Comentário Bíblico
Adventista
Cuxe gerou a Ninrode - (cba)
Gênesis 10:8
Embora o nome de Ninrode ainda não tenha sido encontrado em registros babilônicos, os árabes até hoje ligam alguns sítios antigos ao nome dele. Birs-Nimrud, por exemplo, é o nome que eles dão às ruínas de Borsipa; e Nimrud, às ruínas de Calá. Esses nomes devem repousar sobre tradições muito antigas, e não podem ser atribuídos somente à influência do Alcorão. No que se refere às evidências arqueológicas atuais, os mais antigos habitantes da Mesopotâmia não foram semitas, mas sumérios. Pouco se sabe da origem dos sumérios. O fato de Ninrode, um camita, fundar as primeiras cidades-estado da Mesopotâmia, sugere que possivelmente os sumérios fossem camitas.
Poderoso - (cba)
Gênesis 10:8
Esta expressão denota uma pessoa famosa por atos ousados e audaciosos. Também pode incluir a conotação de "tirano".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 10:8-14
Ninrode foi um grande homem em sua época e começou a ser poderoso na terra. Os que foram anteriores a ele contentavam-se em estar no mesmo nível de seu próximo e, ainda que cada homem reinasse em sua própria casa, nenhum pretendia ser o maior. Ninrode estava decidido a tornar-se Senhor de seus vizinhos. o espírito dos gigantes que viveram antes do Dilúvio, que chegaram a ser homens poderosos e de renome (Gênesis 6:4), reviveu nele.
Ninrode foi um vigoroso caçador. Naquela ocasião, caçar era o meio de impedir o aumento danoso dos animais selvagens. Esta tarefa requeria muita coragem e destreza, o que deu a Ninrode a oportunidade de mandar nos demais, e, paulatinamente, agregou uma grande quantidade de homens sob as suas ordens. Foi provavelmente desde então que Ninrode começou a governar e a obrigar os demais a submeterem-se a ele. Invadiu o direito e a propriedade de seus vizinhos, e perseguiu homens inocentes; propôs-se a apoderar-se de tudo por meio da força e da violência. Executou as suas opressões desafiando o próprio Deus. Ninrode foi um grande rei. De uma ou outra forma, pela razão ou força, alcançou o poder e assim fundou uma monarquia que foi o terror do forte, e que possuía grandes possibilidades de governar todo o mundo da época. Ninrode foi também um grande construtor.
Deve ser observada em Ninrode a natureza da ambição. Ela não tem limites; o muito quer possuir mais, e ainda clama : "Dá-me, dá-me" de forma incansável; Ninrode, quando teve quatro cidades sob o seu comando, não pôde contentar-se até que conseguiu ter mais quatro. A ambição foi aprazível a Ninrode preferia encarregar-se de levantar as suas próprias cidades, se não tivesse a honra de governar outras. A ambição é atrevida, e não se deterá perante coisa alguma, o nome Ninrode significa rebelião, mostrando que os tiranos dentre os homens são rebeldes contra Deus. Virão dias em que os conquistadores já não serão elogiados, como ocorre nas histórias parciais dos homens, mas levarão justamente o selo da infâmia, como ocorre nos registros imparciais da Bíblia Sagrada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |