Comentário Bíblico
Adventista
Liberdade - (cba)
Gálatas 5:1
Ou seja, a liberdade da salvação pela fé direta mente em Cristo, sem ter em conta os requisitos do sistema cerimonial (ver com. de Gálatas 3:25; Gálatas 4:5,31).
- 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Gálatas 3:25 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:5,31
Cristo nos libertou - (cba)
Gálatas 5:1
Ver com. de Gálatas 3:22-29; Gálatas 4:4,5,31.
- 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. 23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:22-29 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:4,5,31
Permanecei, pois - (cba)
Gálatas 5:1
A linha de pensamento iniciada em Gálatas 4:22 prossegue sem interrupção. Paulo exorta os galatas a permanecer fiéis ao evangelho como ele originalmente proclamou (Gálatas 1:6-9) e que não se deixem influenciar no menor grau pelo falso evangelho dos judaizantes. Essa advertência é de suprema importância hoje, em face das inúmeras teorias não bíblicas sobre a salvação e a justificação pela fé (Efésios 4:14).
- 22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Gálatas 4:22 6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:6-9 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4:14
Para que a pessoa permaneça "firme ”, ela deve estar sobre uma base sólida. Para o cristão, essa base é a verdade estabelecida nas Sagradas Escrituras. O cristão diligente persevera no exame das Escrituras (2 Timóteo 3:16,17; T5, 708) e, em seguida, examina-se a si mesmo para descobrir se permanece lirme na lé (2 Coríntios 13:5). Não importa quanto a pessoa conheça sobre as Escrituras e sua interpretação, ela deve sempre continuar sua busca por mais verdades. C) propósito de Deus é que o cristão continuamente “[cresça] na graça e no conhecimento de Cristo (2 Pedro 3:18), compreendendo que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18).
- 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17 5 Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18
Não vos submetais - (cba)
Gálatas 5:1
Ou, “não sejais seduzidos . Os gálatas tinham saído da escravidão aos ídolos quando receberam o evangelho de Paulo. Porém, aceitar os princípios do judaísmo seria retornar a um estado semelhante de escravidão (ver com. de Gálatas 4:3,9). Isso significava praticamente renunciar por completo a Cristo. Negar ou abandonar a verdade deixa a pessoa vulnerável ao erro e ao pecado. É pecado não fazer o que sabemos ser correto (Tiago 4:17).
- 3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo; 9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Gálatas 4:3,9 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gálatas 5:1
Veja Romanos 8:15-21.
A controvérsia sobre a circuncisão
Gálatas 5:1-2
Ver 1 Coríntios 1:10-13. Fações também estavam começando a aumentar por meio da influência de mestres judaizantes, que insistiam que os convertidos ao cristianismo deviam observar a lei cerimonial em matéria de circuncisão. Eles ainda afirmavam que o Israel original era o filho exaltado e privilegiado de Abraão, e tinha direito a todas as promessas feitas a ele. Eles sinceramente pensaram que, tomando este meio-termo entre judeus e cristãos, eles teriam sucesso em remover o ódio que se ligava ao Cristianismo, e iriam reunir um grande número de judeus.
Eles vindicaram sua posição, que estava em oposição à de Paulo, mostrando que a conduta do apóstolo, em receber os gentios na igreja sem circuncisão, impedia mais judeus de aceitar a fé do que havia adesões dos gentios. Assim, eles desculparamsua oposição aos resultados das deliberações calmas dos servos reconhecidos de Deus. Eles se recusaram a admitir que a obra de Cristo abrangia o mundo inteiro. Eles alegaram que Ele era o único Salvador dos hebreus; portanto, eles afirmavam que os gentios deveriam receber a circuncisão antes de serem admitidos aos privilégios da igreja de Cristo.
Após a decisão do conselho de Jerusalém com relação a esta questão, muitos ainda tinham essa opinião, mas não pressionaram mais sua oposição. O conselho tinha, naquela ocasião, decidido que os convertidos da igreja judaica poderiam observar as ordenanças da lei mosaica se quisessem, enquanto essas ordenanças não deveriam ser tornadas obrigatórias para os convertidos dos gentios. A classe oposta agora tirou vantagem disso, para fazer uma distinção entre os observadores da lei cerimonial e aqueles que não a observavam, sustentando que os últimos estavam mais distantes de Deus do que os primeiros.
A indignação de Paulo foi agitada. Sua voz se ergueu em severa repreensão: "Se sois circuncidados, Cristo de nada vos aproveitará." O partido que sustentava que o cristianismo não tinha valor sem a circuncisão se colocou contra o apóstolo, e ele teve que encontrá-los em todas as igrejas que fundou ou visitou: em Jerusalém, Antioquia, Galácia, Corinto, Éfeso e Roma. Deus o incitou à grande obra de pregar a Cristo, e Ele foi crucificado; circuncisão ou incircuncisão não era nada. O grupo judaizante considerou Paulo um apóstata, empenhado em quebrar a parede divisória que Deus havia estabelecido entre os israelitas e o mundo. Eles visitaram todas as igrejas que ele organizou, criando divisões. Sustentando que o fim justificaria os meios, eles circularam falsas acusações contra o apóstolo, e se esforçou para trazê-lo ao descrédito. Quando Paulo, ao visitar as igrejas, seguiu esses opositores zelosos e inescrupulosos, ele encontrou muitos que o viam com desconfiança e alguns que até desprezavam seu trabalho.
Essas divisões com respeito à lei cerimonial e os méritos relativos dos diferentes ministros que ensinavam a doutrina de Cristo, causaram ao apóstolo muita ansiedade e trabalho árduo ( Esboços da Vida de Paulo, 121 , 122 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 5:1-6
Cristo não será o Salvador de alguém que não o receba e confie nEle como o seu único Salvador. Demos ouvidos às advertências e às exortações do apóstolo, a estarmos firmes na doutrina e na liberdade do Evangelho. Todos os verdadeiros cristãos, que são ensinados pelo Espírito Santo, esperam pela vida eterna, pela recompensa da justiça, e pelo objeto de sua esperança, como dádiva de Deus por meio de sua fé em Jesus Cristo, e não por amor às suas próprias obras.
O judeu convertido pode observar as cerimónias ou afirmar a sua liberdade; o gentio pode desprezá-las ou tomar parte nelas, sempre e quando não dependa destas. Nenhum privilégio ou profissão exterior de fé, servirão para que sejam aceitos por Deus, sem que tenham a fé sincera em nosso Senhor Jesus Cristo. A verdadeira fé é uma graça que age, trabalha por amor a Deus e aos nossos irmãos. Que estejamos entre aqueles que, pelo Espírito Santo, aguardam a esperança da justiça pela fé.
O perigo anterior não estava em coisas sem importância em si mesmas, como agora o são em muitas formas e observâncias. Porém, sem a fé que trabalha por meio do amor, tudo mais carece de valor, e comparado a isto, todas as demais coisas são de escasso valor.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 106

Nos Lugares Celestiais, Pág. 147

Exaltai-O, Pág. 355

Nossa Alta Vocação, Pág. 84
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 23 Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. Provérbios 23:23 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58 13 Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes. 1 Coríntios 16:13 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, Efésios 6:14 27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; Filipenses 1:27 8 porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor. 1 Tessalonicenses 3:8 15 Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. 2 Tessalonicenses 2:15 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; Hebreus 3:6,14 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; 35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10:23,35-39 3 Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. 20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Judas 1:3,20,21 25 mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Apocalipse 2:25 3 Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Apocalipse 3:3 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gálatas 5:13 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; Gálatas 2:4 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Gálatas 3:25 26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:26,31 12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 51:12 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Mateus 11:28-30 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32-36 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Romanos 6:14,18 3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. 6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7:3,6 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 1 Coríntios 7:22 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17 16 como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. 1 Pedro 2:16 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 2 Pedro 2:19 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; Gálatas 2:4 9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Gálatas 4:9 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Mateus 23:4 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Atos 15:10 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, 17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. 18 Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, 19 e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. 20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, 21 tais como: não toques, não proves, não manuseies 22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Colossenses 2:16-22 8 dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda, 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), Hebreus 9:8-11 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32,36 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Romanos 8:15