Comentário Bíblico
Adventista
Amados - (cba)
1 João 4:7
João introduz outra fase de seu tema (cf. 1 João 4:1). A transição do tema sobre o discernimento dos espíritos para a necessidade de amor pode parecer abrupta, mas, na realidade, não é assim, pois o apóstolo continua a discutir as características daqueles que são "de Deus” (1 João 4:2). A capacidade de identificar falsos mestres é necessária para aqueles que são nascidos de Deus, mas João agora mostra que o amor também é essencial. Como a confissão ou a negação da realidade da encarnação é o teste-chave no plano da crença (1 João 4:2,3), de modo que a presença ou a ausência de amor genuíno seja a prova da qualidade moral de quem professa ser de Deus, pois o Espírito de Deus e o espírito de ódio não podem coexistir no mesmo coração.
- 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 1 João 4:1 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 1 João 4:2 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 1 João 4:2,3
Amemo-nos uns aos outros - (cba)
1 João 4:7
Ver com. de 1 João 3:11. É impressionante a relação entre "amados" e "amemo-nos uns aos outros”. Sua força se destaca mais com a tradução "amados, amai-vos uns aos outros”. Aqueles a quem João se dirige são amados por seus ministros e, por sua vez, são convidados a retribuir o amor que recebem e compartilhá-lo com outras pessoas.
Como podemos amar pessoas pelas quais não somos naturalmente atraídos? Aqueles a quem devemos amar nem sempre parecem dignos de amor, e é fácil nos afastarmos deles e dedicar nosso carinho àqueles que são compatíveis conosco. Deus e Cristo nos deixaram exemplos de amor universal (ver com. de Mateus 5:43-45; João 3:16; Romanos 5:8), e Eles darão a Seus seguidores a graça de amar todas as pessoas, até mesmo as aparentemente indignas de amor. Orar por aqueles a quem não amamos fortalece o amor de Deus em nosso coração e desperta um interesse no bem-estar alheio. À medida que aprendemos mais sobre Deus, o conhecimento acelera o entendimento; o entendimento, a simpatia; e a simpatia, o amor. Assim, podemos aprender a amar o outro, mesmo quando parece muito difícil fazê-lo (sobre esse tipo de amor, ver com. de Mateus 5:43,44).
- 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:43-45 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:43,44
O amor procede de Deus - (cba)
1 João 4:7
Esta é a razão que João dá para fundamentar seu apelo em favor do amor fraternal. Todo amor verdadeiro é derivado de Deus, que é a única fonte de amor. Todos os que são de Deus (ver com. de 1 João 4:2) devem, em razão da sua origem divina, mostrar o amor que vem de seu pai.
Todo aquele - (cba)
1 João 4:7
Ou, "quem” (cf. com. de 1 João 3:6).
Ama - (cba)
1 João 4:7
Ou, "continua a amar.” João não sugere que o ato de amar produz o novo nascimento, pois isso seria como esperar que o fruto produzisse a árvore que o deu, e seria contrário aos ensinamentos sobre o novo nascimento, como registrado pelo apóstolo (ver com. de João 3:3-5). Em vez disso, ele afirma que todo aquele que continua a amar demonstra que nasceu de novo.
É nascido de Deus - (cba)
1 João 4:7
Ou, "é de Deus (ver com. de 1 João 2:29; 1 João 3:9). Somente os que são nascidos de Deus podem amar no sentido cristão do termo.
- 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9
Conhece a Deus - (cba)
1 João 4:7
Ver com. de 1 João 2:3,4.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 4:7-21
Um chamado para os filhos de Deus amarem como o Pai ama.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 4:7-13
O Espírito de Deus é o Espírito de amor. O que não ama a imagem de Deus em seu povo não tem o conhecimento salvador que é dado por Deus. Ser bom e dar felicidade é a natureza de Deus. A lei de Deus é amor, e todos seriam perfeitamente felizes se a obedecessem. A provisão do Evangelho para o perdão dos pecados, e a salvação dos pecadores que consiste na glória e na justiça de Deus, demonstram que Deus é amor. O mistério e as trevas ainda pendem sobre muitas coisas. Deus tem se mostrado como sendo amor para que não deixemos de alcançar a felicidade eterna, a menos que sejamos incrédulos e impenitentes.
Nenhuma palavra nem algum pensamento nosso pode fazer justiça ao amor gratuito e surpreendente do Santo Deus para com os pecadores, que se encontra na pessoa e na cruz de Cristo. Existe amor entre Deus e os pecadores? Aqui está a origem: não que amássemos a Deus, mas que Ele nos amou gratuitamente. Seu amor não poderia ser concebido para ser infrutífero em nós, e quando seu fim e tema apropriados forem ganhos e produzirem, se poderá dizer que está aperfeiçoado. Assim, a fé é aperfeiçoada por suas obras. Assim se manifestará que Deus habita em nós por seu Espírito, que tudo faz novo.
O cristão que ama é um cristão perfeito; coloque-o para realizar qualquer dever bom e será perfeito para isso, e o fará com perícia. O amor aceita os afetos e os coloca naquilo que for útil para seus irmãos. O homem que se ocupa de algo com má vontade sempre o fará de uma maneira má. Querer que Deus habite em nós e nós nEle, eram desejos muitíssimo elevados para que os mortais os quisessem, se Deus não os permitissem. E como se pode saber se o testemunho disto procede do Espírito Santo? Aqueles que estão verdadeiramente persuadidos a ser filhos de Deus não podem senão chamá-lo Abba, Pai. Por amor a Ele, odeiam o pecado e tudo o que não concorde com a sua vontade, e têm o desejo são, de todo o coração, de fazer a sua vontade. Tal testemunho é o testemunho do Espírito Santo.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 817

Atos dos Apóstolos, Pág. 548

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 139

Minha Consagração Hoje, Pág. 166

Nossa Alta Vocação, Pág. 170

Testemunhos Seletos 3, Pág. 172

Exaltai-O, Pág. 188

Refletindo a Cristo, Pág. 214

Este Dia com Deus, Pág. 382

Conselhos para a Igreja, Pág. 43

Cuidado de Deus, Pág. 45

Exaltai-O, Pág. 84

Refletindo a Cristo, Pág. 84
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:20,21 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1 João 2:10 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 19 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração; 20 porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:10-23 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 1 João 5:1 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8 6 Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas. Deuteronômio 30:6 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10 porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 1 Tessalonicenses 4:9,10 7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:12 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:14 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 1 João 5:1 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:3 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6 9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Gálatas 4:9 7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 1 João 2:7 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 1 João 3:11 3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhececido dele. 1 Coríntios 8:3 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 1 João 2:3
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 817

Atos dos Apóstolos, Pág. 548

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 139

Minha Consagração Hoje, Pág. 166

Nossa Alta Vocação, Pág. 170

Testemunhos Seletos 3, Pág. 172

Exaltai-O, Pág. 188

Refletindo a Cristo, Pág. 214

Este Dia com Deus, Pág. 382

Conselhos para a Igreja, Pág. 43

Cuidado de Deus, Pág. 45

Exaltai-O, Pág. 84

Refletindo a Cristo, Pág. 84