Comentário Bíblico
Adventista
O sumo sacerdote - (cba)
Atos 22:5
Isto é, Ananias (Atos 23:2). Segundo a cronologia da vida de Paulo adotada por este Comentário, Caifás (ver com. de Lucas 3:2) ainda era o sumo sacerdote na época (35 d.C.) da conversão de Paulo. Ananias foi o sétimo sumo sacerdote depois de Caifás.
- 2 Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca. Atos 23:2 2 sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. Lucas 3:2
Todos os anciãos - (cba)
Atos 22:5
Do gr. presbyterion, “presbitério”, neste caso, uma provável referência ao Sinédrio. Embora talvez houvessem se passado 23 anos desde a conversão de Paulo, alguns dos “anciãos” vivos na época devem ter ajudado a sancionar sua perseguição aos cristãos (Atos 8:3; Atos 9:1,2).
- 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. Atos 8:3 1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, 2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Atos 9:1,2
Cartas - (cba)
Atos 22:5
Ver com. de Atos 9:2; 2 Coríntios 3:1-3.
- 2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Atos 9:2 1 Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós? 2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 3 sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:1-3
Irmãos - (cba)
Atos 22:5
Paulo se refere aos conterrâneos judeus com delicadeza (ver com. de Atos 22:1; Deuteronômio 18:15).
- 1 Irmãos e pais, ouvi a minha defesa, que agora faço perante vós. Atos 22:1 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; Deuteronômio 18:15
Ia - (cba)
Atos 22:5
Literalmente, “estava indo”, isto é, estava a caminho (ver com. de Atos 9:3).
Damasco - (cba)
Atos 22:5
O zelo religioso de Paulo o levara a terras estrangeiras, primeiramente, para perseguir os cristãos e, mais tarde, para proclamar o cristianismo.
Manietados - (cba)
Atos 22:5
Ou, “algemados”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo nunca esqueceu sua conversão notável
Atos 22:5-16
Ver Atos 26:9-16. O apóstolo nunca poderia esquecer sua conversão de um perseguidor de todos os que crêem em Cristo para um crente Nele. Que influência essa conversão teve em toda a sua vida após a morte! Que encorajamento foi quando ele trabalhou ao lado dAquele que antes ridicularizava e desprezava. Ele nunca poderia esquecer a garantia transmitida a ele na primeira parte de seu ministério. Ele podia falar com inteligência porque tinha uma experiência, um conhecimento pessoal do Senhor Jesus Cristo. Ele tinha uma fé viva e permanente, pois cultivava o senso da presença de Cristo em todas as suas obras. Ele recebia forças na oração e, como fiel soldado de Cristo, sempre esperava ordens de seu capitão. Nenhuma quantidade de obstáculos empilhados diante dele, poderia levá-lo a considerar o trabalho como uma impossibilidade, pois ele percebeu que "todas as coisas são possíveis para aqueles que crêem" (Manuscrito 114, 1897 ).
Em todos os lugares onde o apóstolo Paulo foi chamado para ir após sua conversão, ele fez uma apresentação vívida do ministério dos anjos celestiais em sua conversão ( Manuscrito 29, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 22:1-11
O apóstolo se dirigiu à multidão enfurecida, com o seu costumeiro estilo de respeito e boa vontade. Paulo relata com muitos detalhes a história da sua vida pregressa, comenta que a sua conversão foi por completo um ato de Deus. Os pecadores condenados são cegados pelo poder das trevas, uma cegueira perdurável, como a dos judeus incrédulos. Os pecadores convencidos de seus pecados, são cegados, como Paulo, não pelas trevas, mas pela luz. Por um tempo são levados à perda dentro de si mesmos, mas é para que o seu ser seja iluminado.
O simples relato dos cuidados do Senhor para conosco, levando-nos da oposição a professar e contribuir para o progresso do seu Evangelho, se for feito com um espírito reto, e do modo correto, costuma impressionar mais do que os discursos elaborados, ainda que equivalha a uma plena prova da verdade, como é demonstrada na transformação realizada na vida do apóstolo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, 2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 14 e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Atos 9:1,2,14 10 o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam. 12 Indo com este encargo a Damasco, munido de poder e comissão dos principais sacerdotes, Atos 26:10,12 5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, Atos 4:5 21 Ora, tendo eles ouvido isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o sinédrio, com todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram guardas ao cárcere para trazê-los. Atos 5:21 66 Logo que amanheceu reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziam ao sinédrio deles, onde lhe disseram: Lucas 22:66 1 Irmãos e pais, ouvi a minha defesa, que agora faço perante vós. Atos 22:1 3 Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; 4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; Romanos 9:3,4 14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 1 Timóteo 4:14 29 Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Atos 2:29 17 Agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades. Atos 3:17 26 Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a nós é enviada a palavra desta salvação. Atos 13:26 1 Fitando Paulo os olhos no sinédrio, disse: Varões irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. Atos 23:1 17 Passados três dias, ele convocou os principais dentre os judeus; e reunidos eles, disse-lhes: Varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; 21 Mas eles lhe disseram: Nem recebemos da Judéia cartas a teu respeito, nem veio aqui irmão algum que contasse ou dissesse mal de ti. Atos 28:17,21