Comentário Bíblico
Adventista
A Rocha - (cba)
Deuteronômio 32:4
Esta palavra aparece cerca de 30 vezes no AT como um título para Cristo, rei e líder da teocracia hebreia. Esta é a primeira vez que é usada com referência a Yahweh (ver também Deuteronômio 32:15,18,30,31). Ana faz uso desta mesma palavra (1 Samuel 2:2), bem como Davi (Salmos 18:1,2,31,46; Salmos 19:14 [onde "força minha" é literalmente "minha rocha"]; Salmos 28:1; Salmos 62:2,7) e muitos outros. A expressão aparece pela última vez no AT em Habacuque 1:12.
- 15 E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. 18 Olvidaste a Rocha que te gerou, e te esqueceste do Deus que te formou. 30 Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer rugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara? 31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso. Deuteronômio 32:15,18,30,31 2 Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como a nosso Deus. 1 Samuel 2:2 1 Eu te amo, ó Senhor, força minha. 2 O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. 31 Pois, quem é Deus senão o Senhor? e quem é rochedo senão o nosso Deus? 46 Vive o Senhor; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação, Salmos 18:1,2,31,46 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14 1 A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não emudeças para comigo; não suceda que, calando-te a meu respeito, eu me torne semelhante aos que descem à cova. Salmos 28:1 2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado. 7 Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio. Salmos 62:2,7 12 Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu santo? Nós não morreremos. Ó Senhor, para juízo puseste este povo; e tu, ó Rocha, o estabeleceste para correção. Habacuque 1:12
A rocha sólida, a montanha elevada e a cadeia de montes sugerem muitos dos atributos divinos. Os "montes eternos" fazem pensar na Sua eternidade (ver Salmos 90:2). O castelo inatingível com suas torres no topo da montanha é símbolo da inabalável defesa de Deus e de Seu fiel cuidado por Seus filhos (ver Salmos 18:2; Daniel 2:35). O Senhor também é descrito com a mesma figura como um lugar seguro para se habitar, um abrigo, uma sombra (ver Salmos 90:1; Isaías 32:2), e, novamente, como o fundamento sobre o qual está a igreja (Mateus 16:18; 1 Coríntios 3:11) e sobre o qual o cristão deve construir sua fé (Mateus 7:24).
- 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Salmos 90:2 2 O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Salmos 18:2 35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. Daniel 2:35 1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração. Salmos 90:1 2 um varão servirá de abrigo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande penha em terra sedenta. Isaías 32:2 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:11 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Mateus 7:24
Yahweh é a única Rocha verdadeira. As montanhas são símbolo de Sua fidelidade inabalável, Seu caráter imutável e Sua lealdade à igreja e a seus membros. A palavra "rocha" nunca se aplica ao ser humano.
Perfeitas - (cba)
Deuteronômio 32:4
Deus nunca deixa Sua obra inacabada ou imperfeita. Ele prosseguirá com o plano da salvação até a perfeita consumação.
Juízo - (cba)
Deuteronômio 32:4
Melhor traduzido por "justiça" (cf. Isaías 61:8, NVI). Tudo o que Deus faz está em harmonia com Sua natureza justa. Suas decisões são irrevogáveis e Seu proceder com os seres criados é perfeito. Ele é verdadeiramente um "Deus de justiça" (Isaías 30:18).
- 8 Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno. Isaías 61:8 18 Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam. Isaías 30:18
Fidelidade - (cba)
Deuteronômio 32:4
A palavra traduzida como "fidelidade" ou "verdade" (ACF) não se refere à doutrina verdadeira, isto é, a um conjunto de crenças. Refere-se à "verdade" como um princípio. Deus é verdadeiro para consigo mesmo; Ele age em harmonia com Seus atributos divinos. A palavra vem do verbo "ser seguro", "ser firme".
Não há nEle injustiça - (cba)
Deuteronômio 32:4
É impossível que Yahweh faça algo injusto, que engane alguém, que tenha algum defeito ético ou moral. Ele é Seu próprio padrão de conduta e a norma para todos os seres criados.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Deuteronômio 32:3-6
"Ele é a Rocha!" Esta é a primeira vez que Deus é assim chamado nas Escrituras. A expressão denota que o poder, a fidelidade e o amor divinos, revelados em Cristo e no Evangelho, formam um fundamento que não pode ser abalado nem movido, sobre o qual podemos edificar a nossa esperança de felicidade. Sob a sua proteção, podemos encontrar o refúgio de todos os nossos inimigos, e em todos os nossos problemas; assim como as rochas daqueles países eram como escudos contra os raios abrasadores do sol, e contra a força das tempestades, eram também como fortalezas contra o inimigo.
A sua "obra é perfeita" : a obra da redenção e salvação em que se divulga completamente a perfeição divina em todas as suas partes. Todos os tratos de Deus com as suas criaturas estão regulados por uma sabedoria que não pode errar, e por sua perfeita justiça. Certamente Ele é justo e reto, e cuida para que ninguém que venha a Ele se perca.
É apresentada uma grande acusação contra Israel, os filhos de Deus ainda têm as suas máculas enquanto estão neste estado imperfeito; se dissermos que não temos nenhum pecado ou mancha, enganaríamos a nós mesmos. Porém, o pecado de Israel não era habitual, notável e impenitente, o que são características dos filhos de Satanás.
Foram néscios ao abandonar a sua misericórdia em troca da vaidade mentirosa. Todos os pecadores voluntários, especialmente os transgressores de Israel, são néscios e ingratos.
- Veja também O Livro da Lei 32:1-4
Profetas e Reis, Pág. 394
O sábado na eternidade, 31 de Maio 32:4Jesus Meu Modelo, Pág. 158
Edificada sobre a rocha, 31 de Outubro 32:4A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 308
A Previsão da Cruz 32:4O Desejado de Todas as Nações, Pág. 413
A Previsão da Cruz 32:4O Desejado de Todas as Nações, Pág. 414
Por que Foi Permitido o Pecado? 32:4Patriarcas e Profetas, Pág. 43
No Sepulcro de José 32:4O Desejado de Todas as Nações, Pág. 769
|
- Análise em Cadeia 18 Olvidaste a Rocha que te gerou, e te esqueceste do Deus que te formou. 30 Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer rugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara? 31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso. Deuteronômio 32:18,30,31 2 Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como a nosso Deus. 1 Samuel 2:2 2 O Senhor é o meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador. 3 É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. 32 Pois quem é Deus, senão o Senhor? e quem é rocha, senão o nosso Deus? 47 O Senhor vive; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação, 2 Samuel 22:2,3,32,47 3 Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus, 2 Samuel 23:3 2 O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. 31 Pois, quem é Deus senão o Senhor? e quem é rochedo senão o nosso Deus? 46 Vive o Senhor; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação, Salmos 18:2,31,46 2 Desde a extremidade da terra clamo a ti, estando abatido o meu coração; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. 3 Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo. 4 Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre; dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas. Salmos 61:2-4 15 para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. Salmos 92:15 4 Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. Isaías 26:4 16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará. Isaías 28:16 2 um varão servirá de abrigo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande penha em terra sedenta. Isaías 32:2 16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Mateus 16:16-18 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 1 Coríntios 10:4 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 1 Pedro 2:6 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31 31 Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito, e a palavra do Senhor é fiel; é ele o escudo de todos os que nele se refugiam. 2 Samuel 22:31 30 Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam. Salmos 18:30 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Salmos 19:7 8 O Senhor aperfeiçoará o que me diz respeito. A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não abandones as obras das tuas mãos. Salmos 138:8 14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele: Eclesiastes 3:14 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 18 que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. Deuteronômio 10:18 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra? Gênesis 18:25 14 Quanto menos quando tu dizes que não o vês. A causa está perante ele; por isso espera nele. Jó 35:14 16 O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo; enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos. Salmos 9:16 2 Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono. Salmos 97:2 4 És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó. Salmos 99:4 18 Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam. Isaías 30:18 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:24 37 Agora, pois, eu, Nabucodonozor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são retas, e os seus caminhos justos, e ele pode humilhar aos que andam na soberba. Daniel 4:37 22 Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, João 5:22 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:32 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, Romanos 2:2,5 12 Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo? Tiago 4:12 3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos. 4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. Apocalipse 15:3,4 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Êxodo 34:6 5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade. Salmos 31:5 3 Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus. Salmos 98:3 5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração. Salmos 100:5 6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e que guarda a verdade para sempre; Salmos 146:6 1 Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltarte-ei a ti, e louvarei o teu nome; porque fizeste maravilhas, os teus conselhos antigos, em fidelidade e em verdade. Isaías 25:1 10 Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Jeremias 10:10 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1:14,17 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 10 Pelo que ouvi-me, vós homens de entendimento: longe de Deus o praticar a maldade, e do Todo-Poderoso o cometer a iniqüidade! Jó 34:10 15 para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. Salmos 92:15 13 Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que e mais justo do que ele. Habacuque 1:13 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 15 E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. Deuteronômio 32:15 9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos; Deuteronômio 7:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também O Livro da Lei 32:1-4
Profetas e Reis, Pág. 394
O sábado na eternidade, 31 de Maio 32:4Jesus Meu Modelo, Pág. 158
Edificada sobre a rocha, 31 de Outubro 32:4A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 308
A Previsão da Cruz 32:4O Desejado de Todas as Nações, Pág. 413
A Previsão da Cruz 32:4O Desejado de Todas as Nações, Pág. 414
Por que Foi Permitido o Pecado? 32:4Patriarcas e Profetas, Pág. 43
No Sepulcro de José 32:4O Desejado de Todas as Nações, Pág. 769