Comentário Bíblico
Adventista
Está escrito - (cba)
Mateus 21:13
A citação é de Isaías 56:7, que, tomada em seu contexto, refere-se especificamente ao fato de que os gentios deviam ser convertidos ao verdadeiro Deus (ver com. de Isaías 56:6-8).
- 7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Isaías 56:7 6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, 7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. 8 Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele, além dos que já se lhe ajuntaram. Isaías 56:6-8
Covil de salteadores - (cba)
Mateus 21:13
Ou, “antro de ladrões”. Jesus emprega a linguagem das Escrituras (ver com. de Jeremias 7:11) ao fazer Seu próprio comentário da cena diante dEle. Ao fazerem dos símbolos sagrados do Cordeiro de Deus uma fonte de lucro pessoal, os líderes estavam tornando comuns as coisas sagradas e roubando de Deus Sua honra e glória. Também roubavam de todos os adoradores o conhecimento do caráter e dos requisitos de Deus e, aos adoradores gentios, roubavam a oportunidade de conhecer a Deus como Ele é. Em seu espírito de ganância, os dignitários do templo não eram melhores que os ladrões.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 21:12-17
Cristo encontrou parte do átrio do templo convertido em mercado de gado e de coisas usadas nos sacrifícios, e parcialmente ocupado por cambistas. Nosso Senhor os lançou fora daquele lugar, como havia feito ao iniciar seu ministério (João 2:13-17). Suas obras testificavam dEle mais que os "Hosanas", e as curas que realizou no templo foram cumprimento da promessa, de que a glória da última casa seria maior que a glória da primeira. Se Cristo viesse agora à muitas partes da sua igreja visível, quantos males secretos descobriria e limparia! Quantas coisas que são praticadas diariamente sob o manto da religião. Ele não demonstraria que são mais adequadas para um covil de ladrões do que para uma casa de oração!
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 367

Cristo Triunfante, Pág. 279

Testemunhos Seletos 1, Pág. 500
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: Mateus 2:5 25 Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. João 15:25 5 Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre. Salmos 93:5 7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Isaías 56:7 11 Tornou-se, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor. Jeremias 7:11 17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. Marcos 11:17 46 dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores. Lucas 19:46