Comentário Bíblico
Adventista
Heveus - (cba)
Gênesis 10:17
Embora mencionados 25 vezes no AT, os heveus eram uma tribo cananeia obscura. Alguns afirmam que o nome heveus devia ser "horeus" (hurrianos), como aparece duas vezes na LXX, com a mudança de apenas uma letra no hebraico (ver com. de Gênesis 36:20).
Arqueus - (cba)
Gênesis 10:17
Este povo habitava o porto marítimo fenício de Irkata, situado cerca de 25 km a nordeste de Trípoli, nos sopés das colinas do Líbano. O faraó Tutmés III conquistou toda a região durante o século 15 a.C. Ela permaneceu como possessão egípcia durante pelo menos cem anos, como o indicam as Cartas de Amarna do século 14 a.C. O rei Tiglate-Pileser III, da Assíria, menciona a cidade como uma das que lhe pagavam tributos no 8° século a.C.
Sineus - (cba)
Gênesis 10:17
Este povo viveu na cidade de Siannu e arredores e é mencionado por Tiglate-Pileser 111, juntamente com outros vassalos tributários fenícios, no 8° século a.C. Sua exata localização é desconhecida.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 10:15-32
A posteridade de Canaã foi numerosa, rica e estabelecida gratamente; contudo, estava sob uma maldição divina, e não se tratava, portanto, de uma maldição sem causa. os que estão submetidos à maldição de Deus podem, talvez, florescer e prosperar neste mundo, pois não podemos conhecer o amor ou o ódio, a bênção ou a maldição, por aquilo que está diante de nós, mas pelo que está dentro de nós. A maldição por parte de Deus é sempre efetiva e terrível. Talvez seja, em alguns casos, uma maldição secreta, uma maldição para a alma, e não sucede de uma maneira que as outras pessoas possam vê-la. ou, em outros casos, provavelmente seja lenta e não tenha o seu desfecho imediatamente. Porém, os pecadores estão reservados por ela para o dia da ira. Canaã tem aqui uma terra melhor do que as de Sem ou jafé e, contudo, eles têm melhor sorte pois herdam a bênção. Abraão e a sua semente, que era o povo objeto do pacto de Deus, descenderam de Éber, e por esta razão foram chamados hebreus. Quão melhor é ser como Éber, o patriarca de uma família de homens santos e honestos, do que ser o descendente de uma família de caçadores de poder, de riquezas mundanas ou de vaidade. A bondade é a verdadeira grandeza.
|