Comentário Bíblico
Adventista
Alguém chegou - (cba)
Atos 5:25
Neste momento, a manhã já devia estar findando. O Sinédrio fora reunido, mas ainda não sabia do paradeiro dos apóstolos, até que a notícia das atividades dos apóstolos se espalhou.
Recolhestes no cárcere - (cba)
Atos 5:25
As palavras soaram quase como um escárnio aos líderes judeus: “vocês os colocaram na prisão, mas eles estão ocupados no templo fazendo justamente aquilo que vocês os proibiram de fazer em qualquer lugar”.
Estão - (cba)
Atos 5:25
A frase diz literalmente, “no templo de pé e ensinando”, numa referência à ordem do anjo (Atos 5:20). Eles agiam como quem sabe a obra que deve fazer, um trabalho que sofrerá interferência temporária, mas que foi retomado táo logo quanto possível. O ensino ao povo era a ofensa que encolcrizava os saduceus. Se os apóstolos estivessem apenas cultuando, mantendo para si a nova fé, não seriam incomodados. iMas eles receberam uma ordem e se sentiam impelidos a cumpri-la. Era seu dever propagar a fé. Sofrer perseguição por partilhar a fé é melhor do que ter a consciência culpada por escondê-la “debaixo do alqueire” (Mateus 5:15).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 5:17-25
Não há cárcere tão escuro nem tão seguro em que Deus não possa entrar e visitar os seus, e se lhe agrada, tirá-los dali. A recuperação das enfermidades e a libertação dos problemas nos são concedidos, não para que desfrutemos das consolações da vida, mas para que Deus seja honrado com os serviços de nossa vida. Não é próprio que os pregadores do Evangelho de Cristo se escondam em lugares distantes quando têm a oportunidade de pregar a uma grande congregação. Devem pregar aos mais vis, cujas almas são tão preciosas para Cristo quanto às almas dos mais nobres. Falai a todos, porque todos estão incluídos. Falai como aqueles que decidem defender, viver e morrer por algo. Dizei todas as palavras desta divina vida celestial, comparada à qual, esta vida atual terrena não merece o nome de vida. Falai as palavras de vida que o Espírito Santo coloca em vossas bocas. As palavras do Evangelho são palavras de vida; palavras pelas quais podemos ser salvos. Quão infelizes são aqueles que se sentem angustiados pelo êxito do Evangelho! Não podem deixar de ver que a Palavra e o poder do Senhor estão contra eles, e tremendo pelas consequências, mesmo assim seguem adiante!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 deitaram mão nos apóstolos, e os puseram na prisão pública. 19 Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, tirando-os para fora, disse: 20 Ide, apresentai-vos no templo, e falai ao povo todas as palavras desta vida. 21 Ora, tendo eles ouvido isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o sinédrio, com todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram guardas ao cárcere para trazê-los. Atos 5:18-21