Comentário Bíblico
Adventista
No mesmo instante - (cba)
Atos 5:10
A morte de Safira foi tão imediata quanto a do marido.
Expirou - (cba)
Atos 5:10
Ver com. de Atos 5:5.
Acharam-na morta - (cba)
Atos 5:10
Em cumprimento da profecia de Pedro.
Sepultaram-na - (cba)
Atos 5:10
Não houve cerimônia funeral na ocasião desta tragédia dupla, a despeito dos cuidados dispensados aos mortos em outras ocasiões (cf. Lucas 23:55,56).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Sacralidade de votos e promessas
Atos 5:1-11
As pessoas precisam ficar impressionadas com a santidade de seus votos e promessas para a causa de Deus. Essas promessas geralmente não são consideradas tão obrigatórias quanto uma nota promissória de homem para homem. Mas é uma promessa menos sagrada e obrigatória porque foi feita a Deus? Por faltar alguns termos técnicos e não poder ser cumprido por lei, o cristão desconsiderará a obrigação à qual deu sua palavra? Nenhuma nota legal ou garantia é mais obrigatória do que uma promessa feita à causa de Deus ( The Review and Herald, 23 de maio de 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 5:1-11
O pecado de Ananias e Safira foi que as pessoas pensassem que eles eram discípulos eminentes, quando não eram discípulos verdadeiros. Os hipócritas podem negar-se a si mesmos, e deixar suas vantagens mundanas em um determinado caso se tiverem a perspectiva de alcançar benefícios em outro. Ambicionavam a riqueza do mundo e não confiavam em Deus, nem em sua providência. Pensavam que podiam servir a Deus e a Mamom, e poderiam enganar os apóstolos. O Espírito de Deus em Pedro viu o princípio de incredulidade que reinava no coração de Ananias. Qualquer que tenha sido a insinuação de Satanás, este não poderia ter enchido o coração de Ananias com esta maldade, se ele não houvesse consentido.
A falsidade dele foi o intento de enganar o Espírito de verdade, que falava e agia tão manifestamente por meio dos apóstolos. O delito de Ananias não foi reter parte do preço do terreno; poderia ter ficado com tudo se quisesse; seu delito foi tentar impor-se sobre os apóstolos com uma mentira espantosa unida à cobiça, com o desejo de ser visto. Se pensamos que podemos enganar a Deus, fatalmente enganaremos a nossa própria alma. Como é triste ver as relações que deveriam estimular-se mutuamente às boas obras, endurecerem-se mutuamente no que é mau! Este castigo, na realidade foi uma misericórdia para muitas pessoas. Ele faria as pessoas examinarem a si mesmas rigorosamente, com oração e terror da hipocrisia, cobiça e vanglória, e a continuarem agindo assim. Impediria o aumento dos falsos crentes. Aprendamos com isto quão odiosa a falsidade é para o Deus da verdade, e não somente evitar a mentira direta, mas todas as vantagens obtidas com o uso de expressões duvidosas e de significado duplo em nosso falar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Atos 5:5 13 E aconteceu que, profetizando eu, morreu Pelatias, filho de Benaías. Então caí com o resto em terra, e clamei com grande voz, e disse: Ah Senhor Deus! darás fim cabal ao remanescente de Israel? Ezequiel 11:13