Comentário Bíblico
Adventista
Mansidão - (cba)
Gálatas 5:23
Ou. "gentileza", “humildade (ver com. de Mateus 5:5; Mateus 11:29).
- 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mateus 5:5 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
Domínio próprio - (cba)
Gálatas 5:23
Literalmente, “autocontrole". A palavra inclui muito mais do que se abster de bebidas alcoólicas.
Significa moderação em todas as coisas e domínio completo de cada paixão e apetite. Os excessos de todo tipo são excluídos. É possível ser intemperante mesmo no trabalho para o Senhor, ao descuidar das leis da saúde (quanto ao ideal cristão de perfeição, ver com. de 1 Coríntios 10:31; cf. com. de Mateus 5:48). Evidências textuais favorecem a inclusão da palavra "pureza" a esta lista de virtudes cristãs.
- 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48
Não há lei - (cba)
Gálatas 5:23
Não há nenhuma condenação aos que ordenam sua vida desta maneira. “Obras" como essas são recomendadas (ver com. de Gálatas 5:6,13,14), enquanto as “obras" do sistema cerimonial são condenadas (Gálatas 5:1,4). Apenas os que refletem em sua vida essas características do Espírito são livres e podem desfrutar genuína felicidade. Só eles estão em paz com Deus e com as pessoas.
- 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:6,13,14 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. Gálatas 5:1,4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A habitação do Espírito
Gálatas 5:22-23
Ver Efésios 5:9. A influência do Espírito Santo é a vida de Cristo na alma. Não vemos Cristo e falamos com Ele, mas Seu Espírito Santo está tão perto de nós em um lugar como em outro. Funciona em e por meio de cada um que recebe a Cristo. Aqueles que conhecem a habitação do Espírito revelam os frutos do Espírito - amor, alegria, paz, longanimidade, brandura, bondade, fé ( Manuscrito 41, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 5:16-26
Se fôssemos cuidadosos para agir sob a direção e poder do bendito Espírito Santo, mesmo que não fôssemos libertos dos estímulos e da oposição da natureza corrupta que procura permanecer em nós, esta não nos dominaria. Os crentes estão envolvidos em um conflito, onde desejam esta graça capaz de alcançar a vitória plena e rápida. Aqueles que desejam entregar-se à direção do Espírito Santo, não estão sob a lei como pacto de obras, nem expostos à sua espantosa maldição. O ódio que possuem contra o pecado e a sua busca pela santidade mostram que possuem uma parte na salvação que é trazida pelo Evangelho.
As obras da carne são muitas, e são manifestas. Estes pecados excluíram os homens do céu. Porém, quantas pessoas que se dizem cristãs vivem desta maneira, e declaram que estão à espera do céu! Os frutos do Espírito, ou da natureza renovada que devemos ter, são enumerados. Assim, o apóstolo os nomeia, bem como as obras da carne, que são daninhas não somente para os próprios homens, mas tendem a tomá-los mutuamente nocivos. Deste modo o apóstolo observa aqui o fruto do Espírito, que tende a tornar os cristãos mutuamente agradáveis e felizes. O fruto do Espírito mostra a evidência de que eles são dirigidos pelo Espírito.
A descrição das obras da carne e do fruto do Espírito nos diz o que devemos evitar e resistir, e o que devemos desejar e cultivar; este é o anelo e a obra sincera de todos os verdadeiros cristãos. O pecado já não reina agora em seus corpos mortais, de modo que o obedeçam (Romanos 6:12), pois eles procuram destruí-lo. O Senhor Jesus Cristo jamais reconhecerá aqueles que se rendem para serem servos do pecado. E não basta que cessemos de fazer o mal, mas devemos aprender a fazer o bem. A nossa conversação deverá estar de acordo com o princípio que nos dirige e nos governa (Romanos 8:5). Devemos mortificar as obras da carne, e a caminhar na nova vida sem desejar a -vanglória, nem de modo indevido a estima e o aplauso dos homens; não provoquemo-nos nem invejemonos mutuamente, mas buscando dar estes bons frutos com maior abundância, que são, por meio de Jesus Cristo, para o louvor e a glória de Deus.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 388

O Grande Conflito, Pág. 474
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei. Atos 24:25 25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. 1 Coríntios 9:25 8 mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante; Tito 1:8 2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; Tito 2:2 9 reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, 1 Timóteo 1:9 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:18