus 4:16
Ou seja, um trono caracterizado pela virtude da graça (ver com. de Romanos 3:24; 1 Coríntios 1:3). Em vez das laboriosas e vãs tentativas de se obter a salvação por meio de rigoroso cumprimento do sistema legal do judaísmo, ou de qualquer outro sistema de justiça pelas obras, o cristão tem o privilégio do acesso livre à graça de um Pai amoroso.
- 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 3 Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:3
Recebermos misericórdia - (cba)
Hebreus 4:16
Ou seja, obter o perdão dos pecados (ver com. de 1 João 1:9). No trono do juízo, todos estarão diante da estrita justiça, sem a intervenção da misericórdia. A única esperança do pecador é a misericórdia de Deus, oferecida enquanto persistir o tempo de graça.
Graça - (cba)
Hebreus 4:16
Do gr. charis (ver com. de João 1:14; Romanos 1:7; Romanos 3:24; 1 Coríntios 1:3).
- 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 3 Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:3
Para socorro em ocasião oportuna - (cba)
Hebreus 4:16
Isto é, em tempos de tentação. Precisamos da graça para suportar as dificuldades e o sofrimento, bem como para vencer a tentação. Aquele que vai diariamente ao trono da graça para novos suprimentos de misericórdia e graça entra no "descanso" que Deus provê a todo crente sincero.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Fases do Sacerdócio de Cristo
Hebreus 4:14-16
Ver Hebreus 2:17; Hebreus 7:24-26; Romanos 8:34; 1 João 2:1. O Filho de Deus ... cumpriu Sua promessa, e passou para os céus, para assumir o governo das hostes celestiais. Ele cumpriu uma fase de Seu sacerdócio morrendo na cruz pela raça decaída. Ele agora está cumprindo outra fase, pleiteando perante o Pai o caso do pecador arrependido e crente, apresentando a Deus as ofertas de Seu povo. Tendo assumido a natureza humana e nesta natureza tendo vencido as tentações do inimigo, e tendo a perfeição divina, a Ele foi confiado o julgamento do mundo. O caso de cada um será examinado diante Dele. Ele pronunciará o julgamento, fazendo-o a cada homem de acordo com suas obras ( Manuscrito 42, 1901 ).
- 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:17 24 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; Hebreus 7:24-26 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; Romanos 8:34 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1
Nota
Hebreus 4:15-16
Veja Efésios 2:18.
Nota
Hebreus 4:16
Veja Mateus 3:13-17.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 4:11-16
Observe a finalidade proposta: repouso espiritual e eterno; o repouso de graça aqui, e o de glória no além; em Cristo na terra; com Cristo no céu. Depois do devido e diligente labor virá o repouso, doce e satisfatório; o trabalho de agora se transformará no repouso mais prazeroso quando chegar. Trabalhemos e estimulemo-nos uns aos outros a ser diligentes em nosso dever.
As Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus. Quando Deus a estabelece por seu Espírito, convence, converte e consola poderosamente. Faz com que a alma que tem sido orgulhosa por muito tempo torne-se humilde, e o espírito perverso torne-se manso e obediente. Os hábitos pecaminosos que têm se tornado naturais para a alma, estando profundamente arraigados nela, são separados e cortados pela espada. Trará à luz os pensamentos e propósitos dos homens e a vileza de muitos, os princípios maus que os movem, e as finalidades pecaminosas para as quais atuam. A Palavra mostrará ao pecador tudo o que há no seu coração.
Firmemos as doutrinas da fé cristã em nossas mentes, seus princípios vivificantes em nossos corações, sua confissão franca em nossos lábios e submetamos as nossas vidas a eles. Cristo executou uma parte de seu sacerdócio na terra ao morrer por nós; executa a outra parte no céu, intercedendo pela causa de seu povo e apresentando as suas ofertas. A critério da sabedoria infinita, era necessário que o Salvador dos homens fosse alguém que tivesse o sentimento de companheirismo que nenhum ser, salvo um congênere, poderia ter; portanto, era necessário que experimentasse realmente todos os efeitos do pecado que pudessem ser separados de sua verdadeira culpa. Deus enviou o seu Filho em semelhança da carne do pecado (Romanos 8:3); quanto mais puro e santo Ele era, menos disposto deve ter estado de pecar em sua natureza, e mais profunda deve ter sido a impressão de seu mal; consequentemente, Ele deve ter estado mais preocupado para livrar o seu povo da culpa e do poder do pecado.
Devemos nos animar, pela excelência de nosso Sumo Sacerdote, a irmos diretamente ao trono da graça. A misericórdia e a graça são as coisas que queremos; misericórdia que perdoe todos os nossos pecados, e graça que purifique as nossas almas. Além de nossa dependência diária de Deus para as provisões presentes, há épocas para as quais devemos prover em nossas orações; tempos de tentação, seja pela adversidade, seja pela prosperidade, e especialmente em nosso momento de morrer. Devemos ir ao trono de justiça com reverência e santo temor; não como arrastados, mas como convidados ao trono de misericórdia onde reina a graça. Só pelo sangue de Jesus temos ousadia para entrar no Lugar Santíssimo; Ele é o nosso Advogado e adquiriu tudo o que as nossas almas possam desejar ou querer.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 166

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 121

Cuidado de Deus, Pág. 12

Nossa Alta Vocação, Pág. 151

Conselhos para a Igreja, Pág. 155

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 216

Para Conhece-lo, Pág. 261

E Recebereis Poder, Pág. 305

O Grande Conflito, Pág. 347

Testemunhos Seletos 3, Pág. 62

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 62

Nos Lugares Celestiais, Pág. 69

Nos Lugares Celestiais, Pág. 78
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; Hebreus 10:19-23 6 De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem? Hebreus 13:6 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:15-17 18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:18 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. Efésios 3:12 5 e sobre a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. Hebreus 9:5 17 Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. 18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. 19 Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. 21 E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. 22 E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel. Êxodo 25:17-22 2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. Levítico 16:2 11 Então Davi deu a Salomão, seu filho, o modelo do alpendre com as suas casas, as suas tesourarias, os seus cenáculos e as suas recâmaras interiores, como também da casa do propiciatório; 1 Crônicas 28:11 11 Quando os seus ramos se secam, são quebrados; vêm as mulheres e lhes ateiam fogo; porque este povo não é povo de entendimento; por isso aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe mostrará nenhum favor. Isaías 27:11 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Isaías 55:6,7 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Mateus 7:7-11 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:8-10 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; 7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,7 10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado. 1 Pedro 2:10 19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus. Hebreus 7:19
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 166

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 121

Cuidado de Deus, Pág. 12

Nossa Alta Vocação, Pág. 151

Conselhos para a Igreja, Pág. 155

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 216

Para Conhece-lo, Pág. 261

E Recebereis Poder, Pág. 305

O Grande Conflito, Pág. 347

Testemunhos Seletos 3, Pág. 62

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 62

Nos Lugares Celestiais, Pág. 69

Nos Lugares Celestiais, Pág. 78