Comentário Bíblico
Adventista
Cedo de manhã - (cba)
Mateus 21:18
[A figueira sem fruto, Mateus 21:18-22 = Marcos 11:12,13,14,20,21,22,23,24]. Seguindo um arranjo tópico dos fatos, Mateus une as duas partes da história da figueira sem fruto (para uma sequência cronológica dos eventos, ver com. de Marcos 11:12).
- 18 Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome; 19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. 20 Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? 21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; 22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mateus 21:18-22 12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, 13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. 20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. 21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Marcos 11:12,13,14,20,21,22,23,24 12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, Marcos 11:12
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ramos que frutificam
Mateus 21:18-20
Ver Marcos 11:12-14. O Senhor estava com fome. Elerepresentava um povo faminto por frutas que deveriam ter, mas não recebeu de uma figueira aparentemente florescente. As necessidades espirituais não foram supridas para satisfazer as pessoas a quem Cristo havia prometido Sua vida salvar por Sua graça e justiça.
Quando o Senhor está com as pessoas que têm conhecimento e vantagens na iluminação espiritual, e quando comunicam o que receberam de Deus, são ramos que dão frutos. Eles recebem a rica bênção de Deus e são produtores de frutos. Como resultado seguro, nas mãos de Deus e sob a influência do Espírito Santo, eles são homens poderosos. Constantemente, eles representam perante o mundo a grande bondade de Deus, não apenas em termos espirituais, mas também em termos temporais. Eles prevalecerão; pois na verdade Deus está com eles ( Manuscrito 65, 1912 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 21:18-22
A maldição da figueira estéril, representa o estado dos hipócritas em geral, e assim nos ensina que Cristo busca o poder da religião naqueles que a professam, e o sabor dela naqueles que dizem possuí-la. Suas expectativas sobre os professos que florescem costumam frustrar-se; Ele vem a muitos buscando frutos, porém, só encontra folhas. Uma profissão falsa de fé frequentemente murcha neste mundo, e este é o efeito da maldição dada por Cristo. A figueira que não possuía frutos logo perdeu as suas folhas. Isto representa em particular o estado da nação e do povo judeu. Nosso Senhor só encontrou neles folhas. Depois que rejeitaram a Cristo, a cegueira e a dureza de coração lhes foram acrescentadas até serem derrotados e desarraigados de seu lugar e de sua nação. o Senhor foi justo nisto. Temamos muito a condenação pronunciada para a figueira estéril.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, 13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. Marcos 11:12,13 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Mateus 4:2 1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Mateus 12:1 2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome. Lucas 4:2 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. 20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. 21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Marcos 11:14,20,21,22,23,24