Comentário Bíblico
Adventista
Depois desse - (cba)
Atos 5:37
Ou seja, depois do rebelde Teudas.
Judas, o galileu - (cba)
Atos 5:37
Este rebelde existiu e é chamado por josefo (Antiguidades, xviii.1.1) de “gaulonita”, isto é, da região a leste da Galileia. Mas em outros textos (ibid., xx.5.2; Guerra dos Judeus, ii.8.1 [118]) ele é chamado de “galileu”; portanto, não há conflito entre Lucas e Josefo nesse ponto. Foi séria a insurreição de Judas, cujo objetivo era alcançar independência completa para Israel em relação a Roma. O movimento proibiu o pagamento de impostos a César. Quaisquer armas podiam ser usadas na causa da liberdade. A guerra era caracterizada como religiosa, judas e seus seguidores eram fariseus. Embora o movimento tenha sido derrotado, e seu líder, morto, deu origem a uma seita ou um partido, o dos zelotes.
Recenseamento - (cba)
Atos 5:37
Ver com. de Lucas 2:1. Não se trata do mesmo mencionado em Lucas 2:2. A revolta de Judas ocorreu cerca de sete anos depois (Josefo, Antiguidades, xviii.1.1). Judas declarou que o recenseamento era o início da escravidão e conclamou toda nação a proclamar sua liberdade.
- 1 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Lucas 2:1 2 Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. Lucas 2:2
Muitos - (cba)
Atos 5:37
As evidências textuais se dividem entre “muito povo”, “muitas pessoas” e simplesmente “pessoas”.
Pereceu - (cba)
Atos 5:37
Josefo não registrou o destino de Judas e seu partido, mas é possível que Gamaliel soubesse e fosse alguém qualificado para dar os detalhes preservados neste versículo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 5:34-42
O Senhor ainda tem todos os corações em suas mãos, e às vezes dirige a prudência do sábio do mundo para refrear os perseguidores. O bom senso nos ensina a ser prudentes, uma vez que a experiência e a observação indicam que o êxito das fraudes em matéria de religião tem sido muito breve. Ser reprovados pelo mundo por amor a Cristo deve ser a nossa verdadeira preferência, porque faz com que nos coloquemos mais de acordo com Ele e sirvamos os seus interesses. Eles se regozijaram nisto. Se sofrermos o mal por fazermos o bem, desde que o soframos fazendo o bem, como é o nosso dever, devemos nos regozijar nessa graça que nos capacitou para agir assim. Os apóstolos não pregavam a si mesmos, mas a Cristo. Esta era a pregação que mais ofendia aos sacerdotes. Pregar a Cristo deve ser a atividade constante dos ministros do Evangelho; a Cristo crucificado, a Cristo glorificado; nada fora disto, a não ser o que se refere a isto. Qualquer que seja a nossa situação ou nível social nesta vida, devemos procurar conhecê-lo e glorificar o seu nome.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Lucas 2:1 1 Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. Lucas 13:1 5 o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento? 6 Ainda que a sua exaltação suba até o ceu, e a sua cabeça chegue até as nuvens, 7 contudo, como o seu próprio esterco, perecerá para sempre; e os que o viam perguntarão: Onde está? 8 Dissipar-se-á como um sonho, e não será achado; será afugentado qual uma visão da noite. 9 Os olhos que o viam não o verão mais, nem o seu lugar o contemplará mais. Jó 20:5-9 14 Eis que o mau está com dores de perversidade; concedeu a malvadez, e dará à luz a falsidade. 15 Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez. Salmos 7:14,15 15 Afundaram-se as nações na cova que abriram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé. 16 O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo; enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos. Salmos 9:15,16 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus 26:52 1 Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. 2 Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Lucas 13:1,2 2 Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. Lucas 2:2