Comentário Bíblico
Adventista
Como está escrito - (cba)
Romanos 9:13
Uma citação de Malaquias 1:2,3.
Amei Jacó - (cba)
Romanos 9:13
Este versículo não explica o motivo da escolha de Jacó e a rejeição de Esaú por parte de Deus. Em vez disso, ele descreve a história dos dois filhos e dos dois povos que deles descenderam, Israel e Edom. Os descendentes bem como os antepassados estão incluídos. Isso é evidente a partir do contexto de Malaquias 1:2,3.
Porém Me aborreci de Esaú - (cba)
Romanos 9:13
Esta expressão não indica aborrecimento, como a palavra é entendida hoje, mas que Deus preferiu escolher Jacó a Esaú como progenitor da nação escolhida (ver com. de Romanos 9:10,11). Era comum nos tempos bíblicos o uso do termo “aborrecer” nesse sentido. Assim, a preferência de Jacó por Raquel implicava “aborrecer” Lia (Gênesis 29:30,31, ARC). Da mesma forma, Jesus fala sobre “aborrecer” pai e mãe (Lucas 14:26) e “odiar” a própria vida (João 12:25; comparar com Mateus 6:24; ver com. de Malaquias 1:3).
- 10 E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai 11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Romanos 9:10,11 30 Então Jacó esteve também com Raquel; e amou a Raquel muito mais do que a Léia; e serviu com Labão ainda outros sete anos. 31 Viu, pois, o Senhor que Léia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril. Gênesis 29:30,31 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24 3 e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Malaquias 1:3
Referindo-se à história dos patriarcas, Paulo mostra que a escolha do Israel espiritual (ver com. de Mateus 21:33-43), tendo em vista o fracasso dos judeus em cumprir o propósito divino, é plenamente coerente com Sua atitude no passado. Deus não estava sendo infiel a ninguém. Chamando a igreja cristã a cumprir Seus propósitos para com o mundo, Deus estava seguindo o mesmo princípio que empregou originalmente quando escolheu os israelitas e rejeitou os edomitas e os ismaelitas. Paulo começa então a provar que nem mesmo a presente rejeição significa que Deus é injusto.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 9:6-13
A rejeição dos judeus pela dispensação do Evangelho não quebrantou a promessa de Deus aos patriarcas. As promessas e as advertências se cumprirão. A graça não corre pelo sangue, e os benefícios da salvação nem sempre são encontrados nos privilégios externos da Igreja. Não somente foram escolhidos alguns da semente de Abraão e outros não, mas Deus operou conforme o conselho de sua vontade. Deus profetizou sobre Esaú e Jacó, nascidos em pecado, filhos da ira pela natureza, como os demais. Se fossem deixados a si mesmos, teriam continuado em pecado durante toda a vida, mas, por razões santas e sábias, que não nos são dadas a conhecer. Ele se propôs a mudar o coração de Jacó e deixar Esaú em sua maldade. Este caso de Esaú e Jacó ilumina a conduta divina para com a raça caída do homem.
Toda a Escritura mostra a diferença entre o cristão confesso e o crente verdadeiro. Os privilégios exteriores são concedidos a muitos que não são filhos de Deus. Contudo, há um estímulo completo para o uso diligente dos meios da graça que Deus tem determinado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Acaso não era Esaú irmão de Jacó? diz o Senhor; todavia amei a Jacó, 3 e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Malaquias 1:2,3 31 Viu, pois, o Senhor que Léia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril. 33 Concebeu outra vez, e deu à luz um filho; e disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, deu-me também este. E lhe chamou Simeão. Gênesis 29:31,33 15 Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e ambas lhe tiverem dado filhos, e o filho primogênito for da desprezada, Deuteronômio 21:15 24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga. Provérbios 13:24 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10:37 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25