Comentário Bíblico
Adventista
Que diremos, pois? - (cba)
Romanos 9:14
Esta pergunta introduz a primeira de duas possíveis objeções que um judeu poderia apresentar ao argumento de Paulo. A segunda está em Romanos 9:19. A eleição de Israel e a rejeição de Ismael e Esaú foram exemplos das escolhas de Deus que um judeu gostaria vivamente de aprovar. Mas Paulo argumenta que esses exemplos envolvem um princípio que justificaria a exclusão da então descrente nação judaica. Certamente, para essa conclusão, ele espera uma objeção imediata.
Há injustiça [...]? - (cba)
Romanos 9:14
A construção grega implica uma resposta negativa. Paulo responde a essa questão apelando a uma autoridade que não pode ser questionada por um judeu. Deus não pode ser acusado de ser injusto, pois as Escrituras deixam claro que Deus, em questão de eleição, não de salvação, decide segundo Sua própria vontade.
De modo nenhum! - (cba)
Romanos 9:14
Ver com. de Romanos 3:4.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 9:14-24
Qualquer coisa que Deus faz será justa. Por esta razão, o feliz povo santo de Deus deve ser diferente dos demais. Somente a graça de Deus os torna diferentes. Ele age como benfeitor nesta graça eficaz e prudente que distingue, porque a sua graça é somente sua. Ninguém a merece, de modo que aqueles que são salvos devem agradecer unicamente a Deus; e aqueles que perecem, devem culpar somente a si mesmos (Oséias 13:9). Deus não está obrigado além do que lhe pareça bem obrigar-se, segundo o seu pacto e promessa, que é a sua vontade revelada. Esta é aquela que receberá e não lançará fora àqueles que vêm a Cristo; porém, a escolha das almas para que venham é um favor antecipado.
Por que ainda encontras faltas? Esta não é objeção que a criatura pode fazer ao seu Criador, o homem contra Deus. A verdade, conforme expressa por Jesus, aniquila o homem, tornando-o menos do que nada, e estabelece a Deus como o soberano Senhor de tudo. Quem és tu, tão néscio, tão fraco. tão incapaz de julgar os conselhos divinos? É nosso dever submetermo-nos a Ele, e não contestá-lo. Os homens não permitiriam ao infinito Deus o mesmo direito soberano para decidir sobre os assuntos da criação, como o oleiro exerce o seu direito ao dispor de seu barro, quando do mesmo montão de barro pode fazer um vaso para uso mais honroso, e outro para uso mais vil? Deus não pode fazer injustiça, por mais que assim pareça aos homens. Ele deixará evidente que odeia o pecado. Além disso, criou vasos cheios de misericórdia. A santificação é a preparação da alma para a glória. Esta é a obra de Deus. Os pecadores se preparam para o inferno, mas Deus é quem prepara os santos para o céu; e a todos os que Deus destina para o céu, no além, a estes prepara agora.
Queremos saber quem são estes vasos de misericórdia? Aqueles que Deus chamou; e estes não somente são dos judeus, mas dos gentios. Certamente não pode haver injustiça em nenhuma destas dispensações divinas; não há injustiça em Deus que exerce sua benignidade, paciência e tolerância para com os pecadores sujeitos à culpa crescente, antes de trazer-lhes a destruição total. A falta está no próprio pecador embaraçado. Quanto a todos os que amam e temem a Deus, por mais que estas verdades pareçam além do alcance de seu entendimento, mesmo assim guardam silêncio diante dEle. É somente o Senhor quem nos torna diferentes; devemos adorá-lo por sua misericórdia perdoadora e por sua graça que cria de novo, e ser diligentes para assegurarmos a nossa vocação e eleição.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:1,5 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, Romanos 2:5 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) 6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? Romanos 3:5,6 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra? Gênesis 18:25 4 Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele. Deuteronômio 32:4 7 Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado no que fazeis; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes. 2 Crônicas 19:7 3 Perverteria Deus o direito? Ou perverteria o Todo-Poderoso a justiça? Jó 8:3 10 Pelo que ouvi-me, vós homens de entendimento: longe de Deus o praticar a maldade, e do Todo-Poderoso o cometer a iniqüidade! 11 Pois, segundo a obra do homem, ele lhe retribui, e faz a cada um segundo o seu caminho. 12 Na verdade, Deus não procederá impiamente, nem o Todo-Poderoso perverterá o juízo. 18 aquele que diz a um rei: ó vil? e aos príncipes: ó ímpios? 19 que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos? Jó 34:10-12,18,19 2 Tens por direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus? Jó 35:2 15 para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. Salmos 92:15 17 Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras. Salmos 145:17 1 Justo és, ó Senhor, ainda quando eu pleiteio contigo; contudo pleitearei a minha causa diante de ti. Por que prospera o caminho dos ímpios? Por que vivem em paz todos os que procedem aleivosamente? Jeremias 12:1 3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos. 4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. Apocalipse 15:3,4 7 E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. Apocalipse 16:7 11 pois para com Deus não há acepção de pessoas. Romanos 2:11 16 Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça! Lucas 20:16