Comentário Bíblico
Adventista
Cegos e coxos - (cba)
Mateus 21:14
No cortejo triunfal, no dia anterior, os troféus que o poder de cura de Jesus tinha resgatado da opressão de Satanás marchavam gritando louvores ao Salvador (ver com. de Mateus 21:9). Quando Jesus começou a curar aqueles que se reuniam a Ele nos átrios do templo, Ele deu uma demonstração prática da verdade de que o templo tinha sido ordenado por Deus para atender às necessidades do pecador, e não à sua ganância. Parece que, por um breve momento, Jesus manteve completo controle do templo (ver Marcos 11:16) e, durante esse tempo, demonstrou, em parte, como esses recintos sagrados deviam ser usados. Ele tinha vindo à Terra para que as pessoas tivessem “vida [...] em abundância” (João 10:10), e não para que sacrificassem e lucrassem mais abundantemente.
- 9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! Mateus 21:9 16 e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; Marcos 11:16 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
no templo, cegos e coxos
Mateus 21:14
Jesus foi além de derrubar as mesas. Ele virou o sistema de adoração de cabeça para baixo. Pessoas enfermas não tinham permissão para entrar no templo. Somente os considerados puros e sãos tinham acesso. Além de aceitar e receber de bom grado esses inaceitáveis, Cristo os curou.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 21:12-17
Cristo encontrou parte do átrio do templo convertido em mercado de gado e de coisas usadas nos sacrifícios, e parcialmente ocupado por cambistas. Nosso Senhor os lançou fora daquele lugar, como havia feito ao iniciar seu ministério (João 2:13-17). Suas obras testificavam dEle mais que os "Hosanas", e as curas que realizou no templo foram cumprimento da promessa, de que a glória da última casa seria maior que a glória da primeira. Se Cristo viesse agora à muitas partes da sua igreja visível, quantos males secretos descobriria e limparia! Quantas coisas que são praticadas diariamente sob o manto da religião. Ele não demonstraria que são mais adequadas para um covil de ladrões do que para uma casa de oração!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Mateus 9:35 4 Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes: 5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:4,5 5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Isaías 35:5 1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. 2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. 3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 5 E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa. 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. 9 Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, Atos 3:1-9 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4:23