Comentário Bíblico
Adventista
Teudas - (cba)
Atos 5:36
Possível abreviação do nome gr. Theodorus, “presente de Deus”. A única referência extrabíblica a um homem com este nome vem de Josefo. Ele fala de uma insurreição liderada por Teudas, que, afirmando ser profeta, persuadiu “grande parte do povo” a segui-lo. Ele prometeu dividir o Jordão e ahrir passagem livre. O procurador Cúspio Fado (44 ou 45 d.C.) logo reprimiu o levante, capturou e executou seu líder, mandando a cabeça do revolucionário para Jerusalém (Antiguidades, xx.5.1).
De acordo com Gamaliel, citado por Lucas, Teudas apareceu antes de Judas da Galileia (Atos 5:37), o qual se rebelou “nos dias do recenseamento”, ou seja, em 6 ou 7 d.C. Portanto, não é possível considerar que Lucas e Josefo se refiram ao mesmo evento. Poucos eruditos atribuem o erro a Josefo atualmente, e não há motivo válido para acusar Lucas de ter cometido um erro factual. Citando Gamaliel, o autor de Atos menciona que “quatrocentos homens” seguiram a Teudas, enquanto Josefo afirma que grande parte do povo” seguiu o falso profeta. Alguns veem nisso uma sugestão de que os dois escritores se referem a eventos diferentes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 5:34-42
O Senhor ainda tem todos os corações em suas mãos, e às vezes dirige a prudência do sábio do mundo para refrear os perseguidores. O bom senso nos ensina a ser prudentes, uma vez que a experiência e a observação indicam que o êxito das fraudes em matéria de religião tem sido muito breve. Ser reprovados pelo mundo por amor a Cristo deve ser a nossa verdadeira preferência, porque faz com que nos coloquemos mais de acordo com Ele e sirvamos os seus interesses. Eles se regozijaram nisto. Se sofrermos o mal por fazermos o bem, desde que o soframos fazendo o bem, como é o nosso dever, devemos nos regozijar nessa graça que nos capacitou para agir assim. Os apóstolos não pregavam a si mesmos, mas a Cristo. Esta era a pregação que mais ofendia aos sacerdotes. Pregar a Cristo deve ser a atividade constante dos ministros do Evangelho; a Cristo crucificado, a Cristo glorificado; nada fora disto, a não ser o que se refere a isto. Qualquer que seja a nossa situação ou nível social nesta vida, devemos procurar conhecê-lo e glorificar o seu nome.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Ora, estava ali certo homem chamado Simão, que vinha exercendo naquela cidade a arte mágica, fazendo pasmar o povo da Samária, e dizendo ser ele uma grande personagem; Atos 8:9 24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24 3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 5 Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? 6 E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado. 7 Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; 2 Tessalonicenses 2:3-7 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 2 Pedro 2:18 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Judas 1:16 3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. 5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra. Apocalipse 17:3,5 38 Não és porventura o egípcio que há poucos dias fez uma sedição e levou ao deserto os quatro mil sicários? Atos 21:38 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 2 Pedro 2:2 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Mateus 24:26 6 Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram; Gálatas 2:6 3 Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3