Comentário Bíblico
Adventista
Por que andais ansiosos [...]? - (cba)
Mateus 6:28
Comparar com Lucas 12:26,27. Cristo aponta para a terceira ilustração do cuidado do Pai com as criaturas de Sua mão.
Lírios - (cba)
Mateus 6:28
Do gr. krina. A identificação exata é incerta. Talvez Jesus tenha usado krina como um termo geral para flores do campo. Sugere-se que a referência seja à anémona multicolorida, uma flor comum, colorida e notável da Palestina.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O trabalho não pode duplicar a simplicidade
Mateus 6:28-29
Aqui ele mostra que, não obstante as pessoas labutarem com cansaço para se tornarem objetos de admiração, aquilo que elas valorizam tanto não se compara às flores do campo. Até mesmo essas flores simples, com o adorno de Deus, superariam em beleza o lindo traje de Salomão ( Manuscrito 153, 1903 ).
Uma ideia do respeito de Deus
Mateus 6:28-29
Se os lírios do campo são objetos sobre os quais o grande Artista Mestre dispensou cuidado, tornando-os tão belos que superam a glória de Salomão, o maior rei que já empunhou um cetro; se a erva do campo se transforma num belo tapete para a terra, podemos ter alguma ideia da consideração que Deus dá ao homem, que foi formado à sua imagem ( Carta 4, 1896 )?
Cada Flor Expressa Amor
Mateus 6:28-29
O grande Artista Mestre chama nossa atenção para as flores sem alma do campo, apontando os lindos matizes e a maravilhosa variedade de tons que uma flor pode possuir. Assim, Deus revelou Sua habilidade e cuidado. Assim, Ele mostraria o grande amor que Ele tem por cada ser humano.
Cada flor é uma expressão do amor de Deus ( Carta 24, 1899 ).
As flores do campo, em sua infinita variedade, estão sempre servindo para o deleite dos filhos dos homens. O próprio Deus nutre cada raiz, para que possa expressar Seu amor a todos os que forem abrandados e subjugados pelas obras de Suas mãos. Não precisamos de exibição artificial. O amor de Deus é representado pelas coisas belas de Sua criação. Essas coisas significam mais do que muitos supõem ( Carta 84, 1900 ).
Uma lição de fé
Mateus 6:28-30
Apesar de a maldição ter sido pronunciada sobre a terra de que ela produziria espinhos e abrolhos, há uma flor no cardo. O mundo não é todo sofrimento e miséria. O grande livro da natureza de Deus está aberto para estudarmos, e a partir dele devemos obter idéias mais exaltadas de Sua grandeza e amor e glória insuperáveis. Aquele que lançou os alicerces da terra, que guarneceu os céus e ordenou as estrelas em sua ordem, Ele que revestiu a terra com um tapete vivo e a embelezou com lindas flores de todas as tonalidades e variedades, deseja que Seus filhos apreciem Sua obras e deleite-se com a beleza simples e serena com que Ele adornou seu lar terrestre.
Cristo procurou desviar a atenção de Seus discípulos do artificial para o natural: “Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais, ó vós. de pouca fé? " Por que nosso Pai celestial não cobriu a terra de marrom ou cinza? Ele escolheu a cor que era mais repousante, a mais aceitável aos sentidos. Como alegra o coração e refresca o espírito cansado olhar para a Terra, vestida com suas vestes de verde vivo! Sem essa cobertura, o ar se encheria de poeira e a terra pareceria um deserto. Cada haste de grama, cada botão que se abre e cada flor que desabrocha é um símbolo do amor de Deus e deve nos ensinar uma lição de fé e confiança Nele. Cristo chama nossa atenção para sua beleza natural, e nos assegura que a mais linda vestimenta do maior rei que já empunhou um cetro terrestre não era igual àquela usada pela flor mais humilde. Você, que está suspirando pelo esplendor artificial que só a riqueza pode adquirir, por pinturas, móveis e roupas caras, ouça a voz do divino Mestre. Ele aponta para você a flor do campo, o desenho simples da qual não pode ser igualado pela habilidade humana (The Review and Herald, 27 de outubro de 1885 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 6:25-34
Dificilmente há um outro pecado contra o qual o nosso Senhor Jesus Cristo advirta mais seus discípulos do que as preocupações inquietantes, desconfiadas e que distraem a atenção pelas coisas desta vida. Às vezes isto serve como armadilha ao pobre, tanto como o amor à riqueza, no caso do rico. É nosso dever não nos preocuparmos demasiadamente com as coisas temporais, e não devemos levar a um extremo estas preocupações que são lícitas. Não andeis inquietos por vossa vida, nem pela extensão dela, mas dedicando-a a Deus para que a prolongue ou abrevie de acordo com a sua vontade. Nossos tempos estão em suas mãos, e estão em boas mãos. Não vos apegueis nem mesmo ao conforto desta vida; deixe que Deus a amargue ou a adoce segundo a sua vontade. Deus nos tem prometido a comida e as vestes, portanto podemos esperá-los.
Não penseis no amanhã, nos dias vindouros. Não vos inquieteis pelo futuro, como vivereis o próximo ano, ou a velhice, ou o que deixareis como herança. Assim como não devemos presumir de nós mesmos sobre o amanhã, assim também não devemos nos preocupar pelo amanhã ou por seus acontecimentos. Deus nos tem dado a vida, e nos tem dado o corpo. E o que não poderia fazer por nós aquEle que fez isto? Se nos preocupamos com nossas almas e com a eternidade, que são mais do que o corpo e esta vida, podemos deixá-las nas mãos de Deus, que nos proverá a comida e o vestido, que são menos importantes.
Consideremos isto como exortação a confiarmos em Deus. Devemos nos conformar com nosso património no mundo, assim como o fazemos com nossa estatura. Não podemos alterar as disposições da providência; portanto, devemos nos submeter e nos resignar a elas. o cuidado considerado por nossas almas é o melhor remédio para os cuidados que preocupam o mundo. Buscai primeiro o reino de Deus, e fazei da religião a vossa ocupação. Não digais que este é o modo de tornar-se faminto; esta é a maneira de estar bem abastecido, mesmo neste mundo.
A conclusão de todo o assunto é que a vontade e o mandamento do Senhor Jesus, é que através das orações diárias possamos obter forças para nos sustentarmos sob os nossos problemas cotidianos, e nos armarmos contra as tentações que os acompanham, e não deixarmos que nenhuma destas coisas nos comovam.
Bem-aventurados os que tomam o Senhor como seu Deus, e dão plena prova disto, confiando-se totalmente à sua sábia disposição. Que teu Espírito nos dê convicção do pecado na necessidade dessa disposição, e retire de nossos corações tudo aquilo que for mundano.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 289

Conselhos aos Professores, Pág. 179

Nos Lugares Celestiais, Pág. 115

Olhando para o Alto, Pág. 121

Olhando para o Alto, Pág. 177

Conselhos para a Igreja, Pág. 184

Nossa Alta Vocação, Pág. 251

Este Dia com Deus, Pág. 346

Exaltai-O, Pág. 69

Exaltai-O, Pág. 70

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 75
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? Mateus 6:25,31 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. Mateus 10:10 11 Respondia-lhes então: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo. Lucas 3:11 35 E perguntou-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada. 36 Disse-lhes pois: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a. Lucas 22:35,36 27 Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Lucas 12:27 27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:27,34 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; Lucas 10:41 11 Quando, pois, vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. 22 E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Lucas 12:11,22 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Filipenses 4:6 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 289

Conselhos aos Professores, Pág. 179

Nos Lugares Celestiais, Pág. 115

Olhando para o Alto, Pág. 121

Olhando para o Alto, Pág. 177

Conselhos para a Igreja, Pág. 184

Nossa Alta Vocação, Pág. 251

Este Dia com Deus, Pág. 346

Exaltai-O, Pág. 69

Exaltai-O, Pág. 70

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 75