Comentário Bíblico
Adventista
Mizraim gerou a Ludim - (cba)
Gênesis 10:13
Moisés passa então para os descendentes do segundo filho de Cam, Mizraim, cujo nome foi mais tarde dado ao Egito. Alguns comentaristas presumem que o erro de um escriba foi responsável por uma suposta mudança de Lubim (os líbios) para Ludim (os lídios). Mas o nome aparece em diferentes livros da Bíblia (1 Crônicas 1:11; Isaías 66:19; Jeremias 46:9; Ezequiel 27:10; Ezequiel 30:5); portanto, é impróprio considerar que houvesse o mesmo erro em todas as passagens onde ocorre a palavra Ludim, ou Lude. Em algumas dessas passagens são mencionados tanto os ludim como os lubim como sendo povos distintos e separados. Além disso, a LXX traduz Ludim como "lídios". Isso torna plausível uma identificação com os lídios da Ásia Menor, que devem ter migrado do norte da África para a Anatólia numa época remota de sua história. Eles se fixaram na planície de Sardes, no oeste da Ásia Menor, antes da metade do segundo milênio a.C. e gradualmente se espalharam por metade da região, até o grande rio Hális. Durante a supremacia heteia, a Lídia esteve sujeita a eles, mas novamente se tornou um reino forte e independente após o colapso do império heteu no 13° século a.C. Ciro conquistou a Lídia no 6° século a.C. e a incorporou ao império persa. Contudo, sua antiga capital, Sardes, continuou sendo uma cidade importante por muitos séculos. Ainda era uma metrópole florescente no princípio da era cristã, quando João escreveu sua carta para a igreja ali (Apocalipse 3:1-6).
- 11 De Mizraim descenderam os ludeus, os anameus, os leabeus, os naftueus, 1 Crônicas 1:11 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19 9 Subi, ó cavalos; e estrondeai, ó carros; e saiam valentes: Cuche e Pute, que manejam o escudo, e os de Lude, que manejam e entesam o arco. Jeremias 46:9 10 Os persas, e os lídios, e os de Pute eram no teu exército os teus soldados; penduravam em ti o escudo e o capacete; aumentavam o teu esplendor. Ezequiel 27:10 5 Etiópia, e Pute, e Lude, e todo o povo da Arábia, e Cube, e os filhos da terra da aliança cairão juntamente com eles à espada. Ezequiel 30:5 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. 3 Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:1-6
Se, porém, os ludim da Bíblia não são os históricos lídios, eles devem ter vivido em alguma parte do norte da África, nas proximidades da maioria dos outros descendentes de Mizraim. Se assim for, não é possível identificar os ludim, pois eles não são mencionados em nenhum registro antigo, a não ser a Bíblia.
Anamim - (cba)
Gênesis 10:13
Talvez os anamim tenham vivido no grande oásis do Egito, chamado Kenemet (o som ~ é frequentemente representado no hebraico pela consoante 'ayin, com que se inicia o nome 'Anamim). Mas, em 1920, o arqueólogo William F. Albright, a partir do vocábulo assírio Anami, fez uma identificação diferente: Cirene.
Leabim - (cba)
Gênesis 10:13
Presumivelmente seriam os líbios (chamados nas inscrições egípcias Rbw, provavelmente pronunciado Lehu). Registros bem antigos afirmam que eles representam as tribos que faziam fronteira com o Egito, a noroeste. Por fim acabaram ocupando a maior parte do norte da África. Aparentemente na Bíblia são também chamados "lubim" (ver 2 Crônicas 12:3; 2 Crônicas 16:8; Daniel 11:43; Naum 3:9). A identificação dos leabim com os líbios constituiria um argumento adicional contra o ponto de vista já discutido de que ludim seria um erro de escrita para lubim.
- 3 com mil e duzentes carros e sessenta mil cavaleiros; era inumerável a gente que vinha com ele do Egito: líbios, suquitas e etíopes; 2 Crônicas 12:3 8 Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas mãos. 2 Crônicas 16:8 43 Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão. Daniel 11:43 9 Etiópia e Egito eram a sua força, que era inesgotável; Pute e Líbia eram teus aliados. Naum 3:9
Naftuim - (cba)
Gênesis 10:13
A identidade deste povo é incerta. Talvez a melhor sugestão seja a de que o termo se refira aos egípcios do Delta do Nilo. Em inscrições egípcias este povo era chamado Na-patuh, que pode ser o mesmo que os Naftuim da Bíblia.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 10:8-14
Ninrode foi um grande homem em sua época e começou a ser poderoso na terra. Os que foram anteriores a ele contentavam-se em estar no mesmo nível de seu próximo e, ainda que cada homem reinasse em sua própria casa, nenhum pretendia ser o maior. Ninrode estava decidido a tornar-se Senhor de seus vizinhos. o espírito dos gigantes que viveram antes do Dilúvio, que chegaram a ser homens poderosos e de renome (Gênesis 6:4), reviveu nele.
Ninrode foi um vigoroso caçador. Naquela ocasião, caçar era o meio de impedir o aumento danoso dos animais selvagens. Esta tarefa requeria muita coragem e destreza, o que deu a Ninrode a oportunidade de mandar nos demais, e, paulatinamente, agregou uma grande quantidade de homens sob as suas ordens. Foi provavelmente desde então que Ninrode começou a governar e a obrigar os demais a submeterem-se a ele. Invadiu o direito e a propriedade de seus vizinhos, e perseguiu homens inocentes; propôs-se a apoderar-se de tudo por meio da força e da violência. Executou as suas opressões desafiando o próprio Deus. Ninrode foi um grande rei. De uma ou outra forma, pela razão ou força, alcançou o poder e assim fundou uma monarquia que foi o terror do forte, e que possuía grandes possibilidades de governar todo o mundo da época. Ninrode foi também um grande construtor.
Deve ser observada em Ninrode a natureza da ambição. Ela não tem limites; o muito quer possuir mais, e ainda clama : "Dá-me, dá-me" de forma incansável; Ninrode, quando teve quatro cidades sob o seu comando, não pôde contentar-se até que conseguiu ter mais quatro. A ambição foi aprazível a Ninrode preferia encarregar-se de levantar as suas próprias cidades, se não tivesse a honra de governar outras. A ambição é atrevida, e não se deterá perante coisa alguma, o nome Ninrode significa rebelião, mostrando que os tiranos dentre os homens são rebeldes contra Deus. Virão dias em que os conquistadores já não serão elogiados, como ocorre nas histórias parciais dos homens, mas levarão justamente o selo da infâmia, como ocorre nos registros imparciais da Bíblia Sagrada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 De Mizraim descenderam os ludeus, os anameus, os leabeus, os naftueus, 12 os patrusins, os casluins (dos quais procederam os filisteus) e os caftoreus. 1 Crônicas 1:11,12 9 Subi, ó cavalos; e estrondeai, ó carros; e saiam valentes: Cuche e Pute, que manejam o escudo, e os de Lude, que manejam e entesam o arco. Jeremias 46:9 5 Etiópia, e Pute, e Lude, e todo o povo da Arábia, e Cube, e os filhos da terra da aliança cairão juntamente com eles à espada. Ezequiel 30:5