Comentário Bíblico
Adventista
Não te faças negligente - (cba)
1 Timóteo 4:14
Ou, "não descuides .
Dom - (cba)
1 Timóteo 4:14
Do gr. charisma, “dom da graça" (vercom.de Romanos 1:11; Romanos 12:6). Paulo se refere às habilidades especiais de Timóteo para administrar (ver 1 Timóteo 1:18; 1 Timóteo 4:11), para analisar habilmente os ensinamentos polêmicos (ver 1 Timóteo 1:3,4; 1 Timóteo 6:5) e à sua rara capacidade de clareza no ensino (1 Timóteo 4:6,11). Todos os cristãos têm algum "dom”, cujo exercício fortalecerá a igreja (ver com. de Romanos 12:6). No entanto, nenhum "dom” deve ser motivo de vanglória, pois todos se originam unicamente em Deus. As consequências da negligência do “dom" pessoal de alguém são temíveis. Em primeiro lugar, diminui a eficiência da salvação de outras pessoas, e o programa geral da igreja sofre. Em segundo lugar, o resultado no caráter do negligente membro da igreja se revelará plenamente no juízo (comparar com Mateus 25:14-30).
- 11 Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos; Romanos 1:11 6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Romanos 12:6 18 Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, 1 Timóteo 1:18 11 Manda estas coisas e ensina-as. 1 Timóteo 4:11 3 Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, 4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé... 1 Timóteo 1:3,4 5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; 1 Timóteo 6:5 6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 11 Manda estas coisas e ensina-as. 1 Timóteo 4:6,11 14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. 29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. 30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 25:14-30
Paulo ordena a todos os ministros que se entreguem sem reservas à sua sagrada vocação e que evitem interesses concorrentes que absorvam o tempo e a energia que deveriam ser dedicados a servir a igreja confiada a seus cuidados.
Mediante profecia - (cba)
1 Timóteo 4:14
Ou, “pela profecia". Deus comunicou Sua vontade a Timóteo mediante Paulo e outros profetas da igreja cristã (ver com. de 1 Timóteo 1:18).
Imposição das mãos - (cba)
1 Timóteo 4:14
O “dom” de Timóteo para dirigir a igreja não lhe foi concedido no momento de sua ordenação. Nenhum poder especial fluiu pelas mãos do “presbitério”. Ao contrário, o serviço de ordenação reconheceu a capacidade e a consagração de Timóteo, e, portanto, expressou a aprovação da igreja à sua nomeação como dirigente. Todos os que são assim ordenados estão autorizados a realizar os ritos da igreja (sobre o conceito bíblico da imposição das mãos na ordenação, ver com. de Atos 6:6).
Presbitério - (cba)
1 Timóteo 4:14
Do gr. presbiiterion, “conselho de anciãos” (ver com. de Atos 11:30; 1 Timóteo 3:1).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O poder intelectual não é suficiente
1 Timóteo 4:13-16
Ver 2 Timóteo 2:1,2,3,7,15. O encargo dado a Timóteo deve ser atendido em todas as famílias e tornar-se um poder educador em cada família e em cada escola. ...
O objetivo mais elevado de nossa juventude não deve ser se esforçar para algo novo. Não havia nada disso na mente e na obra de Timóteo. Devem ter em mente que, nas mãos do inimigo de todo o bem, somente o conhecimento pode ser um poder para destruí-los. Foi um ser muito intelectual, que ocupou uma posição elevada entre a multidão angelical, que finalmente se tornou um rebelde; e muitas mentes de realizações intelectuais superiores estão agora sendo levadas cativas por seu poder ( The Youth's Instructor, 5 de maio de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Timóteo 4:11-16
A juventude dos homens não deverá ser desprezada se estes se abstiverem da vaidade e de coisas vãs. Aqueles que ensinam por meio de sua doutrina, devem também ensinar por meio de seu modo de viver. O discurso destes deve ser edificante; a sua conversação deve ser santa; devem ser exemplos de amor a Deus e a todos os homens bons, um exemplo de mentalidade espiritual. Os ministros devem ocupar-se destas coisas como sendo as suas principais obras e tarefas. Por estes meios o seu proveito será manifesto em todas as coisas e a todas as pessoas; esta é a forma de ganhar conhecimento e graça, e também de ganhar a outros. A doutrina de um ministro do Senhor deve estar em conformidade com as Escrituras, deve ser clara, evangélica e prática; deve ser bem expressa, explicada, defendida e aplicada. Porém, estes deveres não permitem que haja tempo livre para os prazeres mundanos, visitas vãs ou a conversação ociosa, e muito pouco, se o houvesse, para aquilo que é pura diversão ou somente algo ornamental. Todo crente deve ser capacitado para que o seu proveito seja evidente a todos os homens; que procure experimentar o poder do Evangelho em sua alma, e dar fruto em sua vida.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. 29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. 30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 25:14-30 12 Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar. 13 E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. 14 Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós. 15 E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado. 16 Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. 17 Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. 18 Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. 19 A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades. 20 E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço; 21 pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste. 22 Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei; 23 por que, pois, não puseste o meu dinheiro no banco? então vindo eu, o teria retirado com os juros. 24 E disse aos que estavam ali: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas. 25 Responderam-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. 26 Pois eu vos digo que a todo o que tem, dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. Lucas 19:12-26 6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8 19 Não extingais o Espírito; 1 Tessalonicenses 5:19 6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos. 2 Timóteo 1:6 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ma quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 4:9-11 18 Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, 1 Timóteo 1:18 22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. 1 Timóteo 5:22 6 e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos. Atos 6:6 17 Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Atos 8:17 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. Atos 13:3 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:6 6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos. 2 Timóteo 1:6 30 o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo. Atos 11:30
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Paulo Em 1 Timóteo 4:1 Está Quebrando a Lei Dos Alimentos Impuros de Levítico 11?
