Comentário Bíblico
Adventista
Todos ficaram cheios - (cba)
Atos 2:4
Este é o cumprimento da “promessa do Pai" (ver com. de Atos 1:4,5) e o resultado dos dez dias de espera em oração. Os discípulos foram instruídos a orar, pedindo o Espírito (Lucas 11:13). Na noite seguinte â ressurreição, Cristo “soprou sobre eles" e declarou: “Recebei o Espírito Santo” (João 20:22). Preenchendo o mais prolundo do ser e despertando cada faculdade de ação intensa, o Espírito prometido veio sobre eles. A partir de então, ingressaram na experiência dos profetas, pensando e falando, com o dom de línguas, palavras que não vinham deles mesmos (cf. 2 Pedro 1:21).
- 4 Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. 5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Atos 1:4,5 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:22 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21
Não se deve pensar que o derramamento do Espírito se limitou aos apóstolos. As palavras e o contexto levam o leitor a crer que todos os reunidos, inclusive as mulheres, participaram do recebimento do dom do Espírito Santo. Se não fosse o caso, dificilmente Pedro podería ter citado a aplicação da profecia de Joel como o fez em seu discurso (Atos 2:16-18).
Espírito Santo - (cba)
Atos 2:4
O AT tem muitas referências claras ao Espírito de Deus (entre elas, Números 24:2; Juízes 6:34; 1 Samuel 16:13; 2 Samuel 23:2; 2 Crônicas 24:20; Salmos 51:11; Isaías 48:16; Ezequiel 11:5; Joel 2:28,29). Mas nenhuma manifestação do Espírito no AT pode se comparar à que sobreveio aos discípulos no Pentecostes, considerando a identificação inequívoca do Agente, a plenitude do derramamento e os resultados que se seguiram. É por isso que esse fato costuma ser considerado o nascimento da igreja. Os grandes episódios da vida terrena de Jesus, incluindo nascimento, batismo e recebimento do Espírito Santo, crucifixão, ressurreição e ascensão, tiveram suprema importância e centralidade no desenvolvimento do plano da salvação. Mas o derramamento do Espírito no dia do Pentecostes confirmou a aceitação celestial do grande sacrifício de Cristo e Sua entronização com o Pai (ver AA, 38, 39). Por meio desse derramamento, a igreja recebeu poder para fazer por Cristo algo que nunca se tentara realizar antes: a pregação das boas-novas de salvação a todas as nações.
- 2 E, levantando Balaão os olhos, viu a Israel que se achava acampado segundo as suas tribos; e veio sobre ele o Espírito de Deus. Números 24:2 34 Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele. Juízes 6:34 13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá. 1 Samuel 16:13 2 O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua. 2 Samuel 23:2 20 E o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Jeoiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor, de modo que não possais prosperar? Porquanto abandonastes o Senhor, também ele vos abandonou. 2 Crônicas 24:20 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Salmos 51:11 16 Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito. Isaías 48:16 5 E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois eu conheço as coisas que vos entram na mente. Ezequiel 11:5 28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; 29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:28,29
Não se tratou de um mero “mover” do Espírito. Também não foi apenas o "fôlego” do Espírito. Os discípulos foram preenchidos pelo Espírito Santo, que tomou posse completa deles. A partir de então, a igreja passou a ser um instrumento do Espírito, Nada no registro posterior sugere que as pessoas que receberam o Espírito naquele dia memorável tenham perdido Seu poder depois. As gerações seguintes de cristãos, cada vez mais alheias à experiência do Pentecostes, passaram a ficar cada vez menos receptivas a esse dom divino, e o resultado foi a apostasia.
Passaram - (cba)
Atos 2:4
Este fato marca o início imediato do efeito da descida do Espírito sobre os discípulos. Não houve espera, nem. período de aprendizagem; eles “passaram a falar” imediatamente.
Outras línguas - (cba)
Atos 2:4
Ou, “línguas diferentes”, ou seja, línguas diferentes de sua língua materna. A palavra grega traduzida por “línguas” (glõssai) aqui e em Atos 2:11 se refere, primeiramente, ao órgão da fala, mas com frequência é usada para se referir ao idioma.
A habilidade de falar em línguas estrangeiras foi um dom concedido aos discípulos com o propósito especial de levar a mensagem do evangelho a todo o mundo. Peregrinos dos quatro cantos da Terra (ver com. de Atos 2:9-11) se reuniram em Jerusalém para a Festa de Pentecostes. Por serem judeus da diáspora, é possível que entendessem hebraico o suficiente para participar dos cultos no templo, mas não conseguissem lidar com o aramaico que os discípulos falavam no dia a dia. Por causa deles e por aqueles que receberiam a mensagem por seu intermédio, o Espírito Santo capacitou os discípulos a proclamar o evangelho com fluência na língua materna dos peregrinos. Foi um grande milagre, que cumpriu uma das últimas promessas de Jesus (ver com. de Marcos 16:17). O evento sobrenatural facilitou a ceifa de uma grande colheita naquele dia (Atos 2:41) e teve efeitos mais amplos nos anos seguintes (ver com. de Atos 10:45,46;1Co 14).
- 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. Atos 2:9-11 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16:17 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; Atos 2:41 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Atos 10:45,46
O registro não afirma que o dom de línguas foi permanente, mas é importante lembrar que o Espírito podia repetir quando desejasse aquilo que ja lora realizado uma vez (cí. A A, 40).
Segundo o Espírito - (cba)
Atos 2:4
Além de dar o dom de línguas aos discípulos, o Espírito também lhes concedeu a mensagem. Eles falaram sob orientação direta do Espírito.
Concedia - (cba)
Atos 2:4
A forma verbal grega sugere que “continuava a conceder”, no sentido de o Espírito conceder as palavras a cada um dos oradores à medida que surgia a necessidade. É possível que os discípulos tenham se dirigido a cada um dos diferentes grupos linguísticos e, depois, Pedro tenha proferido seu sermão para toda a multidão, resumindo a mensagem dos colegas (Atos 2:14-36).
Falassem - (cba)
Atos 2:4
Do gr. apophtheggomai, “anunciar”. Na LXX, esta palavra é usada para se referir à profecia (1 Crônicas 25:1; Ezequiel 13:19; Zacarias 10:2). Neste caso, é empregada para transmitir a ideia de um discurso claro, elevado e vigoroso, o qual levou à conversão de 3 mil pessoas em um só dia (sobre o Pentecostes e a “chuva temporã”, ver com. de Joel 2:23).
- 1 Também Davi juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedútum para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos. Este foi o número dos homens que fizeram a obra: segundo o seu serviço: 1 Crônicas 25:1 19 Vós me profanastes entre o meu povo por punhados de cevada, e por pedaços de pão, matando aqueles que não haviam de morrer, e guardando vivos aqueles que não haviam de viver, mentindo ao meu povo que escuta a mentira. Ezequiel 13:19 2 Pois os terafins falam vaidade, e os adivinhos vêem mentira e contam sonhos falsos; em vão procuram consolar; por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor. Zacarias 10:2 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. Joel 2:23
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Promessa de Cristo cumprida
Atos 2:1-4
Ver Atos 1:8,9; Efésios 4:8. A hora havia chegado. O Espírito estava esperando pela crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo. Por dez dias, os discípulos ofereceram suas petições para o derramamento do Espírito, e Cristo no céu acrescentou Sua intercessão. Esta foi a ocasião de Sua ascensão e inauguração, um jubileu no céu. Ele havia ascendido ao alto, levando cativo o cativeiro, e agora reivindicava o dom do Espírito, para que pudesse derramar sobre Seus discípulos ( The Watchman, 28 de novembro de 1905 ).
- 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:8,9 8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Efésios 4:8
O Reservatório de Poder do Céu não Trancado
Atos 2:1-4
Deus está disposto a nos dar uma bênção semelhante, quando a buscamos com igual fervor.
O Senhor não trancou o reservatório do céu depois de derramar Seu Espírito sobre os primeiros discípulos. Também podemos receber a plenitude de Sua bênção. O céu está cheio dos tesouros de Sua graça, e aqueles que vão a Deus com fé podem reivindicar tudo o que Ele prometeu. Se não temos Seu poder, é por causa de nossa letargia espiritual, nossa indiferença, nossa indolência. Vamos sair dessa formalidade e morte ( The Review and Herald, 4 de junho de 1889 ).
Pentecostes repetido com maior poder
Atos 2:1-4
Ver Oséias 6:3; Joel 2:23,28,29; Zacarias 10:1; Apocalipse 18:1. É com fervoroso desejo que aguardo o tempo em que ocorrerão os eventos do o dia de Pentecostes será repetido com ainda maior poder do que naquela ocasião. João diz: “Eu vi outro anjo descer do céu, com grande poder; e a terra foi iluminada com a sua glória. ” Então, como na época pentecostal, o povo ouvirá a verdade falada a eles, cada um em sua própria língua.
- 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. 28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; 29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:23,28,29 1 Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo, Zacarias 10:1 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1
Deus pode soprar nova vida em cada alma que deseja sinceramente servi-Lo, e pode tocar seus lábios com a brasa viva do altar e fazer com que se tornem eloqüentes com Seu louvor. Milhares de vozes serão imbuídas do poder de falar as maravilhosas verdades da Palavra de Deus. A língua gaguejante será liberada e os tímidos serão fortalecidos para prestar corajoso testemunho da verdade. Que o Senhor ajude Seu povo a limpar o templo da alma de toda contaminação e a manter uma conexão tão íntima com Ele para que possam ser participantes da chuva serôdia quando ela derramar ( The Review and Herald, 20 de julho de 1886 ) .
Uma colheita da semeadura de Cristo
Atos 2:1,2,3,4,14,41
Ver Efésios 4:30. Na obra que foi realizada no dia de Pentecostes, podemos ver o que pode ser feito pelo exercício da fé. Aqueles que creram em Cristo foram selados pelo Espírito Santo. Quando os discípulos estavam reunidos, “veio um som ... como de um vento forte e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E apareceram-lhes línguas divididas como de fogo, e pousou sobre cada um deles ”. E Pedro se levantou no meio deles e falou com grande poder. Entre aqueles que o ouviram estavam judeus devotos, que eram sinceros em sua crença. Mas o poder que acompanhou as palavras do orador os convenceu de que Cristo era de fato o Messias. Que obra poderosa foi realizada! Três mil foram convertidos em um dia.
A semente foi lançada pelo maior Mestre que o mundo já conheceu. Por três anos e meio, o Filho de Deus peregrinou na terra da Judéia, proclamando a mensagem do evangelho da verdade e operando com poderosos sinais e maravilhas. A semente havia sido lançada e, após Sua ascensão, ocorreu a grande colheita. Mais foram convertidos por um sermão no dia de Pentecostes do que durante todos os anos do ministério de Cristo. Deus trabalhará tão poderosamente quando os homens se entregarem ao controle do Espírito ( Manuscrito 85, 1903 ).
Segunda Edição dos Ensinamentos de Cristo
Atos 2:1-12
Ver Atos 4:13. Depois que os discípulos receberam o batismo do Espírito Santo, os sacerdotes e principais maravilharam-se com as palavras que proferiram, porque os conheciam como homens iletrados e ignorantes. Mas eles pegaramconhecimento deles que tinham estado com Jesus.
Seu ensino era uma segunda edição dos ensinamentos de Cristo, a expressão de verdades simples e grandiosas que lançavam luz em mentes obscurecidas e convertiam milhares em um dia. Os discípulos começaram a entender que Cristo era seu Advogado nas cortes celestiais e que Ele era glorificado. Eles podiam falar porque o Espírito Santo lhes deu expressão ( Manuscrito 32, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 2:1-4
Não podemos nos esquecer com que frequência, ainda que o mestre estivesse entre eles, houve discussões entre os discípulos sobre qual deles seria o maior, mas agora todas estas discórdias haviam terminado. Oravam juntos, mais do que antes. Se desejamos que o Espírito seja do alto derramado sobre nós, sejamos unânimes. Ponderemos as diferenças de sentimentos e interesses, como as que haviam entre os discípulos. Coloquemo-nos de acordo para amarmo-nos uns aos outros, porque onde os irmãos habitam em unidade, ali o Senhor ordena a sua bênção.
Um vento veemente e impetuoso chegou com muita força. Isto era para significar as influências e a obra poderosa do Espírito de Deus nas mentes dos homens, e por meio deles no mundo. Desta forma, as convicções do Espírito Santo dão lugar às suas consolações, e as fortes rajadas deste vento bendito preparam a alma para as suas brisas suaves e amáveis. Apareceu algo com aparência de chamas de fogo, que iluminou a cada um deles, segundo o que João Batista dizia de Cristo: Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. O Espírito, como fogo, derrete o coração, queima a escória, e acende afetos piedosos e devotos na alma, na qual, como o fogo do altar, são oferecidos sacrifícios espirituais. Foram cheios com o Espírito Santo, mais do que anteriormente. Foram cheios da graça do Espírito, e mais do que antes, foram colocados sob o seu poder santificador; mais separados deste mundo, e mais familiarizados com o outro. Foram ainda mais cheios com as consolações do Espírito, se regozijaram, mais que antes no amor de Cristo e na esperança do céu; e nisto todos os seus temores e pesares foram desfeitos.
Foram cheios dos dons do Espírito Santo; receberam poderes milagrosos para o avanço do Evangelho. Falaram, não de pensamentos ou meditações previas, mas como o Espírito lhes concedia que falassem.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 39

Vida e Ensinos, Pág. 78
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Atos 1:5 8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. Atos 4:8,31 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 8 Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Atos 6:3,5,8 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, Atos 7:55 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos 9:17 24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:24 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 52 Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:9,52 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; 41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Lucas 1:15,41,67 1 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, Lucas 4:1 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:26 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:22 13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Efésios 3:19 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5:18 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. Atos 2:11 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Atos 10:46 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:6 11 Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; Isaías 28:11 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16:17 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? 1 Coríntios 12:10,28-30 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:1,8 5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5 18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos. 21 Está escrito na lei: Por homens de outras línguas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo; e nem assim me ouvirão, diz o Senhor. 22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes. 23 Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? 29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. 1 Coríntios 14:18,21-23,29 11 Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Êxodo 4:11,12 25 Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. 26 Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial. 27 Correu, pois, um moço, etenho dado os levitas a Arão e a Eldade e Medade profetizaram no arraial. 28 Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho. 29 Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles! Números 11:25-29 10 Quando eles iam chegando ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou de Saul, e ele profetizou no meio deles. 1 Samuel 10:10 2 O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua. 2 Samuel 23:2 21 Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre. Isaías 59:21 7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. 8 Não temas diante deles; pois eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. 9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse- me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Jeremias 1:7-9 11 Pelo que estou cheio de furor do Senhor; estou cansado de o conter; derrama-o sobre os meninos pelas ruas, e sobre a assembléia dos jovens também; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho com o que está cheio de dias. Jeremias 6:11 11 E vai ter com os do cativeiro, com os filhos do teu povo, e lhes falarás, e tu dirás: Assim diz o Senhor Deus; quer ouçam quer deixem de ouvir. Ezequiel 3:11 8 Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado. Miquéias 3:8 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Mateus 10:19 12 Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer. Lucas 12:12 15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer. Lucas 21:15 26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. 30 Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam cosolados; 32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas; 1 Coríntios 14:26-32 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, Efésios 6:18 12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 1 Pedro 1:12 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:20 5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:5,8 17 Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Atos 8:17 15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. Atos 11:15