Comentário Bíblico
Adventista
Considera - (cba)
Tiago 1:25
Neste ponto começa a aplicação da ilustração do “espelho” Tiago 1:24).
Lei - (cba)
Tiago 1:25
Deve haver uma alusão aos ensinos de Cristo concernentes à lei no Sermão do Monte (ver com. de Mateus 5:17,18). Além disso, é óbvio que há um estreito paralelo com os comentários de Paulo sobre a “lei” (ver com. de Romanos 2:12; ). No cap. 2, Tiago equipara a “lei” ao decálogo (Tiago 1:10,11) e é possível que também tenha se referido a esse código na presente passagem (ver GC, 466; sobre outra declaração inspirada a respeito da “lei” como ’ perfeita”, ver Salmos 19:7). A “lei perfeita” pode ser comparada à “palavra da verdade” (Tiago 1:18) e à “palavra em vós implantada" (Tiago 1:21), cujo cumprimento resulta numa vida de obediência. A “lei” é uma descrição do caráter de Deus, o verdadeiro padrão de justiça, e esboça o relacionamento verdadeiro entre Deus e a humanidade, bem como entre as pessoas. A "lei”, portanto, se torna um “espelho” por meio do qual a pessoa pode avaliar suas motivações e atitudes.
- 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:17,18 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11 Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos. Tiago 1:10,11 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Salmos 19:7 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18 21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. Tiago 1:21
Perfeita - (cba)
Tiago 1:25
Ver com. de Mateus 5:48; Tiago 1:4.
- 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. Tiago 1:4
Liberdade - (cba)
Tiago 1:25
Aquele que viola a lei restringe sua liberdade. O lema: “a obediência à lei é liberdade” é visto com frequência em paredes das salas de tribunais e é digno de lembrança para todo cristão. Quando, pela graça de Deus, a pessoa aceita o jugo do Salvador (Mateus 11:28-30), ela considera que a lei está claramente de acordo com seus interesses mais elevados e produz a máxima felicidade possível (ver DTN, 329). Então, ela enxerga a vontade divina como liberdade, e o pecado, como escravidão. O apóstolo aponta a lei moral como a regra infalível do dever (ver com. de Tiago 2:12). Quando percebemos os defeitos de caráter que ela revela em nós, e nos voltamos para Cristo para remediá-los, vemos que a lei aponta ao caminho da verdadeira liberdade, pois a mais plena liberdade é ficar livre do pecado. Porém, observar a lei, seja moral ou cerimonial, como meio de justificação a converte em um jugo de servidão (ver com. de Gálatas 2:16).
- 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Mateus 11:28-30 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16
Persevera - (cba)
Tiago 1:25
A lei será o caminho para a "liberdade" apenas para aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar (ver com. de Mateus 6:33). Ela traz liberdade somente aos que, pela graça de Deus, convertem num hábito o refletir o caráter de Cristo (ver com. de João 8:31-36).
- 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:31-36
Operoso praticante - (cba)
Tiago 1:25
A lei de Deus dá direção e motivação para se viver uma experiência cristã genuína. Assim, o cristão será um praticante de atos semelhantes aos de Cristo. Finalmente, todos serão julgados "segundo o seu procedimento" (Romanos 2:6), e apenas a “lei” fornece uma norma segura pela qual avaliar seus atos (ver com. de Romanos 2:6,13).
- 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; Romanos 2:6 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei Romanos 2:6,13
Bem-aventurado - (cba)
Tiago 1:25
Não há limites para as bênçãos que advêm àqueles que submetem totalmente sua vida a Deus (ver com. de Salmos 1:1-3; Mateus 19:29).
- 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:1-3 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:29
No que realizar - (cba)
Tiago 1:25
Literalmente “no seu fazer”. Ele será abençoado por obedecer à lei divina (ver Salmos 19:11). A ação em si não é a fonte de bênção, pois isso seria a justiça humana pelas obras. Porém, fazer a vontade de Deus remove barreiras que de outra forma nos apartam de Suas bênçãos.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Tiago 1:22-25
Veja Romanos 8:15-21.
Nota
Tiago 1:23-25
Veja Apocalipse 3:18.
O espelho moral de Deus
Tiago 1:23-27
Veja Romanos 7:7-9. Esta é a palavra do Deus vivo. A lei é o grande espelho moral de Deus. O homem deve comparar suas palavras, seu espírito, suas ações com a Palavra de Deus ... A verdadeira religião significa viver a Palavra em sua vida prática. Sua profissão não tem valor sem a prática prática da Palavra ( Manuscrito 7, 1898 ).
O Escritório do Espelho
Tiago 1:25
Ver 1 João 2:1,2. Este é um espelho para o qual devemos olhar e pesquisar todos os defeitos de caráter. Mas suponha que você olhe neste espelho e veja muitos defeitos em seu caráter, e então vá embora e diga: “Eu sou justo”; você será justo? Aos seus próprios olhos, você será justo e santo. Mas como será no tribunal de Deus? Deus nos deu uma regra e devemos cumprir suas exigências; se ousarmos fazer o contrário, pisotear isso sob nossos pés, e então nos levantarmos diante de Deus e dizermos: “Eu sou santo, eu sou santo”, estaremos perdidos no grande dia de contas.
O que aconteceria se saíssemos para as ruas e mantivéssemos nossas roupas com lama, e depois entrássemos em casa e, vendo nossas vestes imundas diante do vidro, disséssemos ao espelho: "Limpa-me da minha sujeira" ; isso nos limparia de nossa sujeira? Esse não é o cargo do espelho. Tudo o que pode fazer é revelar que nossas vestes estão contaminadas; não pode tirar a contaminação.
Assim é com a lei de Deus. Ele aponta os defeitos de caráter. Ela nos condena como pecadores, mas não oferece perdão ao transgressor. Não pode salvá-lo de seus pecados. Mas Deus fez uma provisão. Diz João: “Se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo”. Então, vamos a Ele e aí encontramos o caráter de Jesus, e a justiça de Seu caráter salva o transgressor - se tivermos feito de nossa parte tudo o que podíamos.
E ainda enquanto Ele salva o transgressor, Ele não anula a lei de Deus, mas Ele exalta a lei. Ele exalta a lei porque é o detector do pecado. E é o sangue purificador de Cristo que tira nossos pecados, quando vamos a Ele com contrição de alma buscando Seu perdão. Ele imputa Sua justiça, Ele assume a culpa (MS 5, 1885).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 1:22-25
Se ouvíssemos um sermão a cada dia da semana e um anjo do céu fosse o pregador, o fato de somente ouvir nunca nos levaria ao céu. Aqueles que são somente ouvintes enganam-se a si mesmos; e o engano de si mesmo, ao final, será achado o pior dos enganos. Se nos adulamos a nós mesmos é nossa própria falta. A verdade, tal como está em Jesus, não adula a ninguém. A palavra de verdade deve ser cuidadosamente ouvida com atenção, e exporá diante de nós a corrupção de nossa natureza, as desordens do nosso coração e de nossa vida; nos dirá claramente o que somos.
Nossos pecados são as manchas que a lei deixa expostas; o sangue de Cristo é a lavagem que o Evangelho ensina. Porém, ouvimos em vão a Palavra de Deus, e em vão olhamos o espelho do Evangelho, caso nos retiremos e nos esqueçamos de nossas manchas ao invés de lavá-las, e esquecermos o nosso remédio em lugar de recorrer a este. Isto acontece com aqueles que não ouvem a Palavra como deveriam. Ao ouvir a Palavra olhamos dentro dela em busca de conselho e direção, e quando a estudamos, ela transforma a nossa vida espiritual. Aqueles que se mantém na lei e na Palavra de Deus são e serão abençoados em todos os seus caminhos. Sua recompensa de graça no além estará relacionada à sua paz e consolo presente.
Cada parte da revelação divina tem seu uso, levando o pecador a Cristo para salvação, e guiando-o e exortando-o a andar em liberdade pelo Espírito de adoção, conforme os santos mandamentos de Deus. Observe a diferença: o homem não é abençoado por suas obras, mas em sua obra. O que nos levará ao céu não é o falar, mas o andar. Cristo se tornará mais precioso para a alma do crente, que por sua graça, se tornará mais idônea para a herança dos santos em luz.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 292

Refletindo a Cristo, Pág. 38

Cristo Triunfante, Pág. 59
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 O simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos. Provérbios 14:15 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20 5 Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; Hebreus 12:15 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. 9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. Salmos 19:7-10 32 Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração. 45 e andarei em liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos. 96 A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado. 97 Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. 98 O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. 99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. 100 Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. 101 Retenho os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra. 102 Não me aperto das tuas ordenanças, porque és tu quem me instrui. 103 Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca. 104 Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade. 105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:32,45,96-105 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:12,22,23 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32,36 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Romanos 8:15 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:17,18 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1 16 como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. 1 Pedro 2:16 14 Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes às suas ordens, e se tanto vós como o rei que reina sobre vós seguirdes o Senhor vosso Deus, bem está; 1 Samuel 12:14 31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; João 8:31 9 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:9,10 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42 43 E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus. Atos 13:43 22 Tendo, pois, alcançado socorro da parte de Deus, ainda até o dia de hoje permaneço, dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada senão o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer; Atos 26:22 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; Romanos 2:7,8 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. Romanos 11:22 23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. Colossenses 1:23 15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:15 16 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 1 João 2:24 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Tiago 1:23,24 11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa. Salmos 19:11 3 Bem-aventurados os que observam o direito, que praticam a justiça em todos os tempos. Salmos 106:3 2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, 3 que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele! Salmos 119:2,3 47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante: Lucas 6:47 28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam. Lucas 11:28 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:17 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58 13 Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; Gálatas 2:4 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2