Comentário Bíblico
Adventista
Esforcemo-nos - (cba)
Hebreus 4:11
Ou, “sejamos zelosos”, “façamos todo o esforço”. É necessário esforço diligente e determinado a fim de entrar no “descanso” de Deus.
Pois - (cba)
Hebreus 4:11
Hebreus 4:11-16 fazem uma aplicação prática do princípio estabelecido em Hebreus 3:7 a Hebreus 4:10, de que resta um “repouso” para o “povo de Deus” (Hebreus 4:9). Essa aplicação prática à experiência cristã consiste em um tríplice apelo: esforçar-nos para entrar no descanso de Deus (Hebreus 4:11); “conservar firmes a nossa confissão” (Hebreus 4:14); e “achegar-nos confiadamente junto ao trono da graça” (Hebreus 4:16). Aquele que segue esse conselho desfrutará o descanso que Deus oferece a cada cristão sincero.
- 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:11-16 7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Hebreus 3:7 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Hebreus 4:10 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:11 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16
Descanso - (cba)
Hebreus 4:11
Do gr. katapausis (ver com. de Hebreus 3:11).
A fim de que ninguém - (cba)
Hebreus 4:11
Aquele que se esforça para “entrar naquele descanso” se desvia da armadilha da descrença em que o antigo Israel caiu.
Caia - (cba)
Hebreus 4:11
O oposto de entrar. O fato de que os antigos israelitas “caíram no deserto” (Hebreus 3:17) indica que eles deixaram o Egito com a intenção de entrar na terra prometida. Quando se diz que uma pessoa ficou aquém do “descanso" de Deus, fica implícito que havia se proposto a entrar nele. Os cristãos indiferentes são aqueles que, hoje, caem, “segundo o mesmo exemplo de desobediência”. Com relação a esse problema, o conselho é apresentado na parábola do semeador (ver com. de Mateus 13:5-7).
- 17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? Hebreus 3:17 5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Mateus 13:5-7
O mesmo exemplo - (cba)
Hebreus 4:11
Ou seja, o exemplo da escolha e do destino do antigo Israel, em Cades-Barneia e, depois, quando estabelecidos na terra prometida.
Desobediência - (cba)
Hebreus 4:11
Ver com. de Hebreus 3:19.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O Resto Obtido pelo Trabalho
Hebreus 4:9,11
Veja Provérbios 31:27. O resto aqui falado é o descanso da graça, obtido seguindo a prescrição, Trabalhe diligentemente. Os que aprendem de Jesus Sua mansidão e humildade encontram descanso na experiência de praticar Suas lições. Não é na indolência, na facilidade egoísta e na busca de prazer que o descanso é obtido. Aqueles que não desejam prestar ao Senhor serviço fiel, sincero e amoroso não encontrarão descanso espiritual nesta vida ou na vida futura. Somente do trabalho fervoroso vem a paz e a alegria no Espírito Santo - felicidade na terra e glória no futuro.
Portanto, trabalhemos. Fale freqüentemente palavras que serão uma força e uma inspiração para aqueles que os ouvem. Somos indiferentes uns aos outros. Esquecemos que nossos companheiros de trabalho muitas vezes precisam de palavras de esperança e ânimo. Quando alguém está com problemas, invoque-o e fale palavras de conforto. Esta é a verdadeira amizade ( Manuscrito 42, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 4:11-16
Observe a finalidade proposta: repouso espiritual e eterno; o repouso de graça aqui, e o de glória no além; em Cristo na terra; com Cristo no céu. Depois do devido e diligente labor virá o repouso, doce e satisfatório; o trabalho de agora se transformará no repouso mais prazeroso quando chegar. Trabalhemos e estimulemo-nos uns aos outros a ser diligentes em nosso dever.
As Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus. Quando Deus a estabelece por seu Espírito, convence, converte e consola poderosamente. Faz com que a alma que tem sido orgulhosa por muito tempo torne-se humilde, e o espírito perverso torne-se manso e obediente. Os hábitos pecaminosos que têm se tornado naturais para a alma, estando profundamente arraigados nela, são separados e cortados pela espada. Trará à luz os pensamentos e propósitos dos homens e a vileza de muitos, os princípios maus que os movem, e as finalidades pecaminosas para as quais atuam. A Palavra mostrará ao pecador tudo o que há no seu coração.
Firmemos as doutrinas da fé cristã em nossas mentes, seus princípios vivificantes em nossos corações, sua confissão franca em nossos lábios e submetamos as nossas vidas a eles. Cristo executou uma parte de seu sacerdócio na terra ao morrer por nós; executa a outra parte no céu, intercedendo pela causa de seu povo e apresentando as suas ofertas. A critério da sabedoria infinita, era necessário que o Salvador dos homens fosse alguém que tivesse o sentimento de companheirismo que nenhum ser, salvo um congênere, poderia ter; portanto, era necessário que experimentasse realmente todos os efeitos do pecado que pudessem ser separados de sua verdadeira culpa. Deus enviou o seu Filho em semelhança da carne do pecado (Romanos 8:3); quanto mais puro e santo Ele era, menos disposto deve ter estado de pecar em sua natureza, e mais profunda deve ter sido a impressão de seu mal; consequentemente, Ele deve ter estado mais preocupado para livrar o seu povo da culpa e do poder do pecado.
Devemos nos animar, pela excelência de nosso Sumo Sacerdote, a irmos diretamente ao trono da graça. A misericórdia e a graça são as coisas que queremos; misericórdia que perdoe todos os nossos pecados, e graça que purifique as nossas almas. Além de nossa dependência diária de Deus para as provisões presentes, há épocas para as quais devemos prover em nossas orações; tempos de tentação, seja pela adversidade, seja pela prosperidade, e especialmente em nosso momento de morrer. Devemos ir ao trono de justiça com reverência e santo temor; não como arrastados, mas como convidados ao trono de misericórdia onde reina a graça. Só pelo sangue de Jesus temos ousadia para entrar no Lugar Santíssimo; Ele é o nosso Advogado e adquiriu tudo o que as nossas almas possam desejar ou querer.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Hebreus 4:1 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; Hebreus 6:11 13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13 12 E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto. 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Mateus 11:12,28-30 24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24 16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. Lucas 16:16 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27 12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; Filipenses 2:12 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:10,11 12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; 18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:12,18,19 19 Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, Atos 26:19 30 Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. Romanos 11:30-32 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, Efésios 2:2 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:6 6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Colossenses 3:6 16 Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra. Tito 1:16 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3 6 se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:6 6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hebreus 4:6