Comentário Bíblico
Adventista
Os filhos de Cuxe: Sebá - (cba)
Gênesis 10:7
Josefo, o historiador judeu, identifica Sebá com o reino núbio de Meroe, uma terra africana situada entre os rios Nilo Azul e Atbara. Esse ponto de vista pode ter sido correto no tempo de Josefo, uma vez que os etíopes, naquela época, já haviam migrado do sul da Arábia para a África. Contudo, Sebá era uma tribo que, pelo menos originalmente, estava situada na parte sul da Arábia. No Salmos 72:10, as nações mais longínquas do tempo de Salomão são retratadas prestando-lhe homenagens - Sebá no extremo sul, Társis a oeste e Sabá a leste. Em Isaías 43:3, Sebá é descrito como se estivesse muito próximo de Cuxe (traduzido como "Etiópia" na ARA e na ARC). Isaías 45:14 enfatiza a grande estatura desse povo.
- 10 Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons. Salmos 72:10 3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba. Isaías 43:3 14 Assim diz o Senhor: A riqueza do Egito, e as mercadorias da Etiópia, e os sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti; em grilhões virão; e, prostrando-se diante de ti, far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deus está contigo somente; e não há nenhum outro Deus. Isaías 45:14
Havilá - (cba)
Gênesis 10:7
Este nome não é mencionado em parte alguma, a não ser na Bíblia. Várias declarações bíblicas indicam que era uma tribo árabe situada não muito longe da Palestina. Gênesis 25:18 situa a fronteira oriental de Edom em Havilá, que foi também o limite oriental da campanha de Saul contra os amalequitas (ver 1 Samuel 15:7). Sobre a região antediluviana de Havilá (ver com. de Gênesis 2:11).
- 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 25:18 7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 1 Samuel 15:7 11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; Gênesis 2:11
Sabtá - (cba)
Gênesis 10:7
Alguns comentaristas têm identificado o território de Sabtá com Sabota, a capital do país de Hadramaute, no sul da Arábia. Outros o identificam com a cidade de Saphtha, no golfo Pérsico, mencionada por Ptolomeu. Não tem sido possível identificá-lo de maneira definida.
Raamá - (cba)
Gênesis 10:7
Uma vez que as tribos árabes de Sabá e Dedã estavam originalmente localizadas no sudoeste da Arábia, é provável que o povo de Raamá vivesse na mesma região. Ezequiel 27:22 menciona Raamá junto com Sabá como sendo povos que comercializavam incenso, pedras preciosas e ouro nos mercados de Tiro. É provável que Raamá seja a tribo dos ramanitas, identificada pelo geógrafo romano Estrabão no sudoeste da Arábia. Eles também são mencionados numa famosa inscrição árabe que louva a divindade local por salvar os mineus dos ataques de Sabá e Haulan no caminho de Ma'in para Raamá.
Sabtecá - (cba)
Gênesis 10:7
Nada mais se sabe deste filho ou de seus descendentes. Alguns têm procurado identificar seu território como sendo Samudake, no golfo Pérsico. Isso é muito duvidoso, porque todos os árabes cuxitas parece terem se estabelecido na parte oeste da Arábia.
Sabá - (cba)
Gênesis 10:7
Os sabeus, descendentes de Sabá, são bem conhecidos, tanto na Bíblia como em outras fontes. Nos tempos do AT, Sabá aparece como uma rica nação mercantilista. Em geral se acredita que foi a rainha desse povo que fez uma visita a Salomão. Mais tarde os sabeus se tornaram a nação mais importante do sul da Arábia, no país hoje chamado Iêmen. Um abundante número de inscrições, muitas não publicadas, dá testemunho da religião, da história e do alto nível da cultura desse povo. Através da construção de grandes represas e de um extenso sistema de irrigação, os sabeus aumentaram grandemente a fertilidade e a riqueza de seu país, ao ponto de ele se tornar conhecido nos tempos clássicos como Arabia Felix, "Arábia Feliz". A negligência e, por fim, a destruição dessas represas trouxe o gradual eclipse da nação sabeia.
Dedã - (cba)
Gênesis 10:7
Este neto de Cuxe se tornou o ancestral de uma tribo do sul da Arábia, da qual nada mais se sabe. Essa tribo não deve ser confundida com a que foi descendente de um neto de Abraão pela linhagem de Quetura e que vivia na fronteira sul de Edom, no noroeste da Arábia (Gênesis 25:3; 1 Crônicas 1:32; Isaías 21:13; Jeremias 25:23; Jeremias 49:8; Ezequiel 25:13; Ezequiel 27:15,20; Ezequiel 38:13).
- 3 Jocsã gerou a Seba e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim. Gênesis 25:3 32 Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, esta deu à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Os filhos de Jocsã foram Sebá e Dedã. 1 Crônicas 1:32 13 Oráculo contra a Arábia. Nos bosques da Arábia passareis a noite, ó caravanas de dedanitas. Isaías 21:13 23 a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os que cortam os cantos da cabeleira; Jeremias 25:23 8 Fugi, voltai, habitai em profundezas, ó moradores de Dedã; porque trarei sobre ele a calamidade de Esaú, o tempo em que o punirei. Jeremias 49:8 13 portanto assim diz o Senhor Deus: Também estenderei a minha mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã; e cairão à espada até Dedã. Ezequiel 25:13 15 os homens de Dedã eram teus mercadores; muitas ilhas eram o mercado da tua mão; tornavam a trazer-te em troca de dentes de marfim e pau de ébano. 20 Dedã negociava contigo em suadouros para cavalgar. Ezequiel 27:15,20 13 Sabá, e Dedã, e os mercadores de Társis, com todos os seus leões novos, te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste o teu bando para arrebatar a presa, para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear grande despojo? Ezequiel 38:13
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 10:1-7
Este capítulo fala dos três filhos de Noé, dos quais descenderam as nações que existem na terra. Nenhuma nação, exceto os judeus, pode estar segura de qual destes setenta descende. Por amor ao Messias, somente os judeus conservaram a lista com os nomes dos pais e dos filhos. Contudo, muitos homens doutos mostraram, com alguma probabilidade, que nações da terra descenderam de cada um dos filhos de Noé. À posteridade de Jafé foram atribuídas as ilhas dos gentios; provavelmente a ilha da Bretanha entre as demais. Todos os lugares no além ar, em relação à Judéia, são chamados ilhas (Jeremias 25:22) ou costas [RVR 1960]. A promessa: "As ilhas aguardarão a sua doutrina" (Isaías 42:4), fala da conversão dos gentios à fé em Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons. Salmos 72:10 11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; Gênesis 2:11 1 Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, no que concerne ao nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas. 1 Reis 10:1 22 Os mercadores de Sabá e Raamá igualmente negociavam contigo; pelas tuas mercadorias trocavam as melhores de todas as especiarias e toda a pedra preciosa e ouro. Ezequiel 27:22 13 Oráculo contra a Arábia. Nos bosques da Arábia passareis a noite, ó caravanas de dedanitas. Isaías 21:13 15 os homens de Dedã eram teus mercadores; muitas ilhas eram o mercado da tua mão; tornavam a trazer-te em troca de dentes de marfim e pau de ébano. Ezequiel 27:15 3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba. Isaías 43:3 15 os homens de Dedã eram teus mercadores; muitas ilhas eram o mercado da tua mão; tornavam a trazer-te em troca de dentes de marfim e pau de ébano. 20 Dedã negociava contigo em suadouros para cavalgar. Ezequiel 27:15,20