Comentário Bíblico
Adventista
Segundo - (cba)
Mateus 21:30
Este filho representa todos os que professam ser filhos de Deus, mas falham em fazer Sua vontade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 21:28-46
Com a intensificação do conflito entre os líderes religiosos e Jesus, ele passou a contar uma série de parábolas que atacavam a arrogância, ambição e justiça própria dessas autoridades. Essas parábolas de confronto ilustram a grande virada na reação esperada ao Messias vindouro: os líderes de Israel o rejeitaram, ao passo que os excluídos e inaceitaveis o receberam. É o grande tema da virada e inversão completa que perpassa todos os evangelhos: aqueles de quem se presume a salvação acabam se perdendo e os "pecadores" se salvam.
Nada a elogiar
Mateus 21:28-31
Cristo não condenou o primeiro filho por recusar a ordem. Ao mesmo tempo, Ele não o elogiou. A classe que desempenha o papel do filho que disse: “Eu não vou”, não merece crédito por ocupar a posição que desempenha. Essa franqueza aberta não deve ser elogiada como uma virtude. Esta franqueza de caráter, santificada pela verdade e santidade, fará corajosas testemunhas de Cristo; mas usado como é pelo pecador, é insultuoso e desafiador, e aproxima-se da blasfêmia. Porque um homem não é um hipócrita, ele não é menos um pecador. Quando os apelos do Espírito Santo chegam ao coração, nossa única segurança consiste em responder a eles sem demora ( Manuscrito 127, 1899 ).
É necessária mais do que uma promessa
Mateus 21:28-31
A história de Israel conforme apresentada nesta parábola deve ser estudada por todos os que desejam praticar os ensinos de Cristo. A vinha representa a igreja. Os dois filhos são as duas classes de homens e mulheres do mundo. O Senhor chama cada membro de Sua igreja para trabalhar em Sua vinha. Devemos compreender nossa relação com Cristo. Cristo deve habitar em nosso coração para que conservemos diante de nós princípios puros, elevados incentivos à retidão moral. Nosso trabalho não é apenas prometer , mas fazer. A honestidade e a integridade devem nos ligar a Deus para cumprir Sua palavra ao pé da letra. Que os que ouvem a mensagem que Deus envia hoje se acautelem, para que não sigam o exemplo dos exaltados judeus. Deus não se propõe a remover de nosso caminho tudo o que cria dúvidas ou questionamentos em relação ao trabalho de Seus servos. Ele dá base para a fé suficiente para convencer a mente cândida e sincera; mas mais evidências do que isso nunca mudará a determinação interior de resistir à luz ( Manuscrito 127, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 21:28-32
As parábolas que repreendem se dirigem claramente aos ofensores, e os julgam por suas próprias bocas. A parábola dos dois filhos enviados a trabalhar na vinha serve para mostrar que os que não sabiam que o batismo de João era de Deus, foram envergonhados pelos que o sabiam e o reconheciam. Toda a raça humana é como crianças a quem o Senhor tem criado; elas tem se rebelado contra Ele, só que algumas são mais convincentes em sua desobediência do que outras. Às vezes acontece que o rebelde atrevido é levado ao arrependimento, e chega a ser servo do Senhor, enquanto o formalista se endurece no orgulho e na inimizade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Mateus 23:3 31 E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro. Ezequiel 33:31 17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; 18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, 20 instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade; 21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adultéras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? 24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão. Romanos 2:17-25 16 Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra. Tito 1:16