Comentário Bíblico
Adventista
Os de Javã são: Elisá - (cba)
Gênesis 10:4
Tiro importava tecido púrpura das "ilhas de Elisá" (Ezequiel 27:7), provavelmente as ilhas da Sicília e Sardenha. Parece provável que os descendentes do filho de Javã, Elisá, devam ser procurados nessa região. Sabe-se que Sicília e Sardenha foram colonizadas pelos gregos; por isso, os habitantes dessas ilhas eram os "filhos" da Grécia continental, assim como Elisá era o filho de Javã, progenitor dos gregos. A similaridade do nome Elisá com a região grega chamada Élide ou Élis e com o nome pelo qual os gregos chamam seu país, "Hellas", parece ligar, originalmente, Elisá à Grécia continental.
Társis - (cba)
Gênesis 10:4
Este nome aparece frequentemente na Bíblia. Segundo Isaías 66:19 e Salmos 72:10, Társis era uma terra "remota". Tinha boas relações comerciais com Tiro, que de lá importava prata, ferro, estanho e chumbo (Ezequiel 27:12). Jonas pretendia fugir para Társis quando o Senhor o enviou a Nínive (Jonas 1:3). Provavelmente era a remota colônia fenícia localizada no distrito minerador do sul da Espanha, a Tartessus, mencionada pelos gregos e romanos, na área do médio e baixo rio Baetis (hoje Guadalquivir). "Társis", que significa "fundição" ou "refinaria", foi provavelmente o nome de diferentes locais com os quais os fenícios e, por vezes, os hebreus comercializaram metais em "navios de Társis" (Salmos 48:7; ver com. de 1 Reis 10:22).
- 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19 10 Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons. Salmos 72:10 12 Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta de riquezas; seus negociantes trocavam pelas tuas mercadorias prata, ferro, estanho, e chumbo. Ezequiel 27:12 3 Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor. Jonas 1:3 7 Com um vento oriental quebraste as naus de Társis. Salmos 48:7 22 Porque o rei tinha no mar uma frota de Társis, com a de Hirão; de três em três anos a frota de Társis voltava, trazendo ouro e prata, marfim, bugios e pavões. 1 Reis 10:22
Quitim - (cba)
Gênesis 10:4
Muitos comentaristas têm identificado Quitim com Chipre porque a capital de Chipre era chamada Kition. Isso concordaria com Isaías 23:1,12, que fala de Quitim como se não estivesse muito longe de Tiro e de Sidom. Em Jeremias 2:10 e Daniel 11:30, o nome Quitim denota os gregos em geral. Mas seu sentido primitivo, conforme o uso em Isaías, parece ser mais restrito. Portanto, é seguro identificar Quitim com Chipre ou com outras ilhas situadas nas proximidades da Grécia.
- 1 Oráculo acerca de Tiro. Uivai, navios de Társis, porque ela está desolada, a ponto de não haver nela casa nem abrigo; desde a terra de Quitim lhes foi isso revelado. 12 E disse: Não continuarás mais a te regozijar, ó oprimida donzela, filha de Sidom; levanta-te, passa a Chipre, e ainda ali não terás descanso. Isaías 23:1,12 10 Pois passai às ilhas de Quitim, e vede; enviai a Quedar, e atentai bem; vede se jamais sucedeu coisa semelhante. Jeremias 2:10 30 Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; por isso voltará, e se indignará contra o santo pacto, e fará como lhe aprouver. Voltará e atenderá aos que tiverem abandonado o santo pacto. Daniel 11:30
Dodanim - (cba)
Gênesis 10:4
Se esta grafia estiver correta, a referência deve ser aos dardânios, que viviam ao longo da costa noroeste da Ásia Menor. A LXX, contudo, traz Rodioi. A lista paralela de 1 Crônicas 1:7 traz Rodanim no hebraico, que os tradutores da ARC mudaram para Dodanim a fim de concordar com a grafia hebraica de Gênesis 10:4 (isso não acontece na ARA). As letras dalet (d) e resh(r) no hebraico são tão semelhantes que um escriba pode facilmente ter confundido o r com d nesse verso. Se a grafia original do nome era de fato Rodanim, provavelmente a referência é aos gregos da ilha de Rodes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 10:1-7
Este capítulo fala dos três filhos de Noé, dos quais descenderam as nações que existem na terra. Nenhuma nação, exceto os judeus, pode estar segura de qual destes setenta descende. Por amor ao Messias, somente os judeus conservaram a lista com os nomes dos pais e dos filhos. Contudo, muitos homens doutos mostraram, com alguma probabilidade, que nações da terra descenderam de cada um dos filhos de Noé. À posteridade de Jafé foram atribuídas as ilhas dos gentios; provavelmente a ilha da Bretanha entre as demais. Todos os lugares no além ar, em relação à Judéia, são chamados ilhas (Jeremias 25:22) ou costas [RVR 1960]. A promessa: "As ilhas aguardarão a sua doutrina" (Isaías 42:4), fala da conversão dos gentios à fé em Cristo.
|
- Análise em Cadeia 24 Naus virão das costas de Quitim, e afligirão a Assur; igualmente afligirão a Eber, que também será para destruição. Números 24:24 1 Oráculo acerca de Tiro. Uivai, navios de Társis, porque ela está desolada, a ponto de não haver nela casa nem abrigo; desde a terra de Quitim lhes foi isso revelado. 12 E disse: Não continuarás mais a te regozijar, ó oprimida donzela, filha de Sidom; levanta-te, passa a Chipre, e ainda ali não terás descanso. Isaías 23:1,12 30 Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; por isso voltará, e se indignará contra o santo pacto, e fará como lhe aprouver. Voltará e atenderá aos que tiverem abandonado o santo pacto. Daniel 11:30 12 Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta de riquezas; seus negociantes trocavam pelas tuas mercadorias prata, ferro, estanho, e chumbo. 25 Os navios de Társis eram as tuas caravanas para a tua mercadoria; e te encheste, e te glorificaste muito no meio dos mares. Ezequiel 27:12,25