Comentário Bíblico
Adventista
A maior parte da multidão - (cba)
Mateus 21:8
Ver com. de Mateus 21:9.
Estendeu - (cba)
Mateus 21:8
Sobre este costume como expressão de homenagem à realeza, ver com. de 2 Reis 9:13.
As suas vestes - (cba)
Mateus 21:8
Literalmente, “suas próprias vestes”, em contraste com as vestes dos discípulos (ver Mateus 21:7).
Ramos - (cba)
Mateus 21:8
Além dos ramos das oliveiras (dos quais o monte das Oliveiras recebeu o nome), havia ramos de palmeiras, que eram usados em conexão com uma entrada triunfal, como símbolo de vitória (comparar com as experiências de Simão e Judas Macabeu, em I Macabeus 13:51; 2 Macabeus 10:7). Em triunfo, Jesus caminhou antecipando-Se à cruz, onde, em aparente derrota, usando uma coroa de espinhos como "rei dos judeus” (João 19:19), Ele morreu como um poderoso conquistador.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 21:1-11
Esta vinda de Cristo foi descrita pelo profeta Zacarias (Zacarias 9:9). Quando Cristo aparecesse em sua glória, seria em mansidão, não em majestade, mas em misericórdia para realizar a obra da salvação. Como a mansidão e a pobreza externa foram plenamente vistas no Rei de Sião, e marcaram a sua entrada triunfal em Jerusalém, quão equivocadas estavam a cobiça, a ambição e a soberba da vida dos cidadãos de Sião.
Eles lhe trouxeram um jumento, mas Jesus não o usou sem o consentimento de seu dono. os acessórios utilizados como sela foram os que estavam à mão. Não devemos pensar que as roupas que vestimos são tão caras, a ponto de não podermos abandoná-las pelo serviço de Cristo. os sumos sacerdotes e anciãos uniram-se posteriormente à multidão que o maltratou na cruz; mas nenhum deles se uniu à multidão que lhe rendeu honras. os que tomam a Cristo como seu Rei devem colocar aos seus pés tudo o que possuem. Hosana significa "Salva agora, te rogamos"! Bendito o que vem em nome do Senhor! Mas de tão pouco valor é o aplauso do povo! A multidão instável se une ao clamor do dia, seja hosana ou, crucifica-o! Às vezes, as multidões parecem aprovar o Evangelho, mas poucos chegam a ser discípulos coerentes.
Quando Jesus ia entrar em Jerusalém, toda a cidade se comoveu; provavelmente aqueles que esperavam o Consolo de Israel foram comovidos pelo gozo; aqueles que faziam parte do grupo dos fariseus foram movidos pela inveja. Assim também as motivações da mente dos homens são variadas quanto à proximidade do reino de Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 40 No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias. Levítico 23:40 13 tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel! João 12:13 13 Então se apressaram, e cada um tomou a sua capa e a pôs debaixo dele, no mais alto degrau; e tocaram a buzina, e disseram: Jeú reina! 2 Reis 9:13