Comentário Bíblico
Adventista
Vier o senhor - (cba)
Mateus 21:40
Os arrendatários não respeitaram ninguém exceto o dono (João 8:41), que retornara para fazer uma investigação pessoal da situação. Ele voltara para julgá-los.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 21:28-46
Com a intensificação do conflito entre os líderes religiosos e Jesus, ele passou a contar uma série de parábolas que atacavam a arrogância, ambição e justiça própria dessas autoridades. Essas parábolas de confronto ilustram a grande virada na reação esperada ao Messias vindouro: os líderes de Israel o rejeitaram, ao passo que os excluídos e inaceitaveis o receberam. É o grande tema da virada e inversão completa que perpassa todos os evangelhos: aqueles de quem se presume a salvação acabam se perdendo e os "pecadores" se salvam.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 21:33-46
Esta parábola expressa claramente o pecado e a ruína da nação judaica; e o que é dito para acusá-los é dito para advertir a todos os que gozam dos privilégios da Igreja exteriormente. Assim como os homens tratam ao povo de Deus, tratariam ao próprio Cristo se estivesse com eles! Se somos fiéis a causa de Cristo, como podemos esperar uma recepção favorável da parte de um mundo ímpio ou dos ímpios que professam o cristianismo! Perguntemo-nos se nós, que temos a vinha e todas as suas vantagens, damos fruto na temporada devida, como família, como povo ou indivíduos. Nosso Salvador declara em sua pergunta que o Senhor da vinha virá, e quando vier, com toda certeza destruirá os maus.
Os sumos sacerdotes e os anciãos eram os construtores e não reconheciam suas doutrinas nem suas leis; desprezaram-no como pedra desprezível. Mas o que foi desprezado pelos judeus foi abraçado pelos gentios. Cristo sabe quem dará frutos do Evangelho, no uso dos meios do Evangelho. A incredulidade dos pecadores será sua ruína, ainda que Deus tenha muitas maneiras de refrear os remanescentes da ira, bem como para fazer com que o que é quebrantado redunde em seu louvor. Que Cristo venha a ser mais e mais precioso para as nossas almas, como firme Fundamento e Pedra angular de sua Igreja. Sigamos a Cristo, ainda que sejamos odiados e desprezados por amor a Ele.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 596

Profetas e Reis, Pág. 712

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 597
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e destruirá os lavradores, e dará a vinha a outros. Marcos 12:9 15 E lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha? 16 Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça! Lucas 20:15,16 29 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Hebreus 10:29