Comentário Bíblico
Adventista
Tendo ouvido - (cba)
Atos 5:21
A obediência dos apóstolos é imediata.
Ao romper do dia - (cba)
Atos 5:21
Ou, “por volta do amanhecer”. A Mishnah afirma que os sacrifícios começavam a ser oferecidos no templo assim que havia luz no céu matinal (Yoma, 3.1, ed. Soncino, Talmude, p. 131; Tamicl, 3.2, ed. Soncino, Talmude, p. 18).
Ensinavam - (cba)
Atos 5:21
Era isto que os saduceus do Sinédrio haviam proibido os apóstolos de fazer (At 4.17, 18). Eles estavam enfurecidos porque galileus não instruídos ensinavam sem autorização e porque falavam sobre a ressurreição, que haviam testemunhado Jesus Cristo, o crucificado, ressuscitar dos mortos. Mas os apóstolos tinham recebido ordens divinas. A igreja tem a missão de apresentar o evangelho de Cristo ao mundo doente por causa do pecado. Nunca deve negligenciar essa tarefa.
Chegando, porém, o sumo sacerdote - (cba)
Atos 5:21
Isto é, à câmara do Sinédrio, para decidir o que fazer com os apóstolos presos. As autoridades ainda não sabiam da libertação misteriosa.
Os que - (cba)
Atos 5:21
Ver com. de Atos 5:17.
Sinédrio - (cba)
Atos 5:21
O caso diante deles era tão importante que não pouparam esforços para reunir o maior número possível de membros. A presença de Gamaliel revela que não foram chamados apenas os saduceus para o encontro, mas também fariseus e outros (ver Atos 5:34).
Senado - (cba)
Atos 5:21
Do gr. gerousia, o nome da assembléia de anciãos de Esparta. A palavra era usada para se referir ao Sinédrio em Jerusalém. Tratava-se de um grupo oficial de anciãos, qualificados pela idade e experiência para dar conselhos em ocasiões especiais. É possível que tenhe ocorrido uma reunião semelhante de “todos os anciãos”, em Atos 22:5.
Cárcere - (cba)
Atos 5:21
Do gr. desmõtêrion, “lugai onde são mantidos homens atados”. Este palavra é diferente da usada em Atos 5:18, e sugere que os apóstolos foram amarrados depois de serem presos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 5:17-25
Não há cárcere tão escuro nem tão seguro em que Deus não possa entrar e visitar os seus, e se lhe agrada, tirá-los dali. A recuperação das enfermidades e a libertação dos problemas nos são concedidos, não para que desfrutemos das consolações da vida, mas para que Deus seja honrado com os serviços de nossa vida. Não é próprio que os pregadores do Evangelho de Cristo se escondam em lugares distantes quando têm a oportunidade de pregar a uma grande congregação. Devem pregar aos mais vis, cujas almas são tão preciosas para Cristo quanto às almas dos mais nobres. Falai a todos, porque todos estão incluídos. Falai como aqueles que decidem defender, viver e morrer por algo. Dizei todas as palavras desta divina vida celestial, comparada à qual, esta vida atual terrena não merece o nome de vida. Falai as palavras de vida que o Espírito Santo coloca em vossas bocas. As palavras do Evangelho são palavras de vida; palavras pelas quais podemos ser salvos. Quão infelizes são aqueles que se sentem angustiados pelo êxito do Evangelho! Não podem deixar de ver que a Palavra e o poder do Senhor estão contra eles, e tremendo pelas consequências, mesmo assim seguem adiante!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Então chegou alguém e lhes anunciou: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo, em pé, a ensinar o povo. Atos 5:25 37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras. 38 E todo o povo ia ter com ele no templo, de manhã cedo, para o ouvir. Lucas 21:37,38 2 Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava. João 8:2 17 Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja, 24 E quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas palavras ficaram perplexos acerca deles e do que viria a ser isso. Atos 5:17,24 5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, 6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. Atos 4:5,6 2 Ora, quando ouviram que lhes falava em língua hebraica, guardaram ainda maior silêncio. E ele prosseguiu. 3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje. 15 Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. Atos 22:2,3,15 66 Logo que amanheceu reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziam ao sinédrio deles, onde lhe disseram: Lucas 22:66 35 Replicou Pilatos: Porventura sou eu judeu? O teu povo e os principais sacerdotes entregaram-te a mim; que fizeste? João 18:35 22 para, a seu gosto, dar ordens aos príncipes, e ensinar aos anciãos a sabedoria. Salmos 105:22 7 E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto? Atos 4:7 18 Logo que amanheceu, houve grande alvoroço entre os soldados sobre o que teria sido feito de Pedro. 19 E Herodes, tendo-o procurado e não o achando, inquiriu as sentinelas e mandou que fossem justiçadas; e descendo da Judéia para Cesaréia, demorou-se ali. Atos 12:18,19 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Mateus 5:22 27 E tendo-os trazido, os apresentaram ao sinédrio. E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 34 Mas, levantando-se no sinédrio certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, acatado por todo o povo, mandou que por um pouco saíssem aqueles homens; 41 Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. Atos 5:27,34,41